Com a chegada da Z650, moto que entrou no lugar da ER-6n e que você já conheceu aqui, a Kawasaki unifica sua linha naked com a assinatura “Z” no sobrenome. Além disso, coloca em todas elas o mesmo ingrediente do design denominado Sugomi, conceito que pode ser traduzido como a agressividade de um animal que está pronto para o bote. E isso acaba por dar à todas as motos da família uma mesma cara, com pequeno detalhes diferenciando-as e, claro, com os motores que a numeração do nome deixa claro.
Há quem possa entender que a Z650 é a evolução da aposentada ER-6n e isso é até justificável, pois de fato a Z650 tem como base a antiga moto. Mas ficou por aí, apenas a base. A Z650 é totalmente nova, construída sob um novo conceito, com outras características e design de outra família, ficando bem longe de ser apenas uma evolução da ER6. Pode-se dizer que é uma nova geração das naked médias da Kawasaki, que vem para embolar ainda mais a briga por este segmento onde há fortes concorrentes também equipadas com motores de dois cilindros, como a Yamaha MT-07 e a Honda CB 500F, para ficarmos apenas nas marcas japonesas.
O slogan do novo modelo poderia remeter à agressividade, à crueldade refinada, pois fica fácil perceber isso quando olhamos para ela. Com linhas marcantes e estilosas, a Kawasaki se preocupa com cada detalhe e, segundo a marca, o projeto dedicou-se em engenharia e design para carregarem o conceito Sugomi, que norteia o desenvolvimento das Kawasaki Z, família que agora está composta por Z300, Z650, Z800 e Z1000, em breve podendo passar a contar com a Z900, também.
A Kawasaki Z650 é uma nova moto
A Z650 é montada sobre um chassi totalmente novo, em treliça, principal motivo pela redução de peso em relação à antiga ER6-n. A balança traseira mudou também e, embora tenha o mesmo formato, o fator que se destaca no componente é o material empregado – alumínio. Apenas estas duas mudanças foram responsáveis pela redução de incríveis 19 kg. Numa moto rápida e ágil, essa diferença resulta em grande avanço.
O motor também é outro. A Z650 perdeu 4 cv em relação à ER6-n e desenvole 68 cv a 8.000 rpm. Essa perde se deve aos catalizadores, responsáveis por minimizar a emissão de poluentes, atendendo ao Promot 4. No entanto, na prática essa perda de potência não é sentida e, embora tenha perdido potência, ela ganhou um pouco de torque, que agora é de 6,7 kgf.m 6.500 a rpm contra os 6,4 kgf.m.
O motor tem 2 cilindros paralelos, 8 válvulas e DOHC – duplo comando de válvulas no cabeçote. O mapa da ignição também é novo, assim como o eixo de comando, que sofreu alterações e foi adotado um cilindro do tipo “Open Deck”, que melhora o arrefecimento da moto. Com isso, não existe necessidade das aletas do motor, o que também ajudou na redução de peso da Z650.
As mudanças no motor tinham o objetivo de melhorar a faixa de rotação no uso urbano da moto, oferecendo uma subida de potência e torque lineares, sem degraus ou buracos. O câmbio, por sua vez, é macio e as trocas de marcha ocorrem de forma suave, bem escalonadas. A embreagem usada na Z650 é assistida e deslizante, que diminui os trancos nas reduções de marcha mais fortes.
O sistema de frenagem é eficiente, montado com um disco duplo em formato margarida de 300 mm de diâmetro assistido por um pistão duplo na roda dianteira e outro disco, também em formato margarida, com 220 mm e um pistão simples na roda traseira. Esse conjunto freia muito bem e passa total segurança nas frenagens.
O amortecedor lateral, marca registrada da ER-6n, não existe mais. Ele foi colocado em desuso e substituído por um amortecedor centralizado e com sistema de links. Quando a Kawasaki foi questionada sobre tal mudança, disse que o objetivo da moto é atender um uso urbano e levemente esportivo e esse tipo de amortecedor centralizado atende melhor ambos os casos. Além de ficar mais afastado do escapamento, ele não sofre o efeito de “fading”, que a perda de eficiência por efeito do calor.
