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A forma ideal de fazer uma curva de moto é uma ciência simples, mas há vários fatores envolvidos. A baixa aderência, a trajetória correta, o ponto correto de frenagem, o nível de inclinação e outras coisas podem dificultar um pouco a prática. E por isso, alguns países estudam dar uma ‘ajudinha’ aos motociclistas menos experientes.

 

Estradas com marcação para fazer curva de moto

Alguns países da Europa, como Áustria, Luxemburgo e Alemanha, tiveram a iniciativa de adicionar linhas de marcação no asfalto para determinar o espaço limite da curva. Assim como nas competições de motovelocidade existem as famosas “zebras” nos contornos da curva, a ideia é trazer isso para as ruas.

Na teoria é fácil, mas muitos condutores têm dificuldades para fazerem curvas de moto. Por isso, alguns países estão criando marcações na pista, mostrando o ponto correto da frenagem, inclinação e outras informações

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A princípio, esses países acreditam que com essa limitação de pista “desenhada” no asfalto, o motociclista ganha uma noção maior de como fazer o traçado da curva. Outro fator positivo é que a própria marcação de pista já chama a atenção do piloto, fazendo com que ele saia do “modo automático” e preste mais atenção a essa parte da pista.

Experimentos deram certo

O primeiro experimento ocorreu na Áustria, quando duas estradas  (Grossglockner, 14 na Estíria e 19 no Tirol) receberam marcações coloridas, indicando o ponto exato de entrada e saída da curva. Dessa forma, o motociclista já tinha uma noção do grau e também da velocidade com que deveria percorrer esse trajeto.

Desde a implantação em 2016, os acidentes graves caíram drasticamente, principalmente entre os motociclistas. De 2019 para cá, as autoridades registraram redução de 80% no número de acidentes nesses locais. O melhor disso é o custo, já que essas demarcações de asfalto custaram cerca de 1.000 euros (R$ 5.300), dentre materiais e mão de obra.

Marcação de pista somente à esquerda?

Um detalhe curioso desse experimento é que foram implantados apenas em curvas para a esquerda. Isso porque, segundo os estudos dos pesquisadores, a orientação dos pilotos é mais complicada em curvas para a esquerda do que para a direita. A princípio, pelo fato de boa parte da população ser destra, acaba tendo mais habilidade e noção de orientação à direita. De modo que, a maior parte dos acidentes com motos surgem em curvas pela esquerda, segundo esses especialistas.

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curva de moto com sinalização

Marcações na pista ajudaram a fazer as curvas de moto e reduziram acidentes na Áustria

Curva de moto sem derrapar

Além disso, essas marcações de pista são feitas com plástico antiderrapante, para além de determinar esse limite de pista também auxiliam na aderência. O experimento mais recente ocorreu na Alemanha, mais precisamente no distrito de Düren, a 600 km de Berlim. Os especialistas escolheram um trecho de pista onde ocorreram cerca de 34 acidentes entre 2021 e 2022, sendo 28 com motociclistas. A chamada “estrada panorâmica” entrou em vigor no dia 17 de maio.

Marcação de pista na Alemanha, curva de moto

Inauguração da via sinalizada em curvas na Alemanha

Agora, o experimento irá durar um ano e ao final desse prazo servirá de comparação com os anos anteriores para saber se a medida realmente ajudou a reduzir os acidentes. Se surtir efeito, a tendência é que essa medida se espalhe por mais pistas e locais da Europa e no futuro para outros países.

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Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.