Entrada Planta Kostal Manaus

Kostal estabelece fábrica no Polo Industrial de Manaus – PIM

Waldemar Schneider, presidente da Kostal: mais competitividade

Andreas Kostal, presidente do grupo Kostal: mais competitividade

As operações na nova subsidiária da Kostal em Manaus (AM) já foram iniciadas com 90 postos de trabalho e estima-se que até o final do ano, será 150 o número de empregos diretos. O presidente da empresa no país, Waldemar Schneider, informou que um dos principais motivos da vinda da Kostal para o Estado foi a busca por menor custo logístico em relação à São Paulo, onde estavam localizadas as duas etapas de produção. “Com a etapa de montagem instalada aqui, reduzimos o nosso custo logístico e aumentamos a competitividade para o produto nacional”. Schneider concluiu informando que o restante das linhas de montagem chegará a Manaus até 2012, gerando mais 60 empregos diretos.

A escolha do local de instalação de sua terceira planta no país deveu-se ao atendimento  para os fabricantes Honda e Yamaha. Para o diretor sênior de Compras e Relações Institucionais da Honda, Paulo Takeuchi, a competitividade é a principal vantagem da chegada de novas empresas. “Quando o assunto é esse, o país tem um longo desafio pela frente, por isso, todas as empresas que vierem para cá estarão contribuindo significativamente para conquistarmos mais espaço frente aos importados”, destacou.

A subsidiária brasileira é responsável por 10% do faturamento Global da Kostal, sendo o terceiro mercado da companhia, atrás apenas da Alemanha (30%) e China (15%). E a expectativa é de crescer  acima do mercado nos próximos 5 anos.

Com 99 anos de tradição, a Kostal é uma multinacional alemã, consagrada na indústria de componentes elétricos (eletrônicos eletromecânicos e mecatrônicas).  Atualmente possui 35 unidades em 17 países de quatro continentes. No Brasil desde 1978, possui duas unidades no estado de São Paulo: São Bernardo do Campo e Cravinhos que empregam juntas cerca de 1,5 mil funcionários e uma em Manaus (AM) onde emprega 90 pessoas.