oleo_susp

Recuperação de bengalas da suspensão dianteira

Cromagem de bengalas riscadas
Por favor, li em algum fórum que uma forma de corrigir riscos de bengalas de amortecedores dianteiros seria cromar novamente, isto confere? Pergunto porque minha moto é uma shadow 600 e ficaria caro demais para trocar por novas.
Outra, como faço para ter certeza de que as bengalas da minha moto estão danificadas? depois de um certo tempo de uso, elas fomam um “anel” de sujeira nas bengalas, próximo ao limite de curso do amortecedor. Poderia ser outra coisa? Abs, Rafael.

Bengala vazando óleo pode ter várias causas

Bengala vazando óleo pode ter várias causas

R: É possivel corrigir defeitos nas bengalas com o serviço de re-deposito de cromo duro sim, Rafael.
Nos casos em que o desgaste já é excessivo, as buchas ficam folgadas, não pára óleo sob os retentores, mesmo quando novos ou o cromo original de desprende da peça.
Empresas especializadas em recuperação de cilindros hidráulicos de maquinas tem os equipamentos de eletro-deposição de cromo duro e retíficas para isso e algumas oficinas mais especializadas em suspensão tem contatos com essas empresas para recuperar bengalas de motos.
Para saber se as suas bengalas estão danificadas faça a medição do diâmetro dos tubos nas regiões onde não há desgaste e onde ele existe. Veja no manual de serviço da sua moto qual a tolerância máxima entre a medida maior e a menor, faça o serviço se for ultrapassada diferença.
A simples poeira acumulada sobre a área onde o retentor trabalha não é indicação. Um vazamento de óleo em que a troca dos retentores e das buchas internas não resolvam indica a possibilidade da necessidade do serviço de recuperação do cromo das bengalas. Mas só a medição e análise microscópica de eventuais riscos profundos podem indicar a necessidade do serviço.

Boa sorte,
Abraços

 

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.

Para escrever para Motonline, clique aqui