Publicidade
Foto: Tio Tite

Foto: Tio Tite

Ol  Tite , pergunto a vocˆ pela vasta experiˆncia que possui em motos . O que acha da Suzuki GSX750F , pois estou pensando em comprar uma , j  tive uma CBR600f ano 2000 que precisei vender , agora estou sem moto e pensando na Hornet 600f ou na GSX750F pelo valor ser um pouco pr¢ximo , pois a GSX750F possui carenagem e um tipÆo de moto grande , por‚m ‚ refrigerada a ar (hummm ) nÆo gosto muito de refrigera‡Æo a ar .
Fernando – Piracicaba SP
Bom, eu acho que a Suzuki GSX 750F uma das motos mais feias j  produzidas pelo Homem. Prefiro a Hornet.

Carburadores
tio tite desculpa o aperreio, eu li num artigo de um site falando sobre turbo de fabrica em motos que dizia “basta observar a relutƒncia de muitos fabricantes em abandonar os velhos carburadores, que vencem em launch feel, a sensa‡Æo de lan‡amento, a mais moderna inje‡Æo”. afinal de contas o danado do carbura ‚ melhor ou nao do que a injecao? o artigo ‚ de 2002
Eduardo – JoÆo Pessoa
Quem manda ler coisa antiga! A inje‡Æo ‚ bem melhor.

Roubo
Tenho uma Neo 115 da Yamaha, e estou pensando em trocar por uma moto de potˆncia mais elevada, dando um peso maior … questÆo da incidˆncia de furto/roubo. Existe alguma estat¡stica neste sentido, aqui para o Rio de Janeiro, que me ajude a fazer a escolha certa?
GILBERTO – RIO DE JANEIRO – RJ
Se existe nÆo fiquei sabendo.

Publicidade

XT 125R
Ol , GTS! Cara, essa folia para os novos lan‡amentos das nossas montadoras estÆo me deixando louco. T  certo que s¢ vou trocar de moto no ano que vem, mais ou menos em agosto, mas estou louco para ver os novos modelos, se ‚ que vem mesmo. Ali s, acho que a Yamaha deveria vender aqui a XT 125 R. A moto j  ‚ montada no Brasil, mas para o mercado europeu e japonˆs. Conta com partida el‚tria e pedal, disco nas duas rodas, painel digital, aparentemente com conta-giros digital tamb‚m, e o mesmo design da XT 660, que apavora. Estou louco por uma XTZ 125, mas se pintar essa XT por aqui, com certeza eu mudo na hora.
Junior – Curitiba – PR
NÆo creio que a Yamaha lance a XT 125R, mas a Honda vai lan‡ar a CRF 230 que pesa apenas 110 kg.

Melhor e pior
Tite, Essas perguntas sÆo de cunho sentimental. Quando eu tinha l  meus 6, 7 anos, meu pai me colocou no tanque de uma RD350LC e fomos dar uma volta. Eu nunca mais esqueci, fiquei encantado com aquela moto. Eu nunca pilotei uma, mas ‚ uma moto que tenho carinho de lembrar. E vocˆ, qual a moto que vocˆ teve, ou andou, mesmo que na garupa, que tem mais saudades, ou maior carinho? E qual foi a moto que vc mais detestou andar? Comigo foi a Strada da auto-escola. NÆo que a moto seja ruim, j  que eu nunca andei em uma em bom estado, mas aquela (da auto-escola) ‚ a pior moto que eu j  andei. Ai eu peguei repulsa pela Strada! E ai, qual foi? Conte a hist¢ria tamb‚m pra gente ficar sabendo!
Leandro – Guarulhos, SP
A mais saudosa ‚ mesmo a Honda CB 400Four, j  a pior foi uma russa chamada Minsk, dois tempos, que era um lixo!

Traxx
Ol  Tite, visitando o 7ø SalÆo do Motociclismo aqui em POA, me deparei com uma marca nova (pra mim): a Traxx. O Vendedor tentou me convencer de que seria uma divisÆo da Honda e que dentro em breve a Traxx assumiria as motos de pequeno porte da Honda e esta produziria apenas motos grandes. Sabes de alguma coisa a respeito?
Felipe – Porto Alegre – RS
Bom, esse vendedor j  ganhou o prˆmio Pin¢quio 2006. Bom, se ele estava se referindo …s motos feitas na China pode ter razÆo. Mas se ele quis dizer que a Traxx vai fazer as motos pequenas da Honda no Brasil pode mandar prender esse salafr rio! A Traxx ‚ a Jialing, empresa chinesa que comprou tecnologia da Honda nos anos 80.

