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Os planos de uma nova fábrica da Bajaj no Brasil foram confirmados nesta semana. A notícia surge menos de um ano após o início da venda das motos da marca indiana no mercado nacional. Agora fica a pergunta: a nova rival pretende desbancar a Honda e Yamaha?

Fábrica da Bajaj no Brasil

A Bajaj está se preparando para estabelecer a sua primeira fábrica no exterior, no Brasil. Segundo o diretor executivo, Rakesh Sharma, a presença local no país vai ajudar a marca a obter percepções sobre desenvolvimento de produtos e atenção ao cliente.

Narayan Sundararaman (chefe de marketing), Rajiv Bajaj (gerente da marca) e Rakesh Sharma – juntos no lançamento da nova linha Pulsar 250

Conforme o executivo, a capacidade inicial da planta proposta no Brasil – que provavelmente será na Zona Franca de Manaus – será de 20.000 unidades por mês. E a unidade deve iniciar a produção nos próximos 12 meses.

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Além dos modelos de motos da Bajaj, a instalação proposta no Brasil também produzirá as motocicletas da marca austríaca KTM – a qual a Bajaj tem uma participação de 48%. Lembrando que os indianos também têm parceria global com a fabricante britânica Triumph. Esta última já tem fábrica no Brasil.

Nova fábrica da Bajaj no Brasil pode realizar a produção das novas motos Triumph 400cc no futuro

A unidade Triumph de Manaus tem 3 mil metros quadrados de área construída e foi inaugurada no fim de 2012. No entanto, a fábrica tem capacidade instalada para apenas 8 mil motos por ano. Ou seja, a marca pode ser mais uma parceira da fábrica da Bajaj no Brasil no futuro.

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Vai desbancar Honda e Yamaha?

O mercado de motos da América Latina atingiu 10,6 milhões de unidades em 2022, segundo a empresa de pesquisa de mercado IMARC Group. Contudo, é esperado que o mercado atinja 23,7 milhões de unidades até 2028 – uma taxa de crescimento de 14,2% durante 2023-2028.

Só no Brasil, em 2022 foram 1,4 milhão de motocicletas produzidas. Já o total de emplacamentos no país foi de 1.362.129 unidades, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

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Na Índia, Bajaj realiza a fabricação de modelos como a KTM 390 ADV, que já foi cotada para chegar ao Brasil antes da pandemia

Segundo o diretor-executivo da Bajaj, o Brasil é gigante, complexo e às vezes imprevisível. E isso pode exigir uma permanência de longo prazo, então todos esses fatores fizeram a marca indiana optar por assumir o negócio diretamente.

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A Bajaj já confirmou oficialmente os planos de criação da fábrica, mas ainda é cedo para ameaçar as gigantes Honda e Yamaha, que emplacam cerca de 1.000.000 e 200.000 motos/ano atualmente. Porém, mesmo com um lineup enxuto por aqui neste momento, vale lembrar que as metas da Bajaj são audaciosas.

CG 160

Até o momento, desbancar gigantes como a Honda e a moto mais vendida CG 160 ainda parece distante – e tudo depende do consumidor, claro!

Por fim, a Bajaj já está presente em mais de 90 países, é a maior exportadora de motocicletas e veículos de três rodas da Índia e parece que tem fome de crescer mais!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]