Foto: Slider pra proteger o quadro

Sliders, garupa, Balaios, Hornet 2008, apressado etc

Foto: Slider pra proteger o quadro

Foto: Slider pra proteger o quadro

Tite, Minha d£vida ‚ quanto … utiliza‡Æo daqueles “pinos” (que nÆo sei o nome) que, acoplados ao quadro da moto, visam protegˆ-la em caso de quedas (similar aos antigos mata-cachorros). Queria saber se ajudam ou se correm o risco de agravar as consequˆncias da queda, pois protegem partes esteticas, mas poderiam submeter o quadro … esfor‡os maiores, e causar danos ao mesmo (entortar por exemplo)?
Maro – Curitiba, PR

R: PÆts, acho que nÆo entendi, se for umas pe‡as de pl stico presas ao quadro sÆo sliders (escorregadores, em inglˆs), que servem pra proteger a carenagem e lateral do motor em casa de estabaco. Parece umas rodinhas de skate.

Garupa
Tite, uma pergunta que nÆo ‚ pra vocˆ e sim pra Sra. Tite, como sou casado e ando a maior parte do tempo com a esposa, qual moto de 600 cc ou mais , a sua excelent¡ssima esposa, elegeria como a garupa mais confort vel para viagens m‚dias e longas.
Hil rio – Praia Grande- SP

R: Bom, vc perguntou e ela respondeu, agora se vira: “A Honda Gold Wing 1800, porque tem encosto, m£sica e cabe todos os meus cremes nas malas”.

Balaios
Amigo Tite, Gostei mui de Alma Selvagem I, para o II tenho uma sugestÆo: faz uma mat‚ria sobre a Rua Cear , o nome ‚ Cear  mas fica no Rio de Janeiro, nela estÆo situados a sede dos Balaios, que j  foram considerados os Hells Angels lisarbianos, diversas oficinas e sedes de moto clubes e o Heavy Dutty, um bar tradicional de motociclistas e Rockn Roll. Tem tamb‚m o Moto Clube de Petr¢polis, que alegam ser o primeiro moto clube do Lisarb.
Charles – Rio de Janeiro – RJ

R: Ferrari, valeu pela dica!

Hornet 2008
o senhor sabe alguma coisa sobre a hornet 2008 modelo europeu que vai ser montado no nosso querido pais, me diz vai realizar um teste com ela.
Rodrigo – sorocaba – SP

R: Sim, posso dizer: o teste ser  realizado dentro de mais alguns dias, aguarde!

Apressado
Tite, Te mandei esta pergunta a uns 20 dias atraz mais como vocˆ disse que estava com as cartas atrasadas nao esquentei, j  que vocˆ nÆo respondeu acredito que nÆo tenha recebido. EntÆo segue novamente a pergunta, agora a t¡tulo de desencargo de conciencia j  que as novas rodas e pneus j  estÆo na moto e gostei muito diga-se de passagem.
Andr‚ – SÆo Paulo Sp

R: Agora que vc j  instalou esses pneus de que adianta saber minha opiniÆo? Eu nÆo faria isso, mas suspeito que agora ‚ tarde!

Nino
Grande tite, espero que nao esteja com fome quando ler esa mensagem. Vamos a pergunta, por onde anda o Nino Rosa? Se antigo colaborador do Motonline? quem sabe vc chama ele pra responder algumas mensagens??
Vinicius – Divinopolis – NG

R: Pow, o Nino saiu corerndo com o rabo entre as pernas depois de toda bronca que ele levou!

Qual
Tite, Me parece que voce viaja muito entre S. Paulo e Floripa. Qual foi a moto mais confort vel que voce testou em viagens assim? E, ainda em termos de conforto, que tipo de moto ‚ melhor para viagens de 1000km? As custom tipo hornet, as dual-purpose, ou motos tipo intruder, shadow boulevard?
Jos‚ – SÆo Paulo -SP

R: Humm, tema polˆmico. Tecnicamente o conforto est  ligado diretamente ao bem-estar. Se algu‚m se sente bem pilotando uma cadeira el‚trica vibrante quem pode ser contra? Do ponto de vista ergon“mico o estilo mais confort vel seria a dual-porpouse por ter maior curso de suspensÆo, posi‡Æo bem dividida entre peso das pernas e bra‡os, mas esbarra no banco fino e duro. Portanto as big-trails seriam melhores por ter bancos mais largos e estofados. Motos custom for‡am demais a coluna por obrigar a descarregar todo o peso do corpo diretamente na bunda (as pernas ficam pra frente), por‚m tˆm bancos gigantescos que parecem poltronas. A melhor combina‡Æo entre ergonomia e conforto sÆo as sport-touring e as cruisers (Gold Wing, BMW R 1200LT, etc) mas a¡ o desconforto est  no pre‡o! Ou seja, nÆo existe resposta para essa pergunta.

