Os planos de uma nova fábrica da Bajaj no Brasil foram confirmados nesta semana. A notícia surge menos de um ano após o início da venda das motos da marca indiana no mercado nacional. Agora fica a pergunta: a nova rival pretende desbancar a Honda e Yamaha?
Fábrica da Bajaj no Brasil
A Bajaj está se preparando para estabelecer a sua primeira fábrica no exterior, no Brasil. Segundo o diretor executivo, Rakesh Sharma, a presença local no país vai ajudar a marca a obter percepções sobre desenvolvimento de produtos e atenção ao cliente.

Conforme o executivo, a capacidade inicial da planta proposta no Brasil – que provavelmente será na Zona Franca de Manaus – será de 20.000 unidades por mês. E a unidade deve iniciar a produção nos próximos 12 meses.
Além dos modelos de motos da Bajaj, a instalação proposta no Brasil também produzirá as motocicletas da marca austríaca KTM – a qual a Bajaj tem uma participação de 48%. Lembrando que os indianos também têm parceria global com a fabricante britânica Triumph. Esta última já tem fábrica no Brasil.
A unidade Triumph de Manaus tem 3 mil metros quadrados de área construída e foi inaugurada no fim de 2012. No entanto, a fábrica tem capacidade instalada para apenas 8 mil motos por ano. Ou seja, a marca pode ser mais uma parceira da fábrica da Bajaj no Brasil no futuro.
Veja também:
- Vendas: como está o mercado de motos ao redor do mundo
- Três pontos onde o mercado de motos reflete a desigualdade do Brasil
- Mercado: Yamaha bate recorde de participação em 28 anos
Vai desbancar Honda e Yamaha?
O mercado de motos da América Latina atingiu 10,6 milhões de unidades em 2022, segundo a empresa de pesquisa de mercado IMARC Group. Contudo, é esperado que o mercado atinja 23,7 milhões de unidades até 2028 – uma taxa de crescimento de 14,2% durante 2023-2028.
Só no Brasil, em 2022 foram 1,4 milhão de motocicletas produzidas. Já o total de emplacamentos no país foi de 1.362.129 unidades, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo o diretor-executivo da Bajaj, o Brasil é gigante, complexo e às vezes imprevisível. E isso pode exigir uma permanência de longo prazo, então todos esses fatores fizeram a marca indiana optar por assumir o negócio diretamente.
A Bajaj já confirmou oficialmente os planos de criação da fábrica, mas ainda é cedo para ameaçar as gigantes Honda e Yamaha, que emplacam cerca de 1.000.000 e 200.000 motos/ano atualmente. Porém, mesmo com um lineup enxuto por aqui neste momento, vale lembrar que as metas da Bajaj são audaciosas.
Por fim, a Bajaj já está presente em mais de 90 países, é a maior exportadora de motocicletas e veículos de três rodas da Índia e parece que tem fome de crescer mais!