Publicidade

O piloto Jean Azevedo pode conquistar por antecipa‡Æo o t¡tulo brasileiro de Rally Cross Country no pr¢ximo final de semana durante o Baja do Caf‚, em SÆo Pedro (SP).

Vivendo a melhor fase de sua carreira, o piloto da equipe Petrobras Lubrax venceu as trˆs provas v lidas pelo campeonato nacional de 2005 – foi o primeiro no Rally do Petr¢leo, no Rally dos Sertäes e no Baja das Montanhas. Na classifica‡Æo geral, Jean acumula 100 pontos e ‚ seguido por Fl vio de Carvalho, com 89, e por Rodolpho Matheis, com 79. Em sua categoria, a Super Production, a situa‡Æo ‚ at‚ mais confort vel: Jean est  36 pontos a frente do segundo colocado, Ludovic Boinnard.

Para erguer o trof‚u pela quinta vez, o piloto e sua KTM precisam somar 15 pontos a mais do que Carvalho. “Vai ser dif¡cil, mas quero o t¡tulo j  neste final de semana para poder me concentrar no Dakar 2006”, diz Jean. A prova final do Campeonato Brasileiro acontece em dezembro, apenas trˆs semanas antes do embarque do piloto para Lisboa, local da largada do rali africano. “Seria interessante poder me poupar na £ltima prova.”

O Baja do Caf‚, pen£ltima prova do campeonato, ter  um total de 250 quil“metros, sendo 180 de especiais. Este trecho cronometrado ser  dividido em duas partes. A primeira, com 100 km, apresentar  trechos de serra, com trial, pedras e lama vermelha. A outra, com duas voltas de 40 km, ser  sobre terreno arenoso. “Esta variedade torna a prova mais dif¡cil e exigente”, diz Jean, que este ano tornou-se o primeiro brasileiro a vencer uma etapa entre as motos no Dakar. “Por ser uma prova curta, nÆo h  margem para erro”, conclui.

Publicidade

Entre os caminhäes, o t¡tulo est  muito pr¢ximo da fam¡lia Salvini: Carlos, o pai, e Guido, o filho, precisam somar apenas um ponto aos 105 j  conquistados para vencer o campeonato brasileiro e confirmar o bicampeonato. A bordo do Mercedes-Benz 1728 Flex Truck, a dupla da equipe Petrobras Lubrax, formada pelo piloto Andr‚ Azevedo e pelo navegador Maykel Vilarta, pretende garantir o vice-campeonato e aproveitar para aumentar o entrosamento. “J  fizemos cinco provas juntos e vencemos trˆs”, diz Andr‚. Os dois seguem dia 25 de dezembro para o Dakar.

Nos carros, a briga segue apertada entre trˆs duplas. Os vencedores do Rally dos Sertäes Edu Piano e Rog‚rio Almeida tˆm 73 pontos. Reinaldo Varela e Bruno Mega vˆm em seguida, com 72. A outra dupla ainda no p reo ‚ formada por Guilherme Spinelli e Marcelo V¡volo, com 67. Uma combina‡Æo de resultados pode garantir o t¡tulo brasileiro a uma das trˆs equipes neste final de semana. Com 54 pontos, Klever Kolberg e Eduardo Bampi, no comando da Mitsubishi L200 Evolution, ainda tˆm chances matem ticas de chegar ao t¡tulo, mas querem usar a prova de SÆo Pedro para subir na tabela e trabalhar o entrosamento.

A programa‡Æo do Baja Caf‚ come‡a no s bado, com a vistoria t‚cnicas, Pr¢logo/Super Prime e Briefing no Villa Vitta Hotel Spa & Convention, localizado no km 112 da Rodovia SP 191, local onde ficar  toda a estrutura da prova. A expectativa de Dyon¡sio Malheiro, diretor da Adventure Eventos, organizadora da prova, ‚ reunir cerca de 50 inscritos, divididos pelas categorias Carros, Caminhäes, Motos e Quadriciclos.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Mercedes-Benz Caminhäes, Mercedes Seguros, Controlsat Rastreamento de Frotas, Eurofarma, Planac Inform tica, TAM Viagens, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco Am‚rica Latina, Artfix, ZF do Brasil, Behr, RF COM, BorgWarner Turbo Systems, Sadia e Dakar Promo‡äes.

Publicidade