A nova BMW XR 1000 foi lançada na Europa! O modelo hiper tourer também ganhou versão da grife Série M, além de uma série de novidades herdadas da esportiva S 1000 RR, geometria revista e novos recursos eletrônicos. Veja o que mudou na crossover pensada para quem gosta de fazer longas viagens – e com pressa.
BMW XR 1000 série M
A BMW apresentou finalmente a sua nova M 1000 XR. A novidade tem 201 cv, vindos do motor quatro cilindros, com Shiftcam, derivado da superbike S 1000 RR. E para garantir que toda essa potência chegue na moto, o modelo recebe uma coroa traseira de 47 dentes.
No entanto, embora o motor possa ser a peça principal da BMW XR 1000, há muitas outras novidades. A motocicleta ganhou ajustes e atualizações em relação a S 1000 XR padrão. Entre os extras estão a nova aerodinâmica indutora de downforce.
Essas novas asas aerodinâmicas são mais sutis do que nos outros modelos M da linha BMW. Isso porque as peças estão escondidas nos painéis laterais. Mas a marca afirma que elas produzem 12 kg de força descendente aos 216 km/h.
Além disso, a hiper tourer ganhou suspensão Dynamic Damping Control, controlada eletronicamente e agora com ajuste de taxa de mola. E para segurar todo esse conjunto, a moto recebeu poderosas pinças de freio M, com discos de 320 mm na frente e traseiro único de 265 mm.
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Preço competitivo
Como seria de esperar, a nova BMW XR 1000 M vem recheada de dispositivos eletrônicos. O modelo conta com modos de pilotagem que ajustam da suspensão ao motor, limitador de pit lane, controle de largada e controle anti-deslizante de frenagem.
Sendo uma moto alta e de estilo touring, a novidade não é exatamente uma “peso pena”. Segundo a BMW, a motocicleta tem 223 kg no acabamento padrão. Mas com o pacote M, com rodas de carbono, entre outros detalhes, o modelo tem uma redução total de 3 kg.
Por fim, a BMW M 1000XR chega em locais como o Reino Unido a partir de 22.580 libras – cerca de R$ 136 em conversão direta. Um preço que é 5.790 libras (quase R$ 35 mil) a mais que o novo modelo básico S1000XR.
No entanto, a nova BMW XR 1000 M ainda é 9.415 libras (quase R$ 57 mil) mais barata do que a recém-lançada Ducati Multistrada V4 RS, que será a concorrente da série M. Até o momento, não há previsão de chegada da novidade no Brasil. A S 1000 XR saiu de linha por aqui em 2020 e ainda não retornou.