Publicidade
Foto: F bio Arantes

Foto: F bio Arantes

Fala Tite; Tava fu‡ando seu fotolog, vendo as fotos antigas, a¡ vi uma foto de um salto com uma XLX 350 e uma T‚n‚r‚ 600. (qual a pron£ncia correta do nome dessa moto?). A¡ eu ia perguntar pra vc se a T‚n‚r‚ nÆo ‚ uma moto muito pesadona pra ficar dando esses saltos, se isso nÆo acaba com ela. Mas um pouco depois eu vi uma foto de vc pulando com a Hornet, entÆo achei melhor nem perguntar. Hahaha. Mas diz a¡, pode-se pular daquele jeito com qualquer moto? Biz, CG, GoldWing, Shadow, Hunter 90, etc?
Rodolfo – Guarulhos, SP
A rigor essas motos nÆo foram feitas pra saltar, mas levando em conta que: a) as motos nÆo eram minhas; b) eu sou um pobre jornalista especializado pago para testar as motos no limite m ximo; c) ‚ uma del¡cia salta de moto. Concluo que eu mere‡o ser espinafrado pelos motonliners. A pron£ncia correta ‚ Tˆnˆrˆ.

Ducati
Falae tio Tite! legal a foto da Ducati Desmosedici Replica. a tecnologia de motos esportivas chega nas ruas muito mais r pido do q a tecnologia de carros F1. E parab‚ns por todas as mudan‡as no site! t  cada vez melhor, e com o conte£do de sempre. abs
Mauricio – Jundiai SP

Escape
A linha de escapes produzidos pela XYZ realmente aumenta a potˆncia da motocicleta? Haver  algum ganho em velocidade final ou acelera‡Æo? Eles podem prejudicar o motor.
Rayandder – Pesqueira, Pe
Leia o item n§ 12 do nosso FAQ.

Publicidade

àleo
Oi tenho uma cb450, gostaria de saber qual o ¢leo de motor que devo colocar?
Gilberto – SÆo Paulo
Vc precisa procurar no manual da Cb 450. Se nÆo tiver consulte nos f¢runs de internet algum sobre as famosas CB 450.

Charuto
Conversando com o Bob Sharp, est vamos tentando lembrar o nome do Charuto, mecƒnico e assistente do Walter Barchi o Tucano. Lembro-me que seu primeito nome era Walter. Ser  que lembram de seu nome completo, ou algum Motorliner sabe, ou se lembra? Um abra‡o, ao Tite, ao Harada, ao Durval e ao Renzo.
Julio Carone – SP – SP
Graaaaande Maestro J£lio! NÆo sei o paradeiro do Charuto, mas se algum de nossos amigos Motonliners souber ‚ s¢ avisar. Talvez o Milton Benite saiba a resposta. Ele est  na Sundown.

Capacetes
Ol  Tite. Frequento o seu espa‡o h  bem pouco tempo, mas j  deu pra perceber que vocˆ manja muito do assunto ! Parab‚ns. Eu queria te fazer uma “consulta”: apesar de ter tido moto desde os 13 anos de idade, passei um periodo sem possuir nenhuma e agora estou tirando uma Hornet via cons¢rcio. Estou querendo comprar um capacete escamote vel de boa qualidade e at‚ agora estou entre : B., Z.e H. O que vc pode me dizer a respeito deles? O uso ser  80% cidade e 20% viajens curtas. Outra coisa, vc tem alguma dica de onde comprar jaqueta A. ou similar a pre‡os compat¡veis?
Fl vio – Santos/SP
Primeiro, fique ligado no nosso encontro Motonline em Santos, dia 17 de julho. Segundo, n¢s nÆo indicamos produtos, servi‡os, lojas ou oficinas que nÆo anunciam em nosso espa‡o. Todas essas marcas que vc mencionou anunciam apenas em revistas.

Qual
Estou na d£vida entre comprar uma suzuki 125 (yes) ou uma CG150 (titan). Quero uma moto economica, para andar na cidade (Belo Horizonte), mas que seja boa pra dar umas voltinhas pela estrada de vez em quando, s¢ em cidades vizinhas, tipo Caet‚ ou Ouro Preto. NÆo gosto do modelo da biz, que seria mais econ“mico, mas nÆo tem embreagem. Seria bom se a moto subisse bem em “morros”, inclinados, bem caracter¡sticos aqui na regiÆo. O que vocˆs sugerem?
Ana – Belo Horizonte, MG
Anita, pela sua descri‡Æo ‚ melhor uma moto mais potente, nesta caso a CG 150 ‚ mais indicada.

