Publicidade

Equipe Can-Am América do Sul fecha Rally Dakar com título na classe 4×4

Sebastián Palma é campeão e confirma quinto lugar dos quadriciclos; entre os UTVs, Reinaldo Varela é o quarto mais rápido da T3

Após percorrer mais de 8.500 quilômetros em 14 dias de prova, a equipe Can-Am América do Sul superou com destaque os desafios do Rally Dakar 2013. Os quadriciclos e UTVs cruzaram a linha de chegada em Santiago, no Chile, neste sábado, após cumprirem os 630 quilômetros finais de roteiro, sendo apenas 128 de especiais, os quais tiveram início na cidade de La Serena.

Reinaldo Varela disputou o Dakar 2013 a bordo de um UTV

Reinaldo Varela disputou o Dakar 2013 a bordo de um UTV

Publicidade

O chileno Sebastián Palma liderou o time do início ao fim da competição, confirmando o título da categoria 4×4 e o quinto lugar na classificação geral dos quadriciclos. O argentino Cláudio Clavigliasso também conquistou lugar entre os 10 mais rápidos dos quadris, em nono lugar.

Nos UTVs, Reinaldo Varela mostrou porque é bicampeão mundial dos carros da T2 e obteve um desempenho notável, mesmo sendo estreante na categoria. O brasileiro atingiu o quarto lugar da T3, direcionada aos UTVs. “Posso dizer que foi uma aventura inesquecível esta participação solo em uma prova tão exaustiva quanto o Dakar”, comentou Varela, que competiu pela primeira vez sem a presença de uma navegador. O piloto chileno Sebastián Lopez foi o quinto colocado da T3.

Fonte: Mundo Press (texto e imagem)

* * * * *

Publicidade

Yamaha comemora bons resultados na categoria quadriciclos
Desde 2010 o Dakar é feudo dos irmãos Patronelli (ARG)

O argentino Marcos Patronelli no Dakar 2013

O argentino Marcos Patronelli no Dakar 2013

Terminou o Dakar! Segundo reza a lenda “A última aventura real ainda possível neste mundo cada vez mais virtual, para não dizer ilusório”.

Terminou o Dakar! Consagrando nomes, revelando esperanças e mantendo mais uma vez uma mística difícil de seguir, impossível de copiar e promovida permanentemente para ser abraçada.

Publicidade

Marcos Patronelli, o caçula argentino tem um recorde invejável no Dakar Pela ordem, nos últimos cinco anos, ele foi duas vezes Campeão e mais duas vezes Vice Campeão. Aproveitou a ausência do irmão Alejandro, dois anos mais velho – que por sua vez é bicampeão do Dakar – e dominou o Dakar 2013 do início ao fim. Depois de 49h42m42s, enfrentando areias, dunas, chuvas, aluviões e pedras, ele chegou à sonhada meta de Santiago do Chile.

Nas motos Olivier Pain explicou. “Passei uma primeira semana excelente, na frente do rally durante 5 dias. Depois um pequeno erro de navegação me custou muito caro, cai de costas e depois, na mesma especial, furei meu tanque; nesse tombo perdi bastante. A seguir machuquei o cotovelo. Aí tive que me nivelar, me acalmei um pouco e nos últimos dias consegui remontar um pouco na classificação e cheguei em 6º, 1h6m30s atrás do vencedor.. O objetivo era ficar entre os 5 primeiros, fiquei pertinho, mas a primeira semana reflete tudo. Enfim foi um bom Dakar para mim” Certamente um que deixa boas perspectivas para o futuro, assim como para Frans Verhoeven que terminou em 9º com 1h26m35s a apenas 28s do 8º lugar. Isso depois de 44h50m57s de prova!!

Fonte: TextoBras – Foto: Maindru

* * * * *

Polaris também obtém bons resultados no Dakar 2013
Willian Alcaraz vai pela segunda vez ao topo do pódio na categoria T3 dos UTVs

 

Dos 449 veículos que largaram de Lima, somente 305 cruzaram a linha de chegada

Dos 449 veículos que largaram de Lima, somente 305 cruzaram a linha de chegada

Pelo segundo ano consecutivo, o time da Polaris venceu o Rally Dakar. O piloto francês Willian Alcaraz sagrou-se bicampeão da competição na categoria T3, destinada aos UTVs.

Em segundo lugar, vieram os conterrâneos Nicolas Duclos e Sebastien Delaunay, seguidos do brasileiro Reinaldo Varela.

De tão difícil que é o Rally Dakar, dos 449 veículos que estiveram alinhados na largada da competição, em Lima, Peru, no último dia 05, apenas 305 cruzaram a linha de chegada, sendo: 125 motos, 26 quadriciclos, 93 carros e 61 caminhões.

Fonte: Liberdade de Idéias – Foto: David Santos Jr.