Publicidade
Foto: Moto com motor de aviÆo

Foto: Moto com motor de aviÆo

Algu‚m sabe me dizer que motor mais doido ‚ esse? Ser  artesanal?.
Marco Nishimura, do JapÆo!
Trata-se de um velho motor de aviÆo a h‚lice. Os motores de aviÆo eram “rotativos”, mas nÆo como os modernos Wankel, e sim porque os cilindros ficavam posicionados em forma de um c¡rculo, ou margarida. O mais interessante ‚ que o ponto de igni‡Æo do motor precisava ser bem sincronizado com a metralhadora para que as balas nÆo partissem as p s das h‚lices. Uma das f bricas que mudou esse tipo de motor foi a BMW, que criou um motor de cilindros opostos horizontais, chamado boxer, que seria usado depois na primeira moto da marca.

Sundown
Fala Tite, chegou a hora de te deixar nervoso. hehe. Seguinte: Achei muito linda a STX200 Motard, principalmente a suspen‡Æo dian, notei tambem q o curso dela ‚ de 190 mm, o mesmo da falcon, sera q ‚ possivel fazer uma adapta‡Æo dessa suspensÆo na falcon? Aproposito, quando sai do teste das Sundows 200s?
Juarez – Divinopolis, MG
Jujubas, e vc trocaria uma suspensÆo Showa por uma de marca desconhecida s¢ porque ‚ “mais bonita”? Conseguiu me deixar nervoso, seu mala!

Foto: Sundown STX … venda

Foto: Sundown STX … venda

Publicidade
Copa Hornet
Fala Tite! Ouvi dizer que haver  a Copa Hornet, organizada e patrocinada pela pr¢pria HONDA, onde os motores seriam fornecidos lacrados para as equipes, uma vez que s¢ poder  ser alterado carbura‡Æo e rela‡Æo. At‚ os pneus seriam padronizados, possivelmente PIRELLI. Consulta sua bola de cristal ai Tite e diz pra n¢s se estas informa‡äes conferem ou ‚ s¢ boatos.
GABRIEL – NOVO HAMBURGO – RS
Sim, haver  a copa, com pneus Pirelli, mas esse papo de motor lacrado nÆo foi confirmado. NÆo haver  mais a categoria 125, o que julgo um tremendo erro. No lugar ser  criada a categoria 250 Junior, para pilotos com menos de 18 anos. Tamb‚m a categoria Supersport caiu fora e ficou s¢ a Superbike.

Contra-ester‡o
Grande Tite, legal a montagem na foto da Xt600 (hehehe), queria ver essa posi‡Æo de l¢tus perneta nos dias de hoje. Bem, parabˆns pelo livro, muito bem escrito – nÆo poderia ser diferente – e cheio de causos cabeludos. Olha, agora entendo porque comenta que nÆo tem como ensinar a fazer curva por escrito; inciei a t‚cnica do contra-ester‡o essa semana e at‚ pegar o ponto do empurrÆo no guidÆo alternado com a pressÆo de fora nas pedaleiras para mais atrito no meio da curva ainda vai levar um tempo. A entrada de curva vem mais r pido desse modo, mas tˆm vari veis que ainda tenho que me acostumar: raio da curva, velocidade, tangˆncia, pressÆo nas pedaleiras, etc, e isso que falo de uma pequena utilit ria e nÆo de uma esportiva, o neg¢cio ‚ treinar com responsabilidade para fazer as curvas de forma mais fluida. Publica o teste da xt600 ora! todo mundo espera.
Gustavo – Bento Gon‡alves
Publico se eu quiser, t ! E continue treinando que vc consegue acertar o timming para inclinar e contra-ester‡ar ao mesmo tempo.

Avg s
Gostaria de saber se pode usar gasolina de avia‡Æo na motocicleta, ou misturar a de avia‡Æo com a comum do posto de gasolina? Cromar ou niquelar aro ou os raios, enfraquece a Lƒmina ou os raios?
Helder – Manaus
O problema ‚ que a gasolina de aviÆo nÆo tem  lcool, mas tem chumbo tetraetilico. O uso ‚ proibido em ve¡culos terrestres. Al‚m disso, em motos tropicalizadas a taxa de compressÆo ‚ baixa para aproveitar essa gasolina. Sobre os raios eu nÆo sei, mas pergunte aos caras no f¢rum Motonline que tem gente l  que j  fez isso.