Publicidade

Duke
Tite, vocˆ j  teve oportunidade de pilotar a KTM Duke II 640? Que tal essa moto?
Jos‚ – Barueri – SP
Pilotei sim.  uma motoca bem legal, mas prepare-se para uma loooonga convivˆncia, pois ‚ dif¡cil de comercializ -la.

Agroboy
U‚! Tite. Vocˆ nÆo publicou a minha £ltima mensagem que foi enviada no dia 13/06/06! Tinha l  uma corre‡Æo dizendo que acesso o site quando estou desocupado, mas nÆo s¢ por isso.  que gosto tamb‚m de me informar, e vocˆ contribui muito pra nossas informa‡äes de leitores sobre motos na internete. E que tamb‚m sem levar tombos em trilhas, apenas trabalhando, ap¢s andar 30.000 km, estou satisfeito com a minha XTZ que ‚ esperta, forte e econ“mica nas estradas de terra se comparada a qualquer outra 125 cc que conhe‡o. Nesses £ltimos dias com a crise no agroneg¢cio tenho ficado muito parado nesse escrit¢rio e estou aproveitando pra me informar sobre as coisas que gosto. Me desculpa se tenho sido chato.Ok? Ainda quero comprar uma moto s¢ pra curtir e suas informa‡äes vÆo me ajudar a ecolher a melhor.
F bio – Orizona-Go

Qual
Tite eu t“ com uma d£vida cruel, qual moto devo comprar? A ybr125 2006 ou a cg 125 fan 2006, eu gosto mais do design da ybr, e muita gente fala que a cg t  dando muito problema, se puder me ajudar eu fico super agradecido. Espero anciosamente por sua resposta.
Gilvane – Nova Lima – MG
A YBR nÆo posso opinar, pois nÆo testei essa moto. O teste da Honda CG 125 Fan est  dispon¡vel no site.

Livro
Tio Tite! eu tinha uma pergunta a lhe fazer, mas como sempre vc ja respondeu tantas perguntas aki que acho que temos que reunir todas as respostas do “cartas ao leitor” e montar um livro de cabeceira! inclusive j  achei minha resposta rapidamente! obrigado pelo ¢timo site e por nos ajudar tanto!
Arthur – Belo Horizonte/MG
Isso ‚ um Motonliner educado!

Publicidade

Z1000
AmigÆo, estou quase desistindo da Hornet para pegar a Kawasaki Z1000. pelo que andei pesquisando, me parece que ‚ uma tremenda moto. Mesmo com o problema da redu‡Æo de atividade da Kawasaki no Brasil, seria uma excelente op‡Æo de naked para mim (1,84m e 90kg). O problema ‚ desembolsar mais 12 paus (em rela‡Æo ao pre‡o da Hornet), ou seja, 36% a mais. Ai vÆo minhas d£vidas/perguntas: pelo que vc conhece ou j  houviu sobre a Z1000, ser  que ela vale os 36% a mais que a Hornet? Kawasakis dÆo muita dor de cabe‡a (manuten‡Æo excessiva)? Vc teria alguma revista com o teste da Z1000?!
Julierme – Bras¡lia-DF
Rapaz, vc tem certeza desse valor? Em SÆo Paulo essa moto estava sendo vendida a R$ 52 mil, ou seja R$ 20 mil a mais que uma Hornet. Realmente, a julgar pela atividade da Kawasaki no Brasil vc pode ficar meio desamparado.

Fazer
Fala Tite! Entaum kra, eu tenho uma Fazer com 750km rodados. Um dia eu estava andando normalmente com ela e reduzi p/ sagunda marcha p/ fazer uma curva relativamente fechada, qdo eu saio da curva eu resolvo dar uma acelerada p/ ultrapassar um carro e naum ‚ q a bixinha me da uma engasopada com direito a akeles estourinhos no escape!! o motor estava a 3.000 rpm qdo eu acelerei rapidamente! msm com I.E ‚ normal isso acontecer? ou tem algo de errado com a minha?
Victor – Campinas – SP
Tem algo de errado com a sua moto. Informe isso na revisÆo dos 1.000 km.

Pesos
Tio Tite, pra que serve aqueles pesos que vÆo nas pontas dos guidäes de algumas motocicletas, (biz, twister, strada etc)?
Wagner – SP – SP
Tem duas finalidades: reduzir a vibra‡Æo na ponta do guidÆo e aumentar o efeito alavanca. Quanto maior – ou mais pesada – a alavanca, menor a for‡a pra virar o guidÆo.