Forum
Nao sei se represento a maioria, mas gostava do humor do Tite respondendo aos internautas, e este contato, digamos pessoal, se perde com o forum! De qualquer maneira vcs vem fazendo um excelente trabalho, e estao sempre pensando em melhorar! Parabens!
Danilo – Sao Paulo, SP
Tanto faz se a resposta ‚ no f¢rum ou nas cartas e jeito meigo de ser continua!

Publicidade

CBX
Oi Tite, costumo ver seguido cbxs 750F sem a carenagem, apenas com alguns panos r¡diculos escondendo a fia‡Æo do painel. Tˆm algum fundamento t‚cnico – refrigera‡Æo, sei l  – ou ‚ medo mesmo de neguin bra‡o duro capotar e nÆo conseguir pe‡as depois? Pessoalmente acho um crime contra a beleza da moto.2) A CRF 230 que ser  vendida em breve, tem base em que motor? da XR 200? nÆo seria melhor j  aproveitar – e amortizar custos – com o bloco da Tornado?
Gustavo – Bento Gon‡alves – RS
Na verdade pode ser por v rios motivos, desde medo de arrebentar e ficar sem as pe‡as; pode j  ter destru¡do e t  sem grana pra comprar as pe‡as; quer deixar feia pros ladräes nÆo crescerem os olhos; vontade de ter uma nakked. 2) Claro que nÆo, o motor da XR 200 ‚ totalmente diferente do da XR 250.

Farol
Buenas Tite, estou interessado em colocar um par de far¢is auxiliares de 35W na minha Intruder 125, pois o original s¢ falta tossir de tÆo fraco. NÆo irei prejudicar minha bateria com isso?
Vinicius – Novo Hamburgo, RS
Sim, vai sobrecarregar a bateria e nÆo vai iluminar mais, porque vai ficar com trˆs far¢is fracos juntos.

Chopper
Fala Tite! Li uma reportagem em uma revista mostrando uma moto chopper americana importada aqui pro Lisarb. Um detalhe que me chamou a aten‡Æo foi que utilizaram a coroa de transmissÆo como disco de freio. Esteticamente at‚ que ficou interessante mas do ponto de vista pr tico deve ser um horror j  que a tendˆncia ‚ a coroa ficar cheia de ¢leo da corrente. Imagino que um tambor traseiro nesse caso seria mais eficiente e seguro, o que acha disso?
Jos‚ – Barueri – SP
Acho que nesse caso vc precisa perguntar pros caras da revista, nÆo sei que foto ‚ essa.

CB 400
Tenho uma CB 400 II, totalmente original, necessito da “partida £nica” (os rolamentos). Como e onde possa encontrar?
Jos‚ – Presidente Prudente, SP
[email protected]
Publiquei seu endere‡o, caso algu‚m tenha essa informa‡Æo.

Publicidade

Honda b sica
Muito bom o editorial “o que ser  de 2007?”. Al‚m do comentado nÆo vejo como a Honda nÆo lan‡ar uma concorrente das Chinesas que estÆo chegando na faixa de R$3000, talvez uma moto estilo Hunter 90 com o motor da Biz 100 e despojada como a Fan.
Affonso – Canoas-RS
Pois ‚, tb ouvi muito coment rio a respeito e parece que a Honda est  pensando em nÆo abrir espa‡o para a pequena Hunter 90 da Sundown. Deve vir uma moto popular na mesma faixa de pre‡o. E tem gente que sonha com uma 400 quatro cilindros!

Rela‡Æo
Tenho uma Sahara 1992 com 24000 km gosto de viajar e gostaria d mais velocidade com menos giro do motor, eh possivel alterar a relacao? estou a procura de um pinhao maior mas nao estou conseguindo a ranhura correta do eixo, sera que existe algum?
Jaime – Santo Cristo, RS
Existe sim, procure para a XLX 350R que tem o mesmo eixo prim rio.

Hermanos
Grande GTS. Gostaria de sua opiniÆo sobre a gasolina de nosso pais vizinho, a Argentina. Minha cidade fica perto da divisa com este pais e a gasolina de lah e muito mais barata do q a brasileira. Eh uma boa para nossas motos?
Lucimar – SÆo Miguel Do Oeste – SC
Lulu, pode usar na boa, com a vantagem de nÆo ter o maldito  lcool!