Publicidade

Quando uma nova moto chega ao mercado, há a expectativa natural de que ela seja superior à sua antecessora. Mas isso de fato aconteceu com o lançamento da Honda? A Sahara 300 é realmente melhor que a XRE 300? Veja o comparativo.

 

Nova Sahara 300

A XRE 300 Sahara, chamada comercialmente de Sahara 300, foi lançada no fim de outubro e está chegando agora às lojas. Seu objetivo é claro: dar sequência à história da XRE 300, lançada em 2009 e desde então líder do segmento no Brasil.

sahara 300 rally

Nova Sahara quer dar sequência ao sucesso que a XRE conquistou. Para isso, promete ser superior em praticamente todos os quesitos

Publicidade

Com ficha técnica interessante, a nova Sahara parece pronta para a missão. Para isso, porém, terá de se provar melhor que as concorrentes (veja comparativo com a Lander 250) e manter um preço competitivo no mercado. E também deve ser nitidamente superior à antecessora, claro.

 

Sahara 300 ou XRE 300

Apesar das semelhanças visuais, a Sahara é uma nova moto. Pouquíssimo ficou da antiga XRE. Motor, chassi, eletrônica, câmbio, balança… tudo muda. Desta forma, é um produto mais moderno e promete desempenho superior.

XRE 300 conquistou sucesso por ser versátil, confortável e potente. Agora, esses atributos são encontrados na Sahara – que promete aprimorá-los

Publicidade

Comparativo Sahara 300 e XRE 300

Quem leva
Projeto Baseada na CRF 250F e na CB 300F, de 2015 e 2022, a Sahara 300 tem projeto bem mais moderno. A XRE toma como base a XR 250 Tornado, de 2001. Ponto para a Sahara.
Motor A XRE tem números um pouco superiores, mas a Sahara tem motor mais moderno, suave e resistente, então leva vantagem. Na ficha técnica são 25,6 cv e 2,8 kgf.m de torque contra 25,2 cv e 2,74 kgf.m
Câmbio Aqui a superioridade da Sahara é indiscutível. Enquanto a XRE tem câmbio de 5 velocidades, a nova 300 adota um de 6 marchas e que ainda conta com embreagem assistida e deslizante.
Ciclística A XRE remete à antiga Tornado, uma moto de uso misto. Já a Sahara herda o chassi da CRF 250F, uma off-road, o que deve lhe dar mais agilidade. Além disso, tem suspensão traseira com ajuste na pré-carga (mas dianteira quase igual à XRE). Ainda é cedo para falar, mas a Sahara parece mais ajustada à proposta.
Tecnologia Com projeto muito mais recente, a Sahara 300 tem obrigação de ser melhor equipada que a XRE. E assim o faz. Tem tomada USB-C, embreagem assistida e deslizante, sistema ESS e o mesmo painel da CB 300F, mais completo que o da XRE. Nas duas há iluminação full-LED e ABS que não pode ser desligado.

Veja também:

XRE 300 é uma boa moto?

As vantagens da Sahara não fazem da XRE uma moto ruim. Vale lembrar que o modelo esteve no mercado por 15 anos, sendo líder de vendas da categoria em todos os calendários.

Ao longo do tempo, superou as polêmicas envolvendo quebras mecânicas em seus anos iniciais e teve até uma segunda geração. Foi em 2019, quando recebeu facelift. Fez fama pelo alto nível de conforto e versatilidade. Uma moto indicada para diversos usos, como deslocamentos diários na cidade, aventuras na terra e até viagens em estradas.

XRE 300 esteve nas lojas por 15 anos e seguirá como uma boa opção entre as usadas – especialmente na ‘segunda geração’, a partir de 2019

Publicidade

 

Sahara ou XRE?
Quem leva
Conforto Com as novas carenagens, maior proteção aerodinâmica e postura de pilotagem mais ereta, a Sahara promete mais conforto que a XRE oferecia. Porém, um veredito só será possível após um longo teste com o modelo. Por enquanto, não há resposta no tópico.
Design Mecanicamente distantes, é curioso observar que o visual é o que mais aproxima Sahara 300 e XRE 300. Os desatentos podem até confundir os dois modelos – ou dizer que ‘a Sahara é só uma XRE sem bico’. As linhas, formas, cores e materiais são bastante semelhantes. Por isso, empate.
Desempenho Todos queremos saber o top speed e consumo da nova Sahara 300, mas a Honda ainda não relevou esses dados. Logo, temos de esperar para fazer comparações. Em nosso último teste, a XRE chegou aos 35 km/litro na cidade e aos 136 km/h (painel) de velocidade final.
Cores e versões A XRE era oferecida nas versões standard, Rally e Adventure, com diferenças apenas nas cores. A Sahara 300 manteve as três, mas ao menos destacou uma delas (a Adventure) com itens de série exclusivos – mas segue com apenas uma cor em cada versão. Vitória magra da Sahara.
Preços Ainda não temos um valor médio de quanto a Sahara custa nas lojas, mas comparando os preços sugeridos a XRE era mais barata. O modelo custava entre R$ 25.000 e R$ 25.600, enquanto a Sahara varia de R$ 27.090 a R$ 28.650. Diferença entre 8% e 12%.

 

Veredito: qual a melhor

Uma palavra decisiva sobre qual a melhor moto em cada um dos tópicos só será possível após um teste profundo com a nova Sahara, rodando com o modelo em diferentes condições. Porém, até aqui ela parece uma verdadeira evolução da XRE. Ou seja, a nova trail mantém os mesmos valores (ser uma moto ágil, confortável e versátil) de sua antecessora, mas é superior em praticamente todos os quesitos.

sahara 300 adventure

Derivada das bem-resolvidas CRF 250 e CB 300F, a Sahara 300 é uma moto promissora, apresentando uma verdadeira evolução em relação a XRE 300

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza