Publicidade

Pela segunda vez nesta temporada o italiano Andrea Dovizioso (Ducati #4) vence na MotoGP. Desta vez foi no Grande Prêmio da Republica Checa, que aconteceu neste domingo (5/8) com seu companheiro de equipe, o espanhol Jorge Lorenzo (Ducati #99) em segundo e Marc Márquez (Honda #93) na terceira posição.

A dobradinha da Ducati foi intensamente comemorada nos boxes da equipe e particularmente por “Desmodovi”, que depois do anúncio da saída de Lorenzo para a Honda na próxima temporada, passou a trocar farpas com o companheiro de equipe. Com esta segunda vitória, Dovi iguala o companheiro e dá a resposta que a equipe precisava ver.

Dovizioso (#4) puxa o pelotão que liderou a MotoGP em Brno

Dovizioso (#4) puxa o pelotão que liderou a MotoGP em Brno

Dovizioso largou na pole-position, mas não conseguiu se manter em primeiro nas primeiras voltas. Um pelotão compacto e competitivo formado também por Valentino Rossi (Yamaha #46) e Cal Crutchlow (Honda #35) lutou praticamente toda a prova pelo primeiro posto. Nas últimas voltas teve início uma batalha emocionante entre Dovi, Márquez e Lorenzo, com várias tentativas de ultrapassagens de Lorenzo e também de Márquez, mas Dovizioso soube manter seu ritmo e cruzar a linha no final em primeiro.

Publicidade

Decepção para a Yamaha que segue sem vencer e, pior, viu seu piloto Maverick Viñales (Yamaha #25) cair logo na primeira volta. Para o campeonato não houve muitas mudanças e Marc Márquez segue na liderança folgada com 49 ponto a frente de Rossi. Esta segunda posição, aliás, deve ser o alvo de disputa, já que a distância de Rossi para o terceiro – Dovi –  é de 19 pontos.

Moto2: Vitória e liderança de Miguel Oliveira

O Português Miguel Oliveira (KTM #44) venceu a prova da Moto2 no GP da República Checa e alcançou a liderança do campeonato na categoria. Oliveira lutou bravamente com o italiano Luca Marini (Kalex #10) na última volta para chegar à sua segunda vitória este ano. Mas não foi fácil porque Oliveira largou na quarta posição e se manteve no primeiro pelotão durante toda a prova e frequentou a primeira posição várias vezes.

Miguel Oliveira (#44) na frente, mas nem sempre foi assim

Miguel Oliveira (#44) na frente, mas nem sempre foi assim

Luca Marini liderou a maior parte da corrida e o primeiro pelotão teve também Francesco Bagnaia (Kalex #42), Alex Márquez (Kalex #73), Lorenzo Baldassari (Kalex #7) e Xavi Vierge (Kalex #97). Marquez caiu quando era terceiro na corrida e abriu espaço para a liderança de Oliveira. Oliveira, Marini e Bagnaia formaram o pódio e no campeonato Oliveira lidera com 166 ponto, dois a frente de Bagnaia, com Marquez 41 pontos atrás. O brasileiro Eric Granado (Suter #51) largou na 34 posição e terminou a prova em 23º. 

Publicidade

Moto3: Di Giannantonio vence pela primeira vez

Como já é o costume, a corrida da Moto3 em Brno sobrou emoção e competitividade. A vitória foi de Fabio Di Giannantonio (Honda #21), que conquistou sua primeira vitória na competição após uma grande luta. “Digia”, companheiro de Jorge Martín, ausente desta corrida após queda nos treinos, conseguiu chegar à frente de Aron Canet (Honda #44), com Jakub Kornfeil (KTM #84) na terceira posição.

Di Giannantonio (#21) disputa com o piloto da casa, Kornfeil (#84) a ponta na disputadíssima corrida da Moto3

Di Giannantonio (#21) disputa com o piloto da casa, Kornfeil (#84) a ponta na disputadíssima corrida da Moto3

Kornfeil que correu em casa animou a corrida após largar na pole-position e conseguir abrir bom espaço na liderança, mas não conseguindo sustentar. Completaram e se destacaram nesta briga o italiano Enea Bastianini (Honda #33) e o argentino Gabriel Rodrigo (KTM #19), quarto e quinto colocados respectivamente. Na disputa pela liderança do campeonato a briga é intensa, com Marco Bezzecchi em 1º com 133 pontos, Jorge Martín em segundo com 130, seguidos de Di Giannantonio com 116, Canet com 112 e Bastianini com 97 pontos. A próxima etapa da MotoGP acontece já na próxima semana na Austria.
Separador_MotoGP
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.