Publicidade

A autonomia é um ponto importante de qualquer carro ou moto. Afinal, quanto podemos rodar sem a necessidade de abastecer? E foi em busca de quebrar parâmetros e recordes neste assunto que a empresa italiana Acerbis customizou uma pequena moto 125 Honda. Agora ela pode fazer mais de 4.000 km sem passar num posto de gasolina, distância suficiente para ir rodando de São Paulo a Manaus!

Moto 125 da Honda poderia ir de SP a Manaus!

A Acerbis foi fundada em 1973 por Franco Acerbis e desde então fabrica peças especiais em plástico, como tanques maiores que os originais de fábrica. Desta forma, a marca desenvolveu um reservatório (XXL) extra grande para uma pequena Honda Monkey 125.

moto 125 honda customizada pela acerbis

Moto 125 da Honda ganhou novo tanque que envolve todo o modelo, para projeto das comemorações de 50 anos da Acerbis

Tudo isso para demonstrar esta competência do seu produto de uma forma original para o 50º aniversário da marca. Assim, o tanque original de chapa de aço da Monkey – que comporta 5,6 litros – foi trocado por um personalizado da Acerbis – com volume de 108 litros!

Publicidade
moto 125 honda monkey

A Monkey é uma mini moto 125, que roda facilmente mais de 50 km por litro. Se com o tanque orignal de menos de 6 litros já é possível rodar muito, imagine com 108 litros à disposição!

De acordo com a Honda, a 125 original pode rodar até cerca de 370 quilômetros. Mas com o reservatório personalizado da Acerbis, a Monkey 125 ganhou um alcance calculado de mais de 7.000 quilômetros, com base no consumo padrão! Ou seja, quase poderia ir e voltar de São Paulo para Manaus.

Tanque especial da Acerbis comporta nada menos que 108 litros!

Veja também:

Publicidade

Recorde Mundial com moto 125 cc

Equipada com o tanque de 108 litros, a Monkey foi a estrela do Projeto Acerbis AC50 – que era viajar da sede em Albino, perto de Bérgamo, na Itália, até o Cabo Norte, na Noruega. No roteiro, nenhuma parada para reabastecimento esteve planejada na rota, passando por Áustria, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Tudo começou em 10 de junho de 2023, com os pilotos Andrea Rastrelli, Maurizio Vettor e Alicia Sornosa. Quatro dias depois, a Acerbis atingiu oficialmente sua meta de quebrar o recorde mundial do Guinness – ao atingir o ponto mais ao norte da Europa.

moto 125 da honda quebrando recorde mundial de distância

Projeto começou como uma ação para celebrar os 50 anos da Acerbis e acabou conquistando um recorde mundial!

A equipe viajou 4.183 quilômetros ao longo de uma rota predeterminada de Albino, na Itália, à Nordkapp, na Noruega. Mas como havia mais combustível na moto, o time decidiu continuar e ver até onde pode chegar.

Publicidade

No entanto, até o momento o “Certificado do Guinness World Records” de a maior distância percorrida com um único tanque de combustível por uma motocicleta (protótipo) já foi alcançado! Um grande feito para uma pequena moto 125 e uma equipe super criativa.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]