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Está chegando a hora. Faltam menos de 24 horas para a largada da 23ª edição do Rally dos Sertões, que começa com o prólogo neste sábado (01), no Autódromo Internacional de Goiânia (GO).

Após sete etapas, a chegada da competição acontece no Sul do país, na hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 8 de agosto. Ao todo, o percurso contará com 2.855,79 quilômetros, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados (especiais). A prova também passará por cidades como Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR).

A maior festa do off road nacional começa neste sábado (1ª/8) - foto: Gustavo Epifânio

A maior festa do off road nacional começa neste sábado (1ª/8) – foto: Gustavo Epifânio

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E Goiânia já sente o clima da principal competição off-road do país. Ontem, quinta-feira (30), os boxes foram abertos para a chegada dos 183 competidores, divididos em 114 veículos (39 motos, 6 quadriciclos, 39 carros e 30 UTV’s) e para as vistorias técnica e administrativa. O público já pode acompanhar toda a movimentação das equipes.

Hoje (sexta-feira) haverá uma coletiva de imprensa com os principais pilotos de cada categoria. Com o objetivo de promover ainda mais a prova, será realizada uma carreata ao final do dia pelas ruas do centro de Goiânia.

Já amanhã (sábado) os motores vão roncar com o prólogo dentro do autódromo. Os pilotos mais rápidos das quatro categorias serão os primeiros a largar na primeira etapa da competição, no domingo (2), entre as cidades de Goiânia e Rio Verde.

Neste ano, o Rally dos Sertões conta pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country e terá um percurso rápido, disputado em piso predominante de cascalho e piçarra, com passagens por serras e canaviais.

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Área de boxes no Autódromo Internacional de Goiânia - foto: Victor Eleutério

Área de boxes no Autódromo Internacional de Goiânia – foto: Victor Eleutério

Na edição de 2015, sete pilotos da categoria motos aparecem como favoritos à conquista do título. O paulista Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil, disputa a competição pela 21ª vez e busca o seu sexto título. Outros dois pilotos da mesma equipe têm chances de desbancá-lo: Dário Júlio e Adrien Metge. Tiago Fantozzi, da Equipe X Rally Team, Ramon Sacilotti (Team Kawasaki Rally), Ricardo Martins (Yamaha Geração Rinaldi Rally Team) e Gregório Castelani (Bike Box) também aparecem como fortes candidatos ao troféu.

Pela categoria UTV, a disputa segundo a segundo no cronômetro deve ser entre as duplas Carlos Ambrósio/Cadu Sachs, da equipe Extreme Plus, Carlo Collet/Marco Gouvea (Bike Box), Rodrigo Varela/João Arena (Divino Fogão Rally Team) e José Hélio/Edmilson Camargo Junior (Zé e os Caras).

Já nos quadriciclos, o destaque fica para o piloto da Taguatur Racing, Marcelo Medeiros, campeão em 2012 e vice na edição de 2013. O atual campeão, Robert Nahas, não correrá neste ano para defender o título.

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DETALHES DO PERCURSO DO RALLY DOS SERTÕES 2015:

1ª etapa – 02/08
Percurso: Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho cronometrado: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km

A especial começa em estradas de fazendas com muitas lombas e mata-burros. O trecho é bem sinuoso numa região montanhosa com travessias de pequenos riachos. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma prova de média velocidade com poucas retas longas.

2ª etapa – 03/08
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.

3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.

4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

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