As motos trail estão entre as preferidas dos brasileiros. Afinal, oferecem robustez para encarar a buraqueira da cidade, versatilidade para aventuras e conforto para viagens. E modelos como as Sahara e Lander estão prontas para tudo isso e muito mais. Então, qual é a melhor delas?
Sahara e Lander: qual escolher?
A resposta irá depender das prioridades de cada motociclista. Uma moto completa ou com o melhor custo benefício? A mais potente ou a que faz mais quilômetros por litro? Por isso, elaboramos um comparativo simples para mostrar qual a mais indicada para cada necessidade ou realidade.
Antes, vale destacar que os dois modelos se destacam em quesitos como conforto, durabilidade e economia, cumprindo com êxito o propósito das motos trail. Inclusive já as comparamos detalhadamente aqui, e aqui as colocamos do lado de opções da BMW e Kawasaki.
A Sahara 300 pode ser a melhor…
1. Para quem prioriza tecnologia
A Honda tem vários recursos ausentes na Lander 250. Enquanto a Yamaha sequer possui ABS na roda traseira ou indicador de marchas no painel, a Sahara tem ABS nas duas rodas, iluminação full-LED, painel completo, embreagem assistida e deslizante, tomada USB e sistema de frenagem ESS (luzes de emergência). Ou seja, a Honda é mais completa.
2. Para quem busca mais desempenho
Se importância é um ponto importante para você, a balança pende novamente para a Sahara. Afinal, o modelo entrega 25,2 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque, contra ‘apenas’ 20,9 cv e 2,1 kgf.m da Yamaha. Na prática, estes 20% a mais de cavalaria fazem diferença nas acelerações e retomadas, bem como na hora de manter velocidades mais altas na estrada – sobretudo se estiver levando garupa.
3. Para quem quer uma moto ‘mais adventure’
Não se engane pelo para-lama dianteiro baixo, a Sahara 300 está pronta para aventuras severas no off-road. Afinal, seu chassi derivado da CRF 250F lhe conferiu muito mais agilidade e robustez que visto na sucessora XRE 300.
Ao subir na moto, o piloto já nota como ela é mais esguia que a antecessora. Além disso, as suspensões são mais firmes, justamente para mandar bem em obstáculos como buracos e valetas. Por mais que a Lander também seja competente neste quesito, a Honda demonstra potencial para ir um pouco mais longe.
Pense numa Lander 250 se você…
1. Prioriza custo-benefício
Nem tudo mundo se importa em ter a moto mais badalada do mercado. Às vezes, menos é mais. Para muitos, ‘apenas’ uma trail média competente já está de ótimo tamanho. E a Lander 250 é uma, pois une robustez, conforto, versatilidade e economia. E, nas lojas, custa cerca de R$ 6 mil a menos que a Sahara. Segundo a Fipe, a Yamaha é negociada a aproximadamente R$ 27.633, enquanto a Honda tem preço médio de R$ 33.578.
2. Privilegia o pós-vendas
Um dos principais trunfos da Lander para fazer frente à Sahara, mais moderna e potente, está no pós-vendas. Isso porque a Yamaha oferece 4 anos de garantia ao modelo, a maior do mercado nacional. Além disso, ela faz parte do seu programa de Revisão Preço Fixo. Não que os 3 anos de garantia da Sahara sejam um ponto negativo, mas o prazo estendido da Lander pode acabar conquistando aqueles que já precisaram da garantia em algum perrengue – e não a tinham.
3. Prefere motos ‘consagradas’
A Sahara deriva de projetos bem-sucedidos da Honda, como CRF 250F e CB 300F Twister, então comprá-la está longe de ser uma ‘aventura’. Porém, o modelo é um lançamento e, como tal, está longe da tradição da Lander 250, conhecida dos brasileiros há 18 anos. Assim, a Yamaha pode ser uma opção mais sensata para quem prioriza um produto estabelecido, ‘aprovado’ pelo mercado há muitos anos – ou décadas.