A Kawasaki Versys-X 300 é uma aventureira que encara qualquer caminho, seja por terra ou asfalto. No lançamento organizado pela Kawasaki tivemos a oportunidade em primeira mão de andar na novidade e a primeira impressão é muito boa. No rápido contato com a moto realizado em Paraty, no Rio de Janeiro, pudemos perceber que ela cumpre o que promete e pode até ir além.
A Kawasaki Versys-X 300 tem o mesmo motor de dois cilindros e 296 cc que equipa suas irmãs Ninja 300 e Z300 – já testadas por aqui. É o mesmo motor, porém montado em um chassi diferente. O motor é DOHC – duplo comando de válvulas no cabeçote – com 8 válvulas, refrigerado a líquido. Ele gera 40 cv a 11.500 rpm – 1 cv a mais que a Z300 – e torque de 2,6 kgf.m a 10.000 rpm – 0,2 kgf.m a menos que a Z300. O ganho de 1 cv foi resultante da mudança da relação e mapa de ignição.
Note que os 40 cv da Versys-X 300 são atingidos a 11.500 rpm, enquanto que os 39 cv da Z300 chegam em 11.000 rpm. O motor da nova aventureira recebeu modificações internas para melhorar a distribuição de força em baixos e médios giros, mas esse motor gosta mesmo é de trabalhar gritando alto. Quando aceleramos com vontade o propulsor mostra a sua cara, é bem elástico e fácil de pilotar, além de muito forte, mostrando ampla capacidade de acompanhar aventuras com motos maiores que ela sem se apertar.
A faixa vermelha do conta giros inicia-se em 12.000 rpm, porém o motor corta o giro após aproximadamente 13.500 rpm. Como já dissemos antes, esse motor gosta de trabalhar com o giro lá em cima, garantindo ótimo desempenho em altas rotações, o que de certa forma a torna bem diferente das motos trail de média cilindrada, cuja característica principal do motor é oferecer mais torque em baixas e médias rotações.
Assim como em sua irmã Z300 a vibração é quase que inexistente. O motor transmite pouco vibração, o que garante uma dose a mais de conforto. Nas extremidades do guidão estão instalados dois coxins, que minimizam a vibração. A embreagem assistida e deslizante é extremamente macia e reduz os desagradáveis trancos ao desacelerar, assim como o câmbio de seis marchas, preciso, macio e bem escalonado.
A Versys-X 300 vem equipada com freio dianteiro de disco único, com 290 mm e traseiro de 220 mm, também único, ambos em formato margarida. O poder de frenagem do conjunto se mostrou acertado em todas situações em que foram colocados à prova, uma ressalva deve ser feita somente para o sistema dianteiro, que mostra certa tendência à torção, por conta do disco único. Testamos as duas opções de freios, com e sem ABS. Na versão ABS é possível sentir a trepidação do freio traseiro e na versão sem ABS a diversão na terra é mais que garantida.
Para garantir um conjunto bem acertado para essa crossover, a suspensão não podia ficar de fora. Na dianteira o sistema é de garfos telescópicos com 41mm de diâmetro e 130 mm de curso, já na traseira o sistema é o Uni-Trak – com link e ajuste de pré-carga da mola, com 148 mm de curso. As suspensões são assinadas pela Kayaba, garantindo ótima absorção dos impactos, simplesmente engolindo buracos, lombadas e valetas, cumprindo o seu papel. O pneu que calça as rodas raiadas de 19° na dianteira e 17° na traseira é o já conhecido Pirelli MT-60, um pneu misto que cai bem tanto no asfalto, quanto na terra, dessa vez com câmara.
A ciclística da Versys-X 300 vai muito bem na cidade, na estrada, em curvas e na terra. O Rake é de 25°, trail de 108 mm e entre eixos de 1.450 mm. A moto tem um desenho esbelto, magro, que facilita a pilotagem. Apenas para título de comparação, na Z300 o Rake é de 26° e o trail é de 82 mm, enquanto o entre eixos é de 1.405 mm. O chassi usado neste modelo é do tipo backbone, que usa o motor como parte de sua estrutura. A posição de pilotagem é confortável e deixa o piloto em posição ereta, o garupa vai bem também, com ótimo espaço, assento bi partido e alças para se segurar o conforto é garantido. A Versys-X 300 vem equipada com um para brisa, que desvia parte do vento. Contribuindo para o conforto, as pernas ficam pouco flexionadas. O tanque de 17 litros promete uma autonomia grande, ideal para viagens e grandes deslocamentos.
O preço da Versys-X 300 não deixa dúvidas, atualmente ela não tem concorrentes diretos, sendo um upgrade para quem anda de Honda XRE 300 ou Yamaha XTZ 250 Ténéré e ainda não alcança a Honda CB 500X. Quem escolher a nova aventureira média da Kawasaki vai ter uma moto pronta para tudo, com um motor dócil e ao mesmo tempo forte, formando um conjunto harmonioso.
Todos esses atributos fazem da Versys-X 300 uma boa candidata a ser uma aventureira para que está começando, mas não quer uma moto muito grande pois necessita usá-la na cidade no dia-a-dia, com conforto e praticidade. Para a estrada ela oferece o desempenho de uma trail (acima da) média e não deixa a desejar quando o asfalto acaba. A Kawasaki Versys-X 300 está disponível em 3 versões: sem ABS, com ABS e na versão Tourer, que conta com faróis de neblina em LED, carregador USB, malas laterais de 17 litros cada, cavalete central, além de proteção do motor e protetor de mãos.
Ficha Técnica Kawasaki Versys-X 300 |
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Motor | Dois cilindros, arrefecimento líquido, 4 tempos, DOHC, 8 válvulas |
Diâmetro x Curso | 62,0 x 49,0 mm |
Alimentação | Injeção eletrônica c/ 32mm de diâmetro e 2 válvulas de aceleração duplas |
Taxa de Compressão | 10,6:1 |
Capacidade Cúbica | 296 cm³ |
Potência máxima | 40 cv a 11.500 rpm |
Torque máximo | 2,6 kgf.m a 10.000 rpm |
Sistema de Ignição | Digital |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido, lubrificação forçada |
Partida | Elétrica |
Embreagem | Manual, discos múltiplos em banho de óleo |
Cambio | 6 velocidades |
Transmissão final | Corrente |
Relação de transmissão | 3,286 (46/14) |
Chassi | Backbone em tubos de aço |
Dimensões (C x L x A) | 2.170 mm X 940 mm X 1.390 mm |
Altura do assento | 845 mm |
Distância entre eixos | 1.450 mm |
Vão livre do solo | 180 mm |
Peso em ordem de marcha | 173 kg S/ABS – 175 kg C/ABS – 184kg Tourer |
Tanque de combustível | 17 litros |
Ângulo de Cáster | 25 |
Trail | 108 mm |
Ângulo de esterçamento | 40º |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico, tubos de 41 mm de diâmetro, curso de 130 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor único Uni-Track com gás e ajuste da pré-carga da mola, curso de 148 mm |
Pneu dianteiro | 100/90-19M/C 57S |
Pneu traseiro | 130/80-17M/C 65S |
Freio dianteiro | Disco simples, 290 mm tipo margarida, pinça dupla com ABS (exceto na versão básica) |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm tipo margarida, pistões duplos c/ ABS (exceto na versão básica) |
Fotos de Marcos M. Carmona