Usada
Grande Tite, tenho duas perguntas para serem feitas: 1 Aquele macacÆo amarelo que vocˆ fez praticamente todos os testes nos anos 70 ainda existe? 2 Quando vocˆ aconselha em pegar uma 500cc usada ao inv‚s de uma 250 zero isso valeria para quem quer pegar uma 125 zera pegar uma 250 usada?
Pierre – Crici£ma SC
Infelizmente aquele macacÆo desmanchou. Sim, a recomenda‡Æo de comprar uma moto maior usada ao inv‚s de uma nova menor vale para qualquer cilindrada.

Publicidade

Buraco
Gostaria de dizer que a moto da foto do romeno que esta com a frente enfiada no buraco ‚ uma maguinifica, competente, robusta e confi vel SUZUKI DR 650rse no qual sou propetario de uma. Abra‡o;parabˆns pelo site e pelo livro.
Carlos – Araraquara S.P
Hehehe, acertou, mas a minha ‚ melhor, t !  a DR 650 ano 2000 novinha!

Caixinha
Tite, comecei a acessar o site h  poucos meses, e j  virou p gina inicial; Ganhei o livro no natal,e j  elegi a melhor cr“nica: A dos nomes dos tombos… rachei de rir! Minha pergunta ‚ sobre uma caixinha preta que tenho visto nas CGs, principalmente na FAN; ela fica embaixo do tanque, na frente da torneirinha, do mesmo lado desta ultima. Vc sabe o que ‚? algumas tˆm, outras nÆo tˆm. Tem algo a ve com moto a  lcool? procurei no FAQ, mas n encontrei nada a respeito.
Nenˆ – Campinas – SP
Parece que ‚ algum elemento para redu‡Æo de emissÆo de poluentes, mas nÆo fui olhar de perto. Pergunte aos motonliners pelo f¢rum Motonline que l  algu‚m sabe!

Bang-bang
Caro tite, fiquei muito sentido pelo que aconteceu com o william, me imaginei na situa‡Æo em que ele se encontra e que por coincidˆncia possuo a mesma moto e a pago todo mˆs com muito esfor‡o, depois deste relato tive mais certeza ainda do que eu estava com d£vida, s¢ h  um jeito de acabar com isso j  que nÆo temos nossos direitos, ‚ fazer a nossa pr¢pria seguran‡a! j  aviso aos bandidos de plantÆo que ao vir buscar meu investimento terÆo que enfrentar tamb‚m uma pistola 380, e eu num to nem pra o que vai acontecer, gostaria de mais pessoas que como eu possuem porte de arma e podem utiliz -la, comecem a “reagir” contra esse tipo de roubo, pra come‡ar a fazer o bandido “pensar” antes de roubar! Desculpe o desabafo mas ‚ isso que eu vou fazer!!!
Michel – Limeira – SP
Se a moda pega vai faltar bala no mercado! Michel, sugiro meios menos violentos e mais diplom ticos. O Estado deveria ressarcir todos os impostos de ve¡culos furtados. Imagine se vc acabou de pagar o IPVA … vista e te roubam a moto! O Estado deveria devolver esse valor proporcional, afinal esse imposto chama-se Imposto sobre PROPRIEDADE de Ve¡culo Automotor. Se vc nÆo ‚ mais propriet rio da moto nÆo faz sentido que o imposto continue alimentando o Estado. Afinal, esse imposto, entre outras coisas, deveria servir para pagar a sua seguran‡a. Tamb‚m deveriam devolver os impostos pagos no ato da compra de um ve¡culo em caso de roubo. Prefiro alimentar essa campanha a sair dando tiro, at‚ porque meu rifle ‚ meio indiscreto e dif¡cil de levar na moto.

MacacÆo
Tite “Ranzinza” Simäes. Trˆs coisas. Seu editorial sobre o roubo da moto de um parceiro est  muito bom. Estou encaminhando agora mesmo para uma lista de amigos e para uma lista de deputados para se mobilizarem um pouco e deixarem de serem tÆo “broxas” quanto ao brasil. Outra ‚ essa foto em cima da tener‚. Ficou bem gay hein. A £ltima ‚ esse seu macacÆo de teste. Tem ele ainda? Putz, ‚ muito feio. Abra‡Æo e quando sobrar uma graninha prometo que compro teu livro. Os gibis de casa estÆo acabando 😛
Fabricio – Cascavel, PR
Isso que d  fazer site, sou obrigado a agentar cada um! Maleta, o macacÆo se desfez depois de tantos tombos! P“, pede uma mesada maior e encomenda o livro!

Publicidade