A Sahara 300 foi lançada no mês passado e chega agora ao mercado, onde encontra concorrentes à altura. Com diferenças de preços e propostas, a Honda acabará disputando a atenção com produtos tão interessantes quanto, como Yamaha Lander 250, Kawasaki Versys X-300 e BMW G 310 GS. Com tantas opções, qual é a melhor?
Sahara 300, Lander, Versys e GS
A Sahara chegou para substituir a XRE 300 e, assim como a antecessora, é rival direta da Lander 250 – inclusive, já fizemos um comparativo detalhado entre elas. Entretanto, os consumidores que tiverem uma folga no orçamento podem acabar optando por modelos mais refinados ou potentes, desde que compreendam suas propostas.
Resumidamente, Sahara 300 e Lander são ‘motos trail raiz‘. Têm conjunto simples e robusto, motor arrefecido a ar, suspensões de cursos generosos e rodas raiadas de aro 21 e 18 polegadas. A Honda, inclusive, herda o chassi de uma moto projetada para as competições off-road, a CRF 250F.
Já as Kawasaki e BMW têm propostas igualmente aventureiras, mas com viés premium. Se perdem um ponto em aptidão off-road (graças às rodas menores e carenagens maiores), ganham outro em conforto e desempenho. Mas não se engane, você pode se divertir muito no fora de estrada com qualquer uma delas.
Qual tem mais potência?
Com conjuntos mais simples, Sahara e Lander ficam um passo atrás quando o assunto é desempenho. Seus motores arrefecidos a ar entregam potência entre 20,9 e 25,2 cv. Falando em simplicidade, também oferecem suspensões dianteiras com os tradicionais garfos telescópicos. Mas note os números de curso: mais de 220 mm para encarar buracos e até saltos sem qualquer preocupação.
Já a Kawasaki é a mais potente da lista, com 40 cv. Combinada com o câmbio de 6 velocidades, é cavalaria suficiente para viagens com garupa e bagagem. Já a BMW tem o produto mais refinado, inclusive em termos de acabamento. No desempenho, entrega bons 34 cv com seu motor arrefecido a líquido e é a única com suspensão dianteira invertida.
Comparativo Sahara 300: ficha técnica |
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Sahara 300 | Lander 250 | Versys X-300 | GS 310 | |
Motor | 1 cilindro, a ar, 293,5 cm³ | 1 cilindro, a ar, 249 cm³ | 2 cilindros, a líquido, 296 cm³ |
1 cilindro, a líquido, 313 cm³
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Potência e torque | 25,2 cv e 2,74 kgf.m | 20,9 cv e 2,1 kgf.m | 40 cv e 2,6 kgf.m | 34 cv e 2,8 kgf.m |
É flex? | Sim | Não | ||
Câmbio | 6 velocidades | 5 velocidades | 6 velocidades | |
Rodas | 21″ e 18″; pneus com câmara | 19″ e 17″, pneus com câmara |
19″ e 17″, pneus sem câmara
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Suspensão dianteira | Telescópica, 245 mm de curso | Telescópica, 220 mm de curso | Telescópica, 130 mm de curso |
Invertida, 180 mm de curso
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Peso | 147 kg (a seco) | 153 kg (abastecida) | 175 kg (abastecida) | |
Tanque | 13,8 litros | 14 litros | 17 litros | 11 litros |
Tecnologia: Sahara 300 e BMW se destacam
Aqui, uma curiosidade. Apesar do conjunto mecânico mais simples, a Sahara 300 é a moto com melhor nível de equipamentos da lista. Ela e a GS 310 são as únicas com iluminação full-LED, enquanto compartilham com a Kawasaki os freios ABS nas duas rodas e a embreagem assistida e deslizante. A Honda ainda tem tomada USB-C.
Na outra ponta está a Lander, a mais simples das quatro e que carece de atualizações para ganhar competitividade. Note, também, que nenhuma das aventureiras têm recursos como ABS comutável, painel TFT ou sistema de conectividade, itens que estão se popularizando em outros segmentos.
Tecnologia |
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Sahara 300 | Lander 250 | Versys X-300 | GS 310 | |
Embreagem assistida e deslizante? | Sim | Não | sim | |
Iluminação full-LED | Sim | Não | Não | Sim |
Freios ABS | Sim | Apenas dianteira | Sim | |
Tomada | Sim, usb-c | Não | Não |
Preço e garantia
Aqui, pontos para a Lander. Mais simples das quatro, também é a mais barata. Nas lojas, chega a custar R$ 10 mil a menos que a BMW. Além disso, é a que oferece maior garantia, com 4 anos de assistência. Ainda, é a única com Revisão Preço Fixo, onde o consumidor já sabe o valor das revisões antes mesmo de comprar a moto.
GS 310 e Versys X-300 têm preços bem próximos. Já a Honda é uma incógnita. O preço sugerido é competitivo, mas nas lojas os valores praticados costumam ser maiores. A XRE, sua antecessora, custava aproximadamente 15% mais nas concessionárias. Porém, só teremos um preço médio de mercado aferido pela fipe em meados de janeiro, quando o modelo já estiver amplamente distribuído na rede da Honda.
É um bom negócio? |
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Sahara 300 | Lander 250 | Versys X-300 | GS 310 | |
Garantia | 3 anos | 4 anos | 2 anos | 3 anos |
Preço sugerido: | R$ 27.090 a R$ 28.650 | R$ 24.390 | R$ 33.990 | R$ 38.500 |
Preço de mercado: | (ainda indisponível) | R$ 26.630 | R$ 36.070 | R$ 37.980 |
Outras opções
Felizmente, o segmento das motos trail está em expansão no Brasil. Neste comparativo citamos algumas das principais rivais da Sahara 300, mas saiba que elas não são as únicas.
Outra opção interessante é a Dafra NH 300. Tem motor arrefecido a líquido de 25 cv, tomada 12V e iluminação full-LED. Ainda, há a Himalayan 411, boa opção para quem curte a pegada retrô e não se importa com seu peso elevado. Porém, o modelo deve sair de linha nos próximos meses, para ceder lugar à nova 450 cc.
Qual comprar: Sahara 300, Lander, Versys ou GS 310?
Qual a sua preferida em termos de visual, proposta, preço e ficha técnica? O consumidor que está em dúvida entre qual comprar tem nas mãos um ‘problema bom’, afinal, são quatro produtos competentes.
A Lander é a mais simples e barata. Extremamente versátil, é facilmente vista em viagens nas estradas, aventuras longe do asfalto e até no trabalho de delivery. A Versys é igualmente simples na eletrônica, mas não na construção. Seu motor de 2 cilindros em linha e arrefecimento a líquido entregam uma experiência de pilotagem completamente diferente, além de facilitar o uso em viagens – especialmente se estiver com garupa e bagagem.
A BMW é a mais refinada das quatro, num esmero visto dos plásticos da carenagem à suspensão invertida. Seu motor tem funcionamento suave e boa potência, suficiente para viagens e aventuras. Boa opção para quem busca uma moto versátil e com ‘pegada premium’.
Já a Sahara 300 se posiciona como uma opção intermediária. O conjunto mecânico é tão robusto quanto o da Lander, mas é a melhor equipada das quatro. Se encontrada num preço próximo ao sugerido, pode será a próxima aventureira de dezenas de milhares de brasileiros.