Questão de mobilidade

Questão de mobilidade

Questão de mobilidade

O scooter Garinni GR 150 P ‚ f cil de pilotar e traz roda grande de 16 polegadas, al‚m de design italiano.

Vocˆ sabe o que ‚ gestÆo da mobilidade? A resposta ‚ simples: ‚ a capacidade de qualquer pessoa ir a qualquer lugar a qualquer momento. Mas em fun‡Æo do crescimento desordenado, da falta de planejamento urbano e do aumento do n£mero de autom¢veis em circula‡Æo, esta tarefa fica cada dia mais dif¡cil. Isso, sem contar, com a ineficiˆncia do transporte coletivo, que nÆo ‚ capaz de suprir todos os problemas de locomo‡Æo dos grandes centros. Por isso, os ve¡culos de duas rodas sÆo sin“nimos de mobilidade. E um bom exemplo ‚ o scooter Garinni GR 150 P. Com design italiano, o modelo apresenta um importante diferencial frente aos scooters concorrentes: as rodas de liga-leve de 16 polegadas, que oferecem mais estabilidade em vias esburacadas. O pre‡o do modelo 2008 gira em torno de R$ 7.600,00 – maior que o scooter Suzuki Burgman 125 (R$ 5.990,00) e que a Yamaha Neo AT 115 (R$ 6.062,00), por‚m o scooter Garinni tem propulsor de melhor desempenho entre os trˆs.

· primeira vista, a scooter da Garinni impressiona por seu estilo elegante e pelo porte avantajado. Suas linhas retr“ devem agradar quem quer se diferenciar na multidÆo formada pelos milhares de motociclistas. As mulheres deverÆo ser as principais compradoras do modelo, j  que oferece espa‡o de sobra para transportar pequenos objetos. Conforto e ergonomia tamb‚m sÆo destaques do modelo que, a partir de fevereiro, ser  montado no Brasil.

Questão de mobilidadeMOTOR E CICLÖSTICA – O motor monocil¡ndrico de 152,7 cmü conta com refrigera‡Æo l¡quida e oferece bom rendimento. Com 12,1 cv a 7.000 rpm de potˆncia m xima e torque m ximo de 0,92 Kgf.m a 6.000 rpm de torque m ximo, a GR 150 P oferece bastante agilidade no trƒnsito urbano. Em conjunto com a transmissÆo autom tica CVT, o scooter at‚ surpreende com seu desemepenho, respondendo rapidamente ao comando do acelerador. Outro ponto que surpreende ‚ o ƒngulo de inclina‡Æo nas curvas, bastante elevado para um modelo da categoria.

O Garinni GR 150 P conta com tradicionais solu‡äes em ternos de suspensäes: garfo telesc¢pio na dianteira e bra‡o oscilante com duplo amortecimento regul vel na traseira. Por‚m, as rodas de aro 16 e pneus largos e altos, se comparados com a concorrˆncia, conseguem ajudar no  rduo trabalho de absorver os impactos em pisos irregulares.
O sistema de freios – disco em ambas as rodas – cumprem bem o seu papel. Por‚m, o piloto deve optar por uma dire‡Æo mais defensiva, brecando com antecedˆncia para evitar sustos desnecess rios. Como a scooter ‚ “empurrada” pela dupla motor-CVT, parece que a frenagem tem efeito retardado.

GARINNI EM NOVA FASE – Rec‚m adquirida pelo grupo Itapemirim, maior grupo empresarial de transporte de passageiros da Am‚rica Latina, a Garinni montou uma nova  rea industrial no PIM (P¢lo Industrial de Manaus – AM) com 5 mil mý e adquiriu tamb‚m outra  rea para armazenamento, com 3 mil mý. Nesta nova f brica, a Garinni ter  duas linhas de montagem, com capacidade instalada para produzir mensalmente at‚ 5 mil unidades de motocicletas e scooters.

“Investimos at‚ agora US$ 15 milhäes para instalar a nova f brica da Garinni, com a compra de novos equipamentos, constru‡Æo, contrata‡Æo e treinamento de mÆo-de-obra e capital de giro para come‡ar a produzir a nova linha 2008″, explica Camilo Cola Neto, o jovem presidente da Garinni Motors.
A linha 2008 de motocicletas e scooters come‡arÆo a ser montados na nova
f brica em fevereiro de 2008 e imediatamente deverÆo ser distribu¡dos, inicialmente, para os 40 pontos de venda da marca espalhados pelo Brasil. SÆo oito versäes de motocicletas e scooters, divididos basicamente em trˆs segmentos: street (125 e 150 cc), custom (250cc) e scooter (125 e 150cc), al‚m de um quadriciclo (500cc).

O principal parceiro da Garinni ‚ a chinesa Qian Jiang (QJ), uma das cinco maiores fabricantes de motocicletas do mundo, que exporta mais de 300 mil unidades para diversos pa¡ses do mundo, entre eles, Europa, µsia e Estados Unidos. Detalhe: a QJ ‚ propriet ria da marca italiana Benelli (fabricante de motos e scooters). O plano da Garinni ‚ produzir e vender 30 mil unidades em 2008.

FICHA TCNICA – GR 150 P
Motor Quatro tempos, refrigerado a  gua
Capacidade c£bica 152,7 cmü
Potˆncia m xima 12,1 cv a 7.000 rpm
Torque m ximo 0,92 kgf.m / 6.000 rpm
TransmissÆo Autom tica tipo CVT
Igni‡Æo Eletr“nica tipo CDI (Igni‡Æo por descarga capacitiva)
Partida El‚trica e pedal
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico
SuspensÆo traseira Bra‡o oscilante com duplo amortecimento regul vel
Freio dianteiro Disco
Freio traseiro Disco
Pneu dianteiro 100 / 80 – aro 16
Pneu traseiro 110 / 80 – aro 16
Comprimento 2.034 mm
Largura 700 mm
Altura 1.186 mm
Distƒncia do solo 140 mm
Altura do assento n.d.
Peso seco 126 kg
Tanque de combust¡vel 7,0 litros
Pre‡o R$ 7.593,00