A Z650 recebeu garfos dianteiros telescópicos de 41 mm e suspensão traseira horizontal do tipo Back-link. O comprimento total da moto diminuiu, mas manteve a mesma distância entre eixos. Coxins foram instalados para diminuir a vibração transmitida para o piloto através do guidão e assento, embora ainda seja possível sentir um pouco de vibração nos pés e no punho.
Como foi rodar com a Z650 no test-ride
No lançamento da Z650 tivemos a oportunidade de rodar cerca de 50 km, entre estradas vicinais, cheias de curva, além de trechos urbanos. Pudemos andar com os dois modelos (ER-6n e Z650), e assim ficou fácil perceber as diferenças e a clara evolução da nova moto. Assim que sentei na moto e engatei a primeira marcha ficou nítido que a Z650 é mais leve, mais ágil e oferece uma dirigibilidade melhor que sua antecessora. A posição de pilotagem também mudou, ficando mais relaxada com as pedaleiras colocadas mais à frente. A diminuição de altura do assento, que passou de 805 mm para 790 mm, melhorou a vida dos pilotos de menor estatura.
A Z650 tem um tanque de menor capacidade, com um litro a menos que a ER-6n, mas de acordo com a Kawasaki, a autonomia fica próxima entre as duas motos porque a Z650 ficou mais econômica. Nela, a entrega de torque e potência é mais linear, contribuindo com a economia de combustível e deixando-a mais amigável para o uso urbano. Essa nova Z650 já está disponível nas concessionárias Kawasaki desde o início de junho em três cores combinadas com o preto: Chumbo, Branco e Verde. Ah, o preço? R$ 32.990,00.
Ficha técnica Kawasaki Z650
MOTOR |
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Tipo | 4 tempos, 2 cilindros paralelos, arrefecimento a líquido, DOHC, 8 válvulas |
Cilindrada | 649 cc |
Diâmetro x curso | 83,0 x 60,0 mm |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Potência máxima | 68 CV / 8.000 rpm |
Torque máximo | 6,7 kgf.m / 6.500 rpm |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Ignição | Digital |
Partida | Elétrica |
Lubrificação | Lubrificação forçada (cárter semi-seco) |
CHASSI |
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Tipo | Treliça em tubos de aço |
Pneu: Dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu: Traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Caster (rake) | 24° |
Trail | 100 mm |
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 35° / 35° |
DIMENSÕES |
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Comprimento total | 2.055 mm |
Largura total | 775 mm |
Altura total | 1.080 mm |
Entre eixos | 1.410 mm |
Altura mínima do solo | 130 mm |
Altura do assento | 790 mm |
Peso em ordem de marcha | 187 kg |
Capacidade do tanque | 15 litros |
TRANSMISSÃO |
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Câmbio | 6 velocidades |
Sistema de acionamento | Corrente de transmissão |
Relação de redução primária | 2,095 (88/42) |
Relações de marcha: 1a | 2,438 (39/16) |
Relações de marcha: 2a | 1,714 (36/21) |
Relações de marcha: 3a | 1,333 (32/24) |
Relações de marcha: 4a | 1,111 (30/27) |
Relações de marcha: 5a | 0,966 (28/29) |
Relações de marcha: 6a | 0,852 (23/27) |
Relação de redução final | 3,067 (46/15) |
Embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
SUSPENSÃO |
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Dianteira: | Garfo telescópico de 41 mm |
Traseira: | Horizontal Back-Link com pré-carga da mola ajustável |
Curso da roda: Dianteiro | 125 mm |
Curso da roda: Traseiro | 130 mm |
FREIOS |
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Dianteiro: Tipo | Disco duplo de 300 mm em formato margarida |
Dianteiro: Pinça | Pistão duplo |
Traseiro: Tipo | Disco simples de 220 mm em formato margarida |
Traseiro: Pinça | Pistão simples |