Foto: Yamaha do Brasil

Nova Yamaha Neo CVT 2008 tem design mais esportivo

Foto: Yamaha do Brasil

Foto: Yamaha do Brasil

A Yamaha Neo CVT, evolu‡Æo do modelo anterior, chega ao mercado para refor‡ar uma coluna do setor de duas rodas em crescimento com praticidade, estilo, conforto e seguran‡a. Ela mostra uma mistura de um produto moderno com a esportividade natural das motos Yamaha.
A nova gera‡Æo da Yamaha Neo CVT chega remodelada e com linhas e grafismo totalmente novos. Na dianteira nota-se que a aud cia e a inova‡Æo estÆo presentes no projeto com o conjunto ¢ptico que remete ao mesmo estilo aplicado no desenho da Yamaha YZF-R1. Com lentes lisas de policarbonato, a luminosidade ‚ mais eficiente gra‡as ao multirefletor e …s duas lƒmpadas hal¢genas e duas convencionais que acendem tanto com o farol baixo, quanto alto. O kit visibilidade dianteira se completa com as luzes indicativas de dire‡Æo, embutidas nas extremidades das lentes dianteiras.

Assim como todo o conjunto de ilumina‡Æo, o painel de instrumentos oferece todas as informa‡äes bem a vista com veloc¡metro, hod“metro total, marcador do n¡vel de combust¡vel, luzes espia de indicadores de dire‡Æo e farol alto.

A Yamaha Neo CVT permite ao usu rio rodar totalmente sentado, pensando nesse detalhe, os projetistas da Yamaha aumentaram o conforto do assento para essa nova gera‡Æo. No anteparo frontal da nova Neo agora foram adotados dois portas-objeto. Al‚m de oferecer duas maneiras c“modas para transportar pequenos objetos, h  tamb‚m a disposi‡Æo um gancho na coluna central com capacidade para at‚ um quilo.

Foto: Yamaha do Brasil

Foto: Yamaha do Brasil

Quando a Yamaha Neo CVT ‚ vista de perfil, o p ra-lama continua colado ao pneu e os defletores junto …s bengalas da suspensÆo, mas agora as laterais passam um visual de uma estrutura perimetral. Essas caracter¡sticas transmitem ao modelo o mesmo estilo arrojado presente nos modelos esportivos da Yamaha.

A seguran‡a e o conforto ficam garantidos com o envolvente escudo frontal que acompanha o mesmo desenho dos far¢is triangulares, uma forma de combinar as linhas retas aplicadas ao modelo. J , pr¢ximo ao apoio dos p‚s a prote‡Æo fica ressaltada com a cor prata. Al‚m da tonalidade, a pe‡a de prote‡Æo traz um formato aerodinƒmico e ao mesmo tempo hi-tech, diferenciando a parte central do restante do modelo. O refor‡o deste detalhe ‚ impresso e continuado com a estrutura da nova pedaleira para a garupa, melhor posicionada e com o mesmo recurso de acabamento aplicado na  rea central.

Sob o assento, um dos grandes diferenciais da Yamaha Neo CVT ‚ o compartimento com capacidade de 17 litros. A abertura continua sendo por meio da chave no contato.

O chassi do tipo Underbrne, as rodas com dimensäes pr¢ximas …s de motocicletas, o conforto de um ve¡culo estradeiro e transmissÆo totalmente autom tica, como nos scooters, fazem da Neo CVT uma das op‡äes mais vers teis do segmento.

Por‚m, essa combina‡Æo s¢ ‚ poss¡vel gra‡as ao projeto Yamaha do chassi underbone formado por a‡o tubular. Ele foi elaborado para atingir preceitos como: grande resistˆncia, leveza e baixo centro de gravidade, situado mais … frente. Essa estrutura, combinada com as rodas de liga de 16 polegadas com cinco raios, gera maior rigidez ao conjunto, assim como oferece uma melhor cicl¡stica.

O conforto e a seguran‡a de todo o motociclo pode ser notado com os pneus voltados para o asfalto de 70/90 na dianteira e 80/90 na roda traseira. Para parar, a Yamaha Neo CVT conta com freio a disco com 220 mm de diƒmetro, com pin‡a com pistäes duplos, e tambor de 130 mm de diƒmetro com sapatas auto-ajust veis na parte traseira.

