Publicidade
Foto: XT 660 pipocando

Foto: XT 660 pipocando

Comprei uma XT 660 ano 2006. Ao brecar, ou reduzir a velocidade somente no motor, ou‡o o escapamento pipocando (o barulho ainda ‚ baixo). Na concession ria ouvi o famoso “‚ normal”. O que pode estar ocorrendo? Abra‡o.
Roberto – SÆo Paulo, SP

R Devido … presen‡a de um sistema de indu‡Æo de ar instalado no cabe‡ote para reduzir os poluentes ocorre um natural “pipoco”, este som inicialmente ‚ baixo por‚m, com o natural desgaste interno do silenciador, este barulho pode aumentar.

XR 200
Minha moto ‚ uma xr200/00 , a tenho faz 2 anos, e dei uma geral nela h  3 semanas atr s e resolvi que era hora de troca a corrente de comando, pois j  tinha mais de 55 mil quil“metros rodados, meu mecƒnico trocou, s¢ que faz 4 dias que reparo um barulhinho (que antes nÆo existia) que est  vindo de baixo, e ele s¢ faz quando estou andando devagar, tipo 20km/h o barulho parece vir da corrente de comando ou ‚ a pastilha de freio, pois quando freio o barulho aparece de novo, e do mais ela est  andando muito, s¢ que este barulho est  me preocupando muito!
Rafael, Niter¢i – RJ

Publicidade

R:  simples, coloque a motocicleta em cima de um cavalete central e gire a roda dianteira, caso apresentar o ru¡do ‚ o sistema de freio, no geral uma pastilha pode apresentar ru¡do devido … superf¡cie irregular de um disco usado, naturalmente a pastilha se adaptar  e o ru¡do diminuir  (aproveite para observar o empenamento do disco). Caso a origem do ru¡do for o motor, inspecione o motor na marcha-lenta e realize r pidas acelera‡äes, provavelmente vocˆ trocou apenas a corrente de comando mas nÆo trocou o seu tensionador. Em tempo, assim como na substitui‡Æo da corrente de transmissÆo, devemos trocar a coroa e o pinhÆo, na corrente de comando tamb‚m devemos trocar as engrenagens motora (instalada no virabrequim) e movida (instalada no eixo de comando).

Vazamento
Informa‡Æo Tecnica, Comprei uma CG 150 SPORT, na quarta feira dia 3/10 (no periodo da tarde) zero Km, nas tampas laterais e na tampa superior apresentao vazamento de oleo, Tenho tbem uma titan 03/04 e nunca aconteceu isso. Portanto isso acredito que nao ‚ normal, Pois uma moto zera nao pode ter vazamento de oleo, e se eu for ate a concessionaria eles devem me fazer a troca da Moto por outra Ciente que usei ela apenas 4dias esta com 400km rodado, ou se eles soh vao trocar a Junta.?
Diego – Presidente Prudente – SP

R: Karaka, em dois dias j  est  vazando ¢leo? Tem certeza? Algumas motos novas saem com uma cola de junta que pode derreter com aquecimento e apresentar uma mancha como se fosse um vazamento. Experimente limpar a  rea e rodar mais um pouco. Se persistir leva   concession ria, mas esque‡a a troca da moto toda porque isso nÆo rola.

Corujice
ola, sou a mae do toninho chiari piloto de motovelocidade, escrevo para informar sobre sua trajetoria depois da ultima materia em 2006 onde consagrou.se campeao do usminigp USA, toninho clasificou.se em terceiro lugar para vir a espanha disputar o IV World Festival Metrakit sem poder fazer um bom crono devido a problemas com sua moto voltou ao brasil com um trofeu de terceiro lugar na corrida,por este resultado inedito de um brasuka na espanha, em 2007 foi convidado pela equipe team lince de jose francisco pino bravo para participar do campeonato espanhol de andaluzia, estando a duas provas para terminar o campeonato com 110 pontos contra 125 de rubens fenoll, rumo ao V world festival metrakit em dezembro de 2007, muito obrigado pelo apoio ao meu filho, suse
Obs.site toninho (WWW.TONINHOCHIARI.COM)
susette -malaga – Espanha

Publicidade

R: OK, parab‚ns … cria! E mantenha-nos informados.

Freio
Prof Tite, me ajude! Comprei uma Tornado 2007 com 1,5 mil Km rodados. O ex-dono dela andava muito no s¡tio dele no interior daqui de PE e quando v¡ o freio dianteiro j  nÆo tinha as suas pastilhas originais por algum motivo relacionado … mal cuidado e etc. Senti o freio muito ruim de frenagem com rela‡Æo … minha ex-Tornado e a outras que fiz um teste para comparar. Bem, comprei uma pastilha original (car¡ssima por sinal) mandei fazer uma revisÆo de toda moto solicitando inclusive a retirada de Ar e limpeza geral do sistema de freio com uma lixadinha nas pastilhas e disco de praxe. Enfim, nada feito, a moto continua ruim de freia em situa‡äes de emergˆncia e quero saber o que o senhor faria nesse caso. Valeu e Boa Sorte no Faturamento do Filme!
Tony – Recife – PE

R: Olha, ‚ meio dif¡cil uma moto com 1.500 km rodados dar essa zica de freio, mas j  que o cabra usava no s¡tio, verifique se o disco nÆo est  muito riscado. Justamente a Tornado tem um freio bom da gota! No seu lugar eu relaxaria, tomaria uma aguinha de c“co ali em Boa Viagem, comeria umas patolas de caranguejo e depois pensaria o que fazer com essa disgrama de freio.

ABS
Oi Tite,tudo bom?! Tenho uma d£vida e confio muito no seu esclarescimento. Daqui 3 semanas vou comprar a Hornet 600 nova.A questÆo ‚:com ou sem ABS. Li por aqui umas mat‚rias que dizem que ao acionar o freio traseiro d  uma pin‡ada leve no freio frontal,e ao acionar o traseiro (freio hein tiozinho sapeca) com mais decisÆo implica em uma maior rea‡Æo de frenado no dianteiro fra‡oes de segundo depois penso:ser  que em uma frenada no in¡cio da tangˆncia de uma curva por eventual necessidade e com piso molhado,por exemplo,pode representar um certo perigo? Al‚m disso o abs custa 500 euros. Que achas?
Stefan – Barcelona

Publicidade

R: â Stefan, que alegria receber not¡cias suas! Eu nÆo gostava de ABS, confio mais na minha sensibilidade de freador profissional! Ms depois de viajar com uma KTM 990 debaixo de uma p* chuva virei fÆ de ABS! Como na Europa tem risco de piso congelado, eu pegaria uma com ABS sim! Acho que tem a op‡Æo de desligar, se quiser. E 500 euros nÆo ‚ nada pra um executivo como vocˆ, hehe!

Amazonas
Caros amigos gostaria de saber se vcs tem o site da fabricante AMAZONAS, ou rela‡Æo de concessionarias, pois fiquei muito interessado, no modelo custon 250, tenho uma virago 250 e estou vendendo ela pra comprar uma da sundow, mas achei esta bem mais interessante, poderiam me ajudar?
Luiz – Pouso Alegre, MG

R: Karaka, acho que j  publiquei umas 200 vezes esse endere‡o. Aqui, d  pra anotar, por favor! www.ameamazonas.com.br l  tem os telefones dos respons veis pela Amazonas, liga e pergunta tudo que vc quiser!