Publicidade

Potência mínima para pegar rodovia, Ceci Jovam Guarda, Errando a curva e qual a solução? , Projeto de lei para criar arena de esporte motorizados?

Gostaria de saber qual a potencia minima permitida para motos/Scooters rodarem nas estradas. Estou pretendendo comprar uma Biz ou Scooter da Honda,ou tbem outro scooter de menor potencia. Vcs poderiam ajudar-me. Grato Genézio(49) São Paulo – SP

R: Genézio já tratei desse assunto aqui na carta dos leitores: http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=12433&categoria=7&show=1 e há um texto sobre a proibição das 125 e 150cc de trafegarem em rodovias, que recomendo sua leitura, link abaixo.

Faz tempo que estou procurando alguem que conheça o refrigerante Ceci Jovem Guarda, dos anos 60. Encontrei aqui alguem falando do tal refrigerante e por isso estou enviando meu abraço. grato, Nélio(61) São Paulo – SP.

Publicidade

R: Nélio anotado, mas isso não é da minha época, nasci bem depois! Isso é assunto para JT e Bitenca.

Olá, Gostaria de saber em caso de não ter feito corretamente uma curva a direita por exemplo e a moto ter invadido a pista contraria a esquerda, e tiver algum veiculo vindo ao contrario, o que eu deveria tentar primeiro? frear? qual freio? puxar rapido o guidom para a direita com a posibilidade dela empenar para a esquerda, ou virar para esquerda fazendo ela deitar? considerando estar sem garupa numa velicidade maior que a curva permite e asfalto seco. sei o ideal seria andar mais devagar e ser prudente ao fazer curva, mas digo em uma situação de emergencia. Grato. Ivã Martins (27) Canoas – RS

R: Ivã em primeiro lugar, como você mesmo isse, deveria andar mais devagar e evitar ao máximo uma situação dessas. Há o famoso vídeo no Youtube, onde um pai de família bate de frente com caminhão com sua Hornet, com morte instantânea.

É complicado responder teoricamente a dinâmica de uma curva errada. Uma coisa é certa, jamais, numa curva acione o freio dianteiro. Há uma série de questões que podem determinar a sua conduta, em usar o freio traseiro e deitar mais a moto, trazendo-a para trajetória da curva ou voltar para a sua faixa ou levantar a moto e sair para o acostamento do lado esquerdo, no caso. Tudo não passa de mera vagação.

Publicidade

Apesar de você estar longe de São Paulo, recomendo um curso de pilotagem, speedmaster.com.br o TITE na dinâmica do curso, dentro de uma pista controlada pode lhe ensinar, na prática, o que seria recomendável fazer ou não fazer. Recomendo o curso e faça esse investimento. E aproveite para pegar muita estrada.

Olá, galera gostaria e saber se esxite algum projeto de lei que cria arenas de de esportes mororizados. aguardo contato. Marcos dos Anjos(26) Aracajú – SE

R: Marcos que eu saiba não há qualquer projeto. Os projetos em andamento visam, apenas, dificultar a vida do motociclista, já que não temos políticos que fazem uso da motocicleta.

Grande abraço e não esqueçam: não há razão quando se ganha uma lesão. Pilote equipado e defensivamente.

Publicidade