Com entreeixos de 1.280 mm, a estabilidade e a dirigibilidade da Yamaha ‚ garantida, chegando at‚ causar rea‡äes acima das expectativas. O resultado positivo deste item tamb‚m pode ser atribu¡do ao ƒngulo de c ster de 25§ e ao trail de 112 mm. Estes dois n£meros tˆm como conseqˆncia uma f cil maneabilidade e seguran‡a.

A suspensÆo dianteira agora ‚ composta por um garfo telesc¢pico com 90 mm de curso, na traseira, a Yamaha Neo CVT conta com bra‡o oscilante composto por dois amortecedores de 75 mm de curso – antes 55 mm. Os amortecedores traseiros al‚m de recalibrados com o objetivo de oferecer maior rigidez e conforto ganharam em cuso.

Com as atualiza‡äes da suspensÆo, a nova Yamaha Neo CVT ficou com a altura do assento em rela‡Æo ao solo um pouco maior, se comparado com a versÆo anterior, de 765 mm para 770 mm, ao mesmo tempo a nova gera‡Æo ficou mais pr¢xima ao solo, com um vÆo livre de 117 mm.

A nova Yamaha Neo CVT ‚ o £nico modelo do segmento, com rodas altas de 16 polegadas, que basta acelerar e frear, gra‡as a transmissÆo totalmente autom tica do tipo CVT (TransmissÆo Vari vel Cont¡nua). Ela funciona por interm‚dio de uma correia em “V” de longa vida que proporciona uma combina‡Æo de rela‡äes perfeitas tornando a rodagem mais confort vel e agrad vel, sem trancos, ru¡dos e sujeira.

Para uma combina‡Æo sem igual de desempenho e eficiˆncia ao rodar e equil¡brio com o meio-ambiente, a Yamaha Neo CVT tem um motor monocil¡ndrico de quatro tempos e 114cc, OHC (Over Head Camshaft) de arrefecimento for‡ado a ar, que desenvolve 8,4 cv a 8.000 rpm e 0,78 kgf.m de torque a 7.000 rpm, al‚m de Sistema de Indu‡Æo de Ar e catalisador.

A alimenta‡Æo ‚ feita por carburador BS 25 Mikuni com afogador eletr“nico. Os principais m‚ritos desse motor estÆo no torque dispon¡vel a baixas e m‚dias velocidades, que se traduz por acelera‡äes crescentes e constantes.

Com um tanque de combust¡vel com capacidade para 4,8 litros, a Yamaha Neo CVT tem autonomia de mais de 150 km. O bom desempenho aliado ao consumo favor vel ‚ privilegiado com o peso a seco de 103 kg. Com isso, a rela‡Æo peso/potˆncia do modelo da Yamaha fica em 12,4 kg/cv.

A Neo CVT chega agora com: visual inovador e moderno, afogador autom tico, amortecedores mais robustos e grafismo diferenciado. Uma boa op‡Æo para quem pretende ingressar no mundo das duas rodas, ou para deslocamentos urbanos com prote‡Æo pessoal e das intemp‚ries do tempo gra‡as ao escudo frontal, sem abrir mÆo do conforto, seguran‡a, economia e durabilidade.

A nova Neo CVT estar  dispon¡vel a partir de junho em toda Rede Autorizada Yamaha, com 450 concession rios em todo Pa¡s ao pre‡o p£blico sugerido de R$ 6.087,00 e um ano de garantia da Yamaha, sem limite de quilometragem. Dispon¡vel nas cores: preta, prata e azul.

Caracter¡sticas:
novo design esportivo e inovador (nova carenagem, novo farol)
nova lanterna traseira, com lentes transparentes
novo painel de instrumentos, mais moderno e atraente
porta objetos (dois)
motor com funcionamento mais suave e respostas mais r pidas
afogador eletr“nico (partidas muito mais f ceis)
novo coletor
nova suspensÆo traseira, de maior curso
posi‡Æo de pilotagem mais elevada
novo assento redesenhado, para maior conforto
estribos dianteiros maiores
mais conforto para o garupa, com pedaleiras e barra de apoio redesenhados

* Texto e informa‡äes de responsabilidade da Yamaha Motor do Brasil