Publicidade
Foto: Carlo de Gavardo pode ser campeÆo mundial no Sertäes

Foto: Carlo de Gavardo pode ser campeÆo mundial no Sertäes

SÆo Paulo – Enquanto o espanhol Marc Coma, o chileno Carlo de Gavardo e o francˆs Jean-Philippe Caillet brigam pelos pontos e pela lideran‡a do Campeonato Mundial de Rally Cross Country nas motos e nos quadriciclos, os brasileiros prometem disputas acirradas durante a 13a edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes em busca de pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, al‚m da gl¢ria de vencer a maior prova off-road das Am‚ricas e a terceira maior do mundo em n£mero de participantes. A programa‡Æo do Sertäes 2005 come‡a nesta quinta-feira (28) em Goiƒnia (GO) com as verifica‡äes dos ve¡culos e a largada promocional acontece no s bado, dia 30, com show do Jota Quest. No dia seguinte os pilotos partem para cerca de 4.500 quil“metros de aventura pelos estados de Goi s, Mato Grosso, Tocantins, Par  e Distrito Federal. O evento terminar  em 9 de agosto tamb‚m na capital de Goi s.

Nos carros, trˆs pilotos estÆo em busca do in‚dito tricampeonato: Guilherme Spinelli (2003 e 2004), Klever Kolberg (1997 e 1998) e o catarinense dio Fchter (2001 e 2002). Mas outros experientes pilotos no fora de estrada tamb‚m correm atr s do lugar mais alto no p¢dio: o dinossauro da Stock Car, Ingo Hoffmann, vice-campeÆo no ano passado depois de apenas trˆs participa‡äes na competi‡Æo, Maur¡cio Neves, do Paran , Marlon Koerich, de Santa Catarina, o cearense Riamburgo Ximenes, e os paulistas Paulo Nobre, Cristian Baumgart e Renˆ Melo. Os favoritos ao t¡tulo no Sertäes usarÆo carros de trˆs marcas: Mitsubishi, Chevrolet e Troller.

Nas motos a briga vai ser ainda mais acirrada. Ao contr rio da categoria carros, onde a diferen‡a dos equipamentos ‚ grande entre as equipes de f brica e os pilotos privados, a grande maioria corre com motocicletas do mesmo n¡vel. O grande desafio ser  bater o tetracampeÆo do Sertäes, Jean Azevedo, que ganhou em 1995, 2000, 2002 e 2004, e superar Marc Coma, Tiago Fantozzi, Juca Bala e Carlo de Gavardo. No entanto, fazer aposta nesta altura do campeonato ‚ perder dinheiro. Eles sÆo fortes candidatos ao t¡tulo, mas nÆo os £nicos. Dimas Mattos, Fabr¡cio Marchesi, Ludovic Boinnard, Maur¡cio Fernandes, Ramon Volkart, Alexandre Pismel, Carlos Ambr¢sio e Sylvio Barros tamb‚m lutam pela vit¢ria.

Publicidade

J  nos caminhäes, todas as aten‡äes estarÆo voltadas para o duelo entre Andr‚ Azevedo e Carlos Salvini. Andr‚ j  ganhou trˆs vezes nos caminhäes (2000, 2002 e 2004) e duas vezes nos carros como navegador de Kolberg.  o piloto mais premiado do Rally dos Sertäes. Ricardo Domingues, Alfredo Yahn e Luciano Cunha tamb‚m estarÆo fortes na disputa entre os grandalhäes. Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford, trˆs das principais montadoras de caminhäes do pa¡s, participam com equipes oficiais no Rally dos Sertäes.

Mais categorias – Al‚m do Cross Country, categoria onde o que importa ‚ a velocidade e quem chega primeiro, o Rally dos Sertäes tem ainda a Regularidade (turismo e graduados) e a Expedition, categoria de turismo de aventura que alia … pr tica de esportes junto … natureza.

Todos os campeäes do Rally dos Sertäes
2004 Motos: Jean Azevedo
Carros: Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo
Caminhäes: Andr‚ Azevedo/Robson Oliveira
2003 Motos: Jos‚ H‚lio Carros: Guilherme Spinelli/ Marcelo Vivolo
Caminhäes: Carlos Salvini/ Guido Salvini
2002 Motos: Jean Azevedo
Carros: dio Fuchter/ Milton Pereira
Caminhäes: Andr‚ Azevedo/ Robson Pereira
2001 Motos: Tiago Fantozzi
Carros: dio Fuchter/Milton Pereira
Caminhäes: Alfredo Andrade/JoÆo Guilherme
2000 Motos: Jean Azevedo
Carros: Reinaldo Varela / Alberto Fadigatti
CaminhÆo: Andr‚ Azevedo/ H‚lio Cangueiro
1999 Motos: Jos‚ H‚lio
Carros: Riamburgo Ximenes/ Paulo Roberto Salle
Caminhäes: H‚lio Cangueiro/ JoÆo Amaral
1998 Motos: Heinz Kinigadner (µustria)
Carros: Klever Kolberg/Andr‚ Azevedo
1997 Motos: Juliano Sacioto
Carros: Klever Kolberg/Andr‚ Azevedo
1996 Motos: Joaquim Gouveia (Juca Bala)
Carros: Cac  Clauset/Norton Lopes
1995 Motos: Jean Azevedo
Carros: Wedigo Von Borries / Suen Von Borries
1994 Motos: Gilmar dos Anjos
1993 Motos: Joaquim Rodrigues (Juca Bala)