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A Sahara 300 foi lançada no mês passado e chega agora ao mercado, onde encontra concorrentes à altura. Com diferenças de preços e propostas, a Honda acabará disputando a atenção com produtos tão interessantes quanto, como Yamaha Lander 250, Kawasaki Versys X-300 e BMW G 310 GS. Com tantas opções, qual é a melhor?

 

Sahara 300, Lander, Versys e GS

A Sahara chegou para substituir a XRE 300 e, assim como a antecessora, é rival direta da Lander 250 – inclusive, já fizemos um comparativo detalhado entre elas. Entretanto, os consumidores que tiverem uma folga no orçamento podem acabar optando por modelos mais refinados ou potentes, desde que compreendam suas propostas.

sahara 300 em todas cores e versões

A Sahara 300 é uma trail interessante, com raízes nas bem-resolvidas CRF 250F e CB 300F. Mas será suficiente para encarar a concorrência?

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Resumidamente, Sahara 300 e Lander são ‘motos trail raiz‘. Têm conjunto simples e robusto, motor arrefecido a ar, suspensões de cursos generosos e rodas raiadas de aro 21 e 18 polegadas. A Honda, inclusive, herda o chassi de uma moto projetada para as competições off-road, a CRF 250F.

Já as Kawasaki e BMW têm propostas igualmente aventureiras, mas com viés premium. Se perdem um ponto em aptidão off-road (graças às rodas menores e carenagens maiores), ganham outro em conforto e desempenho. Mas não se engane, você pode se divertir muito no fora de estrada com qualquer uma delas.

sahara 300 off road

Apesar de mecanicamente mais simples (sem suspensão invertida ou arrefecimento a líquido), a Sahara é a mais completa do nicho

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Qual tem mais potência?

Com conjuntos mais simples, Sahara e Lander ficam um passo atrás quando o assunto é desempenho. Seus motores arrefecidos a ar entregam potência entre 20,9 e 25,2 cv. Falando em simplicidade, também oferecem suspensões dianteiras com os tradicionais garfos telescópicos. Mas note os números de curso: mais de 220 mm para encarar buracos e até saltos sem qualquer preocupação.

Com motor de 2 cilindros em linha e arrefecimento a líquido, a Versys é a mais potente da categoria. São 40 cv para viagens e aventuras

Já a Kawasaki é a mais potente da lista, com 40 cv. Combinada com o câmbio de 6 velocidades, é cavalaria suficiente para viagens com garupa e bagagem. Já a BMW tem o produto mais refinado, inclusive em termos de acabamento. No desempenho, entrega bons 34 cv com seu motor arrefecido a líquido e é a única com suspensão dianteira invertida.

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Comparativo Sahara 300: ficha técnica

Sahara 300 Lander 250 Versys X-300 GS 310
Motor 1 cilindro, a ar, 293,5 cm³ 1 cilindro, a ar, 249 cm³ 2 cilindros, a líquido, 296 cm³
1 cilindro, a líquido, 313 cm³
Potência e torque 25,2 cv e 2,74 kgf.m 20,9 cv e 2,1 kgf.m 40 cv e 2,6 kgf.m 34 cv e 2,8 kgf.m
É flex? Sim Não
Câmbio 6 velocidades 5 velocidades 6 velocidades
Rodas 21″ e 18″; pneus com câmara 19″ e 17″, pneus com câmara
19″ e 17″, pneus sem câmara
Suspensão dianteira Telescópica, 245 mm de curso Telescópica, 220 mm de curso Telescópica, 130 mm de curso
Invertida, 180 mm de curso
Peso 147 kg (a seco) 153 kg (abastecida) 175 kg (abastecida)
Tanque 13,8 litros 14 litros 17 litros 11 litros

 

Tecnologia: Sahara 300 e BMW se destacam

Aqui, uma curiosidade. Apesar do conjunto mecânico mais simples, a Sahara 300 é a moto com melhor nível de equipamentos da lista. Ela e a GS 310 são as únicas com iluminação full-LED, enquanto compartilham com a Kawasaki os freios ABS nas duas rodas e a embreagem assistida e deslizante. A Honda ainda tem tomada USB-C.

