Sahara 96, Twister, abs, óleo

Sahara 96 – Caros, bom dia! Gostaria de fazer uma pequena mudança na minha moto, e, portanto, gostaria da sua experiente opinião.
1) Tenho uma Honda Sahara 96 bem conservada, e gostaria da transforma-la em uma Motard. Estou pensando em colocar um aro 17″ na frente manter o 17″ na traseira, e usar os Pneus da Twister. O que vc acha?…Eu precisaria alterar a suspensão dianteira?…Como ficaria a velocidade no odômetro?…Qual a real vantagem / desvantagem em sua opinião??.
2) Tenho uma CB400-82 também muito conservada, e gostaria de substituir o Pneu traseiro original, por um Pneu 80-18-130 da CBX-750F. O que me diz..Quais os a favor e contras?? Sem agradeço a sua atenção, e aguardo a sua resposta. Respeitosamente, Carlos Eduardo(47) – Guamaré – RN
– Caro Sr.Carlos Eduardo 1- A rodagem da Twister é:
Pneu dianteiro: Pirelli MT75 100/80 – 17 M/C 52S (sem câmara)
Pneu traseiro: Pirelli MT75 130/70 – 17 M/C 62S (sem câmara)
As modificações almejadas me parecem adequadas para uma pilotagem em estrada com a Sahara. A diminuição da roda dianteira de 21 para 17 polegadas representa abaixar 2 polegadas na altura da moto. Isso faz com que a medida do trail se encurte e as mudanças de direção se darão mais rapidamente e sem tanto esforço. Em contrapartida a estabilidade em linha reta sofrerá um bocado, podendo até ocorrer o “head shake” que é aquela assustadora oscilação da frente. Se isso ocorrer abaixe um pouco a traseira liberando a pré-carga da mola para recuperar a estabilidade. No mais, escolha os aros de boa qualidade e faça a montagem das rodas em uma oficina qualificada. Ah, não se esqueça de colocar as cameras de ar, os pneus não funcionam sem elas em rodas raiadas.
2- O pneu da CB750 é dimensionado para ela, na CB400 ficaria demasiado
grande fazendo com que a estabilidade da moto fique comprometida. As rodas
de moto não comportam pneus maiores do que os que foram projetados para
elas, sob pena de prejudicar a estabilidade nas curvas.
Esses são os contras, a favor só a impressão de uma roda maior fica mais
bonito. Acho duvidoso.
Esclarecendo: A troca da rodagem na Sahara não compromete a estabilidade
porque as medidas da largura das rodas são compatíveis com as dos pneus,
isso é se a largura da roda 17 dianteira for igual a da Twister, assim na
inclinação das curvas os pneus mantém a mesma “pegada” do que quando em
linha reta.

ABS
Depois de ler tanto sobre abs me veio uma questão na cuca. É possível instalar o dispositivo na minha bandit 1200, e quem faz isto no Brasil. Abraços. Marcio(33) Curitiba, PR
– Não há nenhum dispositivo ABS disponível para instalação como acessório. São
equipamentos computadorizados desenvolvidos e programados exclusivamente
para cada veículo, não compatível portanto a adaptações. Há até quem abomine essa utilização em motos. Eu mesmo, acho que os freios de moto (carros também) têm que ser modulados pelo piloto, ele tem que aprender a sentir a tração de cada roda e aplicar os freios de acordo. Isso se for feito por computador vai fazer com que os pilotos não saibam mais ler o terreno e medir a velocidade segura para cada situação.
Assim, o ABS pode liberar o freio numa situação de tração zero e deixar a moto bater num muro por exemplo, porque o piloto não percebe que não pode fazer a manobra em velocidade incompatível com a tração.

Óleo
Eu tava lendo uma reportagem sobre óleo ai lá esta escrito que o óleo com o maior api e o sj mais ta errado pois o óleo yamalube Yamaha e api sl então esse deve ser o de melhor qualidade ??? Alex (26) Frutal, SP
– API não dá uma escala de qualidade de óleo! Não há um melhor ou um pior são especificações, cada sigla é para um tipo de uso. API ou American Petroleum Institute http://www.api.org é um órgão do governo Norte Americano que certifica a qualidade dos derivados de petróleo. Cada designação (SJ, SL, etc) tem sua especificação e uso adequado. Existe a crença de que a especificação mais recente pode ser a mais desenvolvida mas isso não é correto. O fabricante do veículo normalmente especifica o lubrificante a se utilizar por um padrão internacional que pode ser o API, ou até o JPI que é o instituto japonês de qualificação de derivados de petróleo.
Apenas tenha o cuidado de verificar se na embalagem do óleo que utiliza, tem a sigla que o fabricante de sua moto especifica no padrão original ou equivalente.

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Carlos Bittencourt é administrador de empresas e motociclista desde 1968, participou na década de 70 do grupo pioneiro do fora de estrada no Brasil, em parceria com Carlão Coachman, Julio Carone, Ronnie Hornet Kopenhagen, Emílio Camanzi entre outros, hoje tem junto com os irmãos Mario e Marcos Baptista de Castro uma empresa de prestação de serviços em motocicletas.
– Carlos Bittencourt