Publicidade

Sertoes2014_logo

O Rally dos Sertões 2015 começa nesta semana com mais um desafio para os pilotos da Equipe Honda Mobil na categoria motos. Os brasileiros Jean Azevedo, Dário Júlio e Tunico Maciel, além do francês Adrien Metge, encaram, a 23ª edição do principal rali do país. A prova tem início em Goiânia (GO), a partir do próximo sábado (1º), e conta com um roteiro inédito rumo ao Sul do Brasil, com chegada em Foz do Iguaçu (PR), no dia 8.

O percurso terá um total de 2.875,79 quilômetros, sendo 1.508,60 de trechos cronometrados (especiais), passando também pelas cidades de Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR).

Jean Azevedo corre em busca do hexa - foto: DFotos

Jean Azevedo corre em busca do hexa – foto: DFotos

Publicidade

Rumo à 20ª participação no Rally dos Sertões, Jean Azevedo, que disputa pela categoria Super Production, tem no currículo cinco títulos da competição e está bastante focado em busca do hexacampeonato. “Consegui fazer uma ótima preparação. O roteiro rumo ao Sul é uma novidade para todos. Estou bastante adaptado com a moto, a equipe está muito bem entrosada e com certeza vamos fazer um bom trabalho, tentando o lugar mais alto do pódio. Nos últimos dois anos, a prova foi válida pelo Campeonato Mundial de Rally Cross-Country e competimos com equipes e pilotos internacionais. Fui o melhor brasileiro nas duas edições. Este ano, o evento não será Mundial, mas teremos também excelentes pilotos”, conta o paulista de 41 anos e natural de São José dos Campos.

O mineiro Dário Júlio vai para o seu sexto Rally dos Sertões, sendo cinco como pilotos, já que no ano passado o piloto de Lavras atuou apenas como chefe de equipe. Pelo primeiro ano defendendo o time oficial da Honda, o francês Adrien Metge e o também mineiro Tunico Maciel estreiam no Sertões.”

A equipe chegou ao Autódromo Internacional de Goiânia na quarta-feira (29), onde está montada a área de box da competição. Nos dois dias seguintes, acontecem as verificações técnicas e administrativas, coletiva de imprensa e briefing. No sábado (1º), os pilotos participam do Prólogo, disputa que define a ordem de largada, e da largada promocional. E no domingo (2), todos deixam a capital de Goiás rumo à primeira parada, em Rio Verde.

Estrutura da Equipe Honda Mobil para o Rally dos Sertões 2015:
– 16 pessoas (pilotos, mecânicos, apoios, motoristas, preparador físico)
– 200 kg de alimentos
– 600 litros de água para consumo da equipe
– 1.500 litros de gasolina para as motos
– 4.700 litros de diesel para os caminhões e carros de apoio
– 56 pneus para as motos
– 250 peças de uniformes para todos os integrantes da equipe
– 34 mil quilômetros é a soma do trajeto a ser percorrido pelas 4 motos, 2 caminhões e 2 carros de apoio.

Publicidade

Fonte: VipComm

Separador_motos

CATEGORIA UTVs TEM GRID CHEIO E ALTO NÍVEL TÉCNICO
A classe Turbo é a novidade em 2015

 - foto: Vinicius Branca/VipComm

Todos de olho na nova classe Turbo entre os UTVs – foto: Vinicius Branca/VipComm

Publicidade

Os UTVs prometem disputas de alto nível técnico na 23ª edição do Rally do Sertões, que tem início neste sábado em Goiânia (GO). A categoria soma 30 veículos inscritos e terá as classes Super Production e Turbo, novidade de 2015.

Com direção a Foz do Iguaçu (PR), o roteiro será marcado por altas velocidades e piso predominante de cascalho e piçarra, além de passagem por regiões serranas e canaviais. “A disputa dos UTVs será acirrada, além de grid cheio a categoria possui competidores muito experientes”, comentou o maranhense Vinícius Mota, que defende o título.

Rodrigo Varela está de olho no título inédito ao lado do navegador João Arena. “Cheguei perto nos anos anteriores e espero conquistar a taça desta vez. Estou bastante adaptado ao meu equipamento, que tem uma perfomance incrível nas provas. O Sertões mudou bastante as paisagens desse ano, teremos muitos saltos e lombas, que irão exigir bastante preparo físico dos competidores e resistência dos UTVs, especialmente nos eixos e suspensões”, explicou o paulista.

Fonte: Mundo Press

Separador_motos

DETALHES DO PERCURSO DO RALLY DOS SERTÕES 2015:

1ª etapa – 02/08
Percurso: Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho cronometrado: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km

A especial começa em estradas de fazendas com muitas lombas e mata-burros. O trecho é bem sinuoso numa região montanhosa com travessias de pequenos riachos. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma prova de média velocidade com poucas retas longas.

2ª etapa – 03/08
Percurso: Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 28,22 km
Trecho cronometrado: 156,73 km
Deslocamento final: 150,02 km
Total: 334,97 km

A prova entra em uma zona agrícola, cruzando fazendas e plantações de milho. O percurso conta com muitas lombas e lombadas em um trecho bem travado e sinuoso. Após a subida de uma pequena serra, a prova fica bem rápida com longas retas e curvas de alta. Na parte final, os competidores voltam para estradas menores com lombadas grandes. Nos últimos três quilômetros, haverá descida de uma serra muito estreita e sinuosa. O piso predominante continua sendo de cascalho, piçarra e poucas pedras.

3ª etapa – 04/08
Percurso: Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

Esta etapa começa subindo uma serra muito estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas e lombadas de todos os tamanhos. A prova fica travada e sinuosa com pequenos trechos de Trial e volta para uma área agrícola onde a velocidade aumenta relativamente. Serão contornadas grandes lavouras de cana-de-açúcar com um piso misto de piçarra e areia. A especial segue em estradas menores de cascalho até o final.

4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começa em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessa uma região canavieira e segue por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim segue até o final da especial. Nesta etapa, haverá todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

6ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

RallySertoes_roteiro_09_04

Fonte: VipComm

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.