Única com suspensão invertida, a GS 310 é a mais refinada do comparativo. Também agrada pelo motor de funcionamento suave e bons 34 cv

Na outra ponta está a Lander, a mais simples das quatro e que carece de atualizações para ganhar competitividade. Note, também, que nenhuma das aventureiras têm recursos como ABS comutável, painel TFT ou sistema de conectividade, itens que estão se popularizando em outros segmentos.

Tecnologia

Sahara 300 Lander 250 Versys X-300 GS 310
Embreagem assistida e deslizante? Sim Não sim
Iluminação full-LED Sim Não Não Sim
Freios ABS Sim Apenas dianteira Sim
Tomada Sim, usb-c Não Não

 

Preço e garantia

Aqui, pontos para a Lander. Mais simples das quatro, também é a mais barata. Nas lojas, chega a custar R$ 10 mil a menos que a BMW. Além disso, é a que oferece maior garantia, com 4 anos de assistência. Ainda, é a única com Revisão Preço Fixo, onde o consumidor já sabe o valor das revisões antes mesmo de comprar a moto.

A Lander é uma trail raiz. Suspensões enormes, rodas raiadas, aro 21″, farol preso ao guidão. Também, é a mais barata. Porém, a mais simples

GS 310 e Versys X-300 têm preços bem próximos. Já a Honda é uma incógnita. O preço sugerido é competitivo, mas nas lojas os valores praticados costumam ser maiores. A XRE, sua antecessora, custava aproximadamente 15% mais nas concessionárias. Porém, só teremos um preço médio de mercado aferido pela fipe em meados de janeiro, quando o modelo já estiver amplamente distribuído na rede da Honda.

É um bom negócio?

Sahara 300 Lander 250 Versys X-300 GS 310
Garantia 3 anos 4 anos 2 anos 3 anos
Preço sugerido: R$ 27.090 a R$ 28.650 R$ 24.390 R$ 33.990 R$ 38.500
Preço de mercado: (ainda indisponível) R$ 26.630 R$ 36.070 R$ 37.980

 

Outras opções

Felizmente, o segmento das motos trail está em expansão no Brasil. Neste comparativo citamos algumas das principais rivais da Sahara 300, mas saiba que elas não são as únicas.

A Dafra tem uma rede pequena no Brasil, mas opções interessantes no lineup. A NH 300 é uma delas. Custa R$ 24.100 nas lojas

Outra opção interessante é a Dafra NH 300. Tem motor arrefecido a líquido de 25 cv, tomada 12V e iluminação full-LED. Ainda, há a Himalayan 411, boa opção para quem curte a pegada retrô e não se importa com seu peso elevado. Porém, o modelo deve sair de linha nos próximos meses, para ceder lugar à nova 450 cc.

Qual comprar: Sahara 300, Lander, Versys ou GS 310?

Qual a sua preferida em termos de visual, proposta, preço e ficha técnica? O consumidor que está em dúvida entre qual comprar tem nas mãos um ‘problema bom’, afinal, são quatro produtos competentes.

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Himalayan 411 é opção com visual alternativo. Porém, deve sair de linha para dar lugar à 450, ainda sem data para chegar ao Brasil

 

A Lander é a mais simples e barata. Extremamente versátil, é facilmente vista em viagens nas estradas, aventuras longe do asfalto e até no trabalho de delivery. A Versys é igualmente simples na eletrônica, mas não na construção. Seu motor de 2 cilindros em linha e arrefecimento a líquido entregam uma experiência de pilotagem completamente diferente, além de facilitar o uso em viagens – especialmente se estiver com garupa e bagagem.

A BMW é a mais refinada das quatro, num esmero visto dos plásticos da carenagem à suspensão invertida. Seu motor tem funcionamento suave e boa potência, suficiente para viagens e aventuras. Boa opção para quem busca uma moto versátil e com ‘pegada premium’.

sahara 300 é boa mas depende do preço

A Sahara é a melhor equipada e promete um desempenho satisfatório com o motor da CB 300F e chassi da CRF 250F. Seu maior ‘porém’ pode ser o preço, caso se distancie do valor sugerido pela marca

Já a Sahara 300 se posiciona como uma opção intermediária. O conjunto mecânico é tão robusto quanto o da Lander, mas é a melhor equipada das quatro. Se encontrada num preço próximo ao sugerido, pode será a próxima aventureira de dezenas de milhares de brasileiros.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza