Qual é o melhor veículo para quem é apaixonado por sua motocicleta?

Qual é o melhor veículo para quem é apaixonado por sua motocicleta?

Não há melhor invenção nesse mundo do que uma motocicleta, certo? Além de nos levar para lá e para cá, a moto é objeto de liberdade e prazer. Mesmo em dias de chuva. Sim, é claro, o automóvel também é muito importante, e às vezes imprescindível.

Qual é então, o melhor veículo para quem é apaixonado por sua motocicleta? Bem, se for um no qual seja possível levar a pessoa de quem se gosta e – mais – uma motocicleta, esse será o carro ideal.

Para transportar uma motocicleta existem várias opções, desde as picapes compactas até os grandes furgões, logicamente cada uma dentro das necessidades e possibilidades de cada pessoa.

Começamos com o Fiat Strada Trekking 1.8, uma picape compacta, provavelmente a que tem a menor caçamba, já que tem a cabine estendida, com muito espaço atrás dos bancos. Sim, há também a versão Trekking com motor 1.4 e também com cabine normal, assim como a versão top da linha, a Picape Fiat Strada Adventure Locker, exclusivamente com motor 1.8.

Colocação da rampa

O estepe fica na caçamba

[esticadores-com-catraca-(es.jpg]

Esticadores com catraca

Cuidado para não danificar nada

A área de carga da Trekking com cabine estendida é de apenas 1,9 m2 (1,29 m de largura por 1,47 m de comprimento), contra os 2,3 m2 da versão com cabine normal (1,29 m x 1,77 m), por isso não é qualquer motocicleta que se pode transportar com a maxima segurança.

A capacidade de carga não é problema no caso do transporte de motos, pois o limite é de quase 700 kg, muito além do peso de uma motocicleta muito, mas muito pesada. O motor 1.8 da Trekking é bi-combustível (gasolina ou álcool) e tem potência maxima de 114 cv, mais que suficiente para rodar tranqüilamente. No caso do motor 1.4, que também é flex mas muito mais econômico, a potência maxima é de 86 cv.

Transportando A caçamba da picape Strada Trekking é bem protegida, tanto externamente, com uma cobertura de lona, quanto internamente, com uma forração de plástico que evita estragar a pintura. Como a tampa traseira da caçamba pode ser trancada com a chave de ignição e a cobertura só pode ser aberta por dentro, esse espaço pode ser utilizado como o porta-malas de um automóvel.

Para abrir a cobertura deve-se soltar as duas travas traseiras e todas as travas laterais, depois enrolá-la até encostar na cabine, onde existem dois prendedores. As duas barras que evitam que a cobertura vire uma piscina em caso de chuva devem ser tiradas também com travas internas e enroladas por dentro da lona.

Uma vez aberta, a caçamba pode abrigar uma moto pequena, que deverá ficar em diagonal para que a tampa traseira possa ser fechada. Conforme o Código de Trânsito é proibido trafegar com a placa traseira encoberta.

Existem oito ganchos dentro da caçamba, quatro no piso e quatro na parte superior das laterais. Para prender uma motocicleta com muita segurança deve-se usar esticadores que a puxam para baixo, forçando um pouco as suspensões. Deve-se tomar muito cuidado ao usar esticadores de catraca, pois eles podem fazer força demais e danificar a motocicleta. Não esqueça de proteger a moto para que os ganchos dos esticadores não arranhem a pintura ou qualquer outro componente.

Para que uma motocicleta maior possa caber na caçamba, muitas vezes é necessário virar o guidão, nesse caso verifique se não está entortando o garfo dianteiro ou então forçando o batente da mesa de direção. Utilize no mínimo quatro esticadores e sempre dê um nó nas extremidades, nunca confiando demais naquele prendedor dentado com mola. Colocar uma motocicleta pequena em uma picape compacta não deve ser grande problema, devido ao menor peso da moto e a menor altura da caçamba, mas é sempre bom usar uma pequena rampa. As portáteis, dobráveis, são as mais indicadas. A da foto, fabricada pela Start, é muito leve e robusta e pode ser guardada em uma bolsa com zíper. Bem produzida, tem até bico de engraxadeira na articulação.

No caso da picape Fiat Strada Trekking de cabine estendida pode-se tirar o estepe da caçamba e colocá-lo em outro fixador original, dentro da cabine, com toda a segurança. Assim pode-se ganhar um espacinho extra para a motocicleta lá atrás.

Ao transportar a motocicleta, principalmente se for por um longo percurso, certifique-se que a motocicleta está bem presa antes de sair. Mesmo assim pare sempre que possível para verificação, pois os esticadores podem afrouxar lentamente. De qualquer forma, nunca esqueça que existe uma motocicleta lá atrás, muito alta e alterando o centro de gravidade do veículo, evitando curvas em alta velocidade e movimentos bruscos. E fique sempre de olho na motocicleta pelo retrovisor, a qualquer mexida da moto pare imediatamente.

Fechadura com chave

Prendedores da capa

Se a moto for um pouco maior a tampa não fecha

Preços:

Fiat Strada Trekking 1.8 Cabine Estendida: R$ 38.466,00 Fiat Strada Trekking 1.8 Cabine normal: R$ 35.869,00 Fiat Strada Trekking 1.4 Cabina Estendida: R$ 36.258,00 Fiat Strada Trekking 1.4 Cabine Normal: R$ 33.698,00 Fiat Strada Adventure Locker 1.8 CE: R$ 44.106,00 Fiat Strada Fire 1.4 Cabine Estendida:R$ 34.348,00 Fiat Strada Fire 1.4 Cabine normal:R$ 30.303,00 Esticador com catraca (par):R$ 30,00 Esticador sem catraca (par):R$ 20,00 Suporte para guidão (sutiã):R$ 15,00 Rampa Start:R$ 383,78 (http://loja.startbrasil.com.br/Paginas.aspx?IdPagina=7)