Manuten‡Æo
Doc Tite. Possuo uma Twister 2003 e pretendo subir de cilindrada. Quero uma GS 500 ano 99 + ou -, por‚m tenho medo de desembolsar muito dinheiro para manuten‡Æo, pois 99 t  v‚inha. Me d  uma dica ai tiozÆo, compro sem d¢ ou vou ter prej£? Aproveitando, o ¢leo SAE 90 “para transmissäes hip¢ides” ‚ o ideal para lubrificar a corrente?
JoÆo – Vit¢ria – ES
SugestÆo. Caro Tite, seus testes entre modelos de motos deveria citar o custo benef¡cio entre os modelos testados, visto que ‚ de fundamenta importacia, pois ha no mercado motos com pre‡os bastante atrativos e cujo a manuten‡Æo ‚ CARA PRA C****! A YAMAHA por exemplo, tem motos ¢timas, mas Deus nos livre de ter que trocar alguma pe‡a nelas.
Elias – Arcos – MG

R: JoÆo e Elias, a fun‡Æo dos testes ‚ revelar as caracter¡sticas da MOTO e nÆo a rela‡Æo de manuten‡Æo, pra isso basta ler o item 22 do nosso FAQ que explica direitinho como fazer pra comparar os custos de manuten‡Æo. Cabe ao usu rio fazer suas pr¢prias pesquisas antes de comprar qualquer coisa. JoÆo, sim, pode usar esse ¢leo hip¢ide, mas nÆo confunda com ¢leo para hemorr¢ide!

Trƒnsito
Roberto Scaringella nÆo ‚ (ou nÆo deveria ser…) referˆncia para ningu‚m quando o assunto ‚ motocicleta. NÆo foram poucas as vezes em que ele desancou as motocicletas em entrevistas na Quatro Rodas nos anos 80 e 90. Entregar o controle do trƒnstio a quem nÆo reconhece as motos como ve¡culos ‚, no m¡nimo, contraproducente.
Enfim, cest la vie!
Leonardo – Santos/SP

Corre‡Æo da corre‡Æo
Tite, o Eduardo de Florian¢polis, na carta dos leitores, corrigindo o Lauri tamb‚m errou. A temperatura do ponto de fusÆo do estanho, por exemplo, ‚ maior do que a temperatura ambiente (22 graus).
Luiz – SÆo Paulo – SP
Tio, esse negocio do corretor corrigir o corretor, que por sua vez recorrige o corretor, t  rendendo, hein! EntÆo deixa eu dar minhas corre‡äes tamb‚m: o termo, como colocado pelo motonliner ‚ o mais correto: ar/combust¡vel, no lugar de ar/gasolina, pois nossa gasolina por si s¢, j  ‚ uma mistura de gasolina mais etanol adicionado em at‚ 24% de volume. Isso, sem considerar outras misturas adicionadas por criaturas excr£pulas. E com rela‡Æo ao ¢leo lubrificante, o tema em questÆo se refere a perda no motor devido a sua EVAPORA€ÇO, e nÆo necessariamente, … sua ebuli‡Æo, que por sua vez pode ocorrer entre temperaturas de 165 a 400 graus celsius, valores muito altos para serem atingidos nas partes dos motores, com exce‡Æo da cƒmara de combustÆo interna que pode chegar a temperaturas at‚ mais altas que isso. Lembre-se que um l¡quido para evaporar, nÆo necessariamente precisa entrar em ebuli‡Æo, senÆo nossas roupas e outras coisas nunca secariam depois de lavadas.
Rogerio – Rio Branco, AC

R: Corrigindo a corre‡Æo: o primeiro man¡aco que me corrigir de novo eu pe‡o pra sair!

Bruce
Tite, Gostaria lhe parabenizar por suas mat‚rias e testes. Gosto muito do que escreve e do jeito como escreve, gosto do jeito com que mostra a sua indigna‡Æo com os problemas que vivenciamos no LISARB. E de algu‚m com a sua ‚tica e responsabilidade que precis vamos no lugar do quadridedo. Mas como j  dizia capitÆo nascimento “quem disse que a vida ‚ f cil”. Pra finalizar, vocˆ est  um leg¡timo amigo do alheio na foto “Bruce Billis”
Diomar – Novo Hamburgo – RS

R: Quadridedo, hahahaahahahaha, num agento vocˆs!