Intruder_c1800

Suspensão áspera na Intruder

Senhores, senhoras da motonline, onde eu consigo informações como fazer com que o amortecedor da frente da moto em pequenas protuberãncias do solo não fique batendo. As bengalas funcionam corretas quando o êmbolo desce com mais intensidade. No entanto um terreno com ligeiras alterações, ele bate sem amortecer.
Agradeço antecipadamente. Sidney

Depois de colocar o óleo, tire o ar do sistema e meça o nível do óleo nas bengalas, sem mola e todo comprimido

Depois de colocar o óleo, tire o ar do sistema e meça o nível do óleo nas bengalas, sem mola e todo comprimido

Olá Sidney,
Não sei que tipo de intruder é a sua mas esse problema normalmente é resolvido com a troca do óleo das bengalas. Um óleo mais fino e em quantidade maior.
O óleo mais fino do que um SAE 30 ou 20W-50 por exemplo, ou o tipo ATF para transmissão automática vai resistir menos aos movimentos leves do êmbolo, mas em contrapartida os movimentos grandes podem se ampliar e deixar a moto com um sag muito grande (frente baixa e/ou muito mole).
Resolva isso aumentando o nível do óleo dentro das bengalas mas muito cuidado para não provocar calço hidráulico, aumente gradativamente. Uma referência é 17 mm antes do topo das bengalas, medindo sem as molas e com o curso todo comprimido. A intenção é aumentar a progressividade da resistência da mola, com o auxílio de uma bolsa de ar menor. Ao ser comprimida essa bolsa de ar por ser menor, aumenta a curva da resistência da suspensão no fim do curso.
O resultado dessa combinação é uma suspensão mais livre aos leves impactos sem bater no fim do curso ou perder o controle nos grandes.

Abraços,
Bitenca

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.