Publicidade

A Ducati planeja fazer um regresso marcante à produção de motores monocilíndricos. Para isso, a marca italiana já prepara um motor mais forte que o de bicilíndricas da categoria como Yamaha MT 07 e Kawasaki Z 650! Como isso é possível? Confira em detalhes!

Ducati com monocilíndrica de 650cc 

Para mover a novidade a marca apresentou o novo “Superquadro Mono”, motor que busca estabelecer um novo padrão de referência em termos de desempenho para a categoria. Essa novidade deriva da unidade bicilíndrica da 1299 Panigale, de quem herda o pistão de 116 mm de diâmetro, a câmara de combustão e as válvulas de admissão em titânio.

Superquadro Mono

Superquadro Mono vai redefinir o que conhecemos sobre motores de um cilindro

Também da Panigale, o motor monocilíndrico vai ganhar o escape em aço e a distribuição Desmodrómica. Em resumo, será uma unidade com potência máxima de 77,5 cv, que podem se tornar 84,5 cv com o escape de competição! Já no torque, são 6,4 kgf.m.

Publicidade

Mais do que isso, o Superquadro Mono vai ter uma rotação máxima de nada menos que 10.250 rpm. Desta forma, a Ducati vai bater motores como as bicilíndricas MT-07 e Ninja/Z/Versys 650, que entregam potências próximas aos 74 cv e 70 cv, respectivamente. Também poderá ultrapassar até tricilíndricas, como a Triumph Trident 660, de 82 cv.

Ou seja, uma performance nunca antes alcançada por um motor monocilíndrico de uma moto de rua!

Veja também:

Publicidade

Lançamento em breve! 

O nome Superquadro para o motor tem origem na relação extrema entre diâmetro e curso. Graças ao seu curso muito curto, a unidade pode atingir velocidades de rotação típicas de motores de competição.

Supermono

Supermono de corrida dos anos 90 será a inspiração para a novidade monocilíndrica que chega em novembro

A inspiração para a novidade vem da moto de pista Ducati Supermono, uma motocicleta construída para correr em categoria própria. O conceito consistia basicamente num motor monocilíndrico e conjunto ultra-leve, uma ideia que nasceu no início dos anos 90. Na época, produzia 75 cv e pesava apenas 118 kg.

Agora o novo motor Superquadro Mono vai dar origem a uma motocicleta inédita. Ela será apresentada no quinto episódio da série “Ducati World Première 2024”, marcado para a quinta-feira 2 de novembro.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]