Publicidade

Rossi ganha no Estoril e adia decisão do título

O senhor do Estoril voltou aos triunfos na pista portuguesa esta tarde no bwin com Grande Pr‚mio de Portugal. Valentino Rossi, da Fiat Yamaha, apresentou-se ao seu melhor n¡vel para regressar …s vit¢rias depois de trˆs corridas consecutivas afastadas do p¢dio e adiando assim a decisÆo do ceptro da categoria rainha.

“The Doctor” largou mal de terceiro, caindo para a quinta posi‡Æo, mas nÆo tardou a recuperar o terreno perdido para se envolver em impressionante duelo com Dani Pedrosa (Repsol Honda) depois de ter passado o rival na luta pelo t¡tulo e l¡der da classifica‡Æo Casey Stoner (Ducati Mariboro).

Rossi nunca deu muito espa‡o a Pedrosa, encetando sempre grande pressÆo enquanto avaliava os poss¡veis pontos de ultrapassagem, o que acabou por proporcionar momentos extremamente emocionantes pontuados por v rias trocas de posi‡äes com o espanhol nos momentos finais da corrida. A manobra definitiva acabou por surgir na £ltima volta, na Parab¢lica Interior, quando o jovem espanhol falhou a travagem nÆo mais conseguindo recuperar a lideran‡a da corrida para terminar na segunda posi‡Æo.

Publicidade

Enquanto isso, Stoner, que largou da segunda posi‡Æo da grelha, liderou nos momentos iniciais da corrida, mas acabou por concluir a corrida na terceira posi‡Æo depois de levar a cabo uma tirada mais cautelosa, optando por correr para o Campeonato e garantir o 10ø p¢dio do ano em 14 poss¡veis at‚ ao momento na categoria de MotoGP.

Aqu‚m das expectativas ficou o CampeÆo do Mundo. Nicky Hayden, da Repsol Honda, esteve em bom plano ao longo do f¡m-de-semana, garantindo mesmo a primeira pol‚ desta sua dif¡cil temporada de adapta‡Æo …s 800cc e de defesa do t¡tulo, mas a verdade ‚ que nÆo logrou converter essa vantagem na que seria a sua primeira vit¢ria do ano. De todas as formas, e depois dos desaires de Laguna Seca e de Brno, “Trick Daddy”, voltou a terminar entre os quatro primeiros como tem feito desde Assen.

Marco Melandri (Honda Gresini) terminou em quinto, … frente do anglo-americano da Rizia Suzuki, John Hopkins, e dos espanh¢is Carlos Checa (Honda LCR) e Toni Elias (Gresini Honda). O companheiro de equipa de Stoner, Loris Capirossi, foi nono, …frente de Colin Edwards (Fiat Yamaha), que fechou a lista dos dez primeiros no circuito do Estoril.