Publicidade

O mercado de motos elétricas segue em franca expansão, especialmente no exterior. E é da Ásia que vem a mais nova notícia de investimentos no segmento. Nada menos de 1 bilhão de dólares, quase R$ 5 bilhões, destinados para a criação de uma nova fábrica. Com essa cifra, a unidade só poderia ser da Yadea.

 

Nova fábrica de motos elétricas

A Yadea uma gigantesca fabricante de motos que já é considerada uma das maiores marcas do mundo, mesmo focando apenas em elétricas. Atualmente, ela possui seis unidades produtivas na China e uma no Vietnã, com potencial par produzir até 12 milhões de unidades anualmente.

yadea é a gigante das motos elétricas

Maior fabricante de motos elétricas do mundo, Yadea quer investir 1 bilhão de dólares em nova fábrica nas Filipinas

Publicidade

Já a nova fábrica deve ser construída nas Filipinas, com o objetivo de atender a demanda local (que emplaca cerca de 950 mil motos/ano) e também exportações. Inclusive, a planta pode ser focada na produção de baterias, com possibilidade de criar mais de 5 milhões de unidades/ano.

Segundo a Reuters, a Yadea já manifestou seu interesse de investimento ao governo filipino. A princípio, a unidade será instalada em Batengas, cidade litorânea a 100 km da capital Manila.

Veja também:

 

Publicidade

Quem é a Yadea

Criada em 2001, a chinesa Yadea é a líder mundial na produção de veículos elétricos de duas rodas há mais de 15 anos. Atualmente, orgulha-se de ser a fabricante com maior capacidade produtiva e vem emplacando cerca de 6 milhões de unidades/ano. Para comparação, números comparáveis (e até maiores) que marcas gigantes como Hero e Yamaha.

Yadea-Keenness-VFD-768x512

Com números de produção abaixo apenas da Honda, marca está presente em mais de 90 países. Brasil, porém, ainda não está na lista

Atualmente, oferece seus produtos em mais de 90 países, com forte atuação na Ásia e Europa. Na América do Sul, está presente em países como Argentina, Colômbia e Bolívia, mas ainda não veio oficialmente ao Brasil. Curiosamente, foi uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo de Futebol do ano passado. Além de motos elétricas, desenvolve e fabrica scooters, patinentes, bicicletas e outras soluções de mobilidade.

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza