Foto: Bitenca

Um carburador na CB450, Twister fumando,

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

E aí meu bom, tudo em ordem? tô precisando de uma ajuda sua. Resolvia colocar um carburador só na minha coroa (CB450DX88) pois aqui é complicado conseguir peças de reposição e não encontro quem saiba regula-la satisfatoriamente. Pode ajudar-me? Como faço para conseguir aquele kit que transforma a CB numa custom? Abraço Jurandyr, 45, Juazeiro, BA

R: Jurandyr, não entendí a sua pergunta, a adaptação já está feita? Precisa regular os carburadores originais ou o adaptado?Normalmente as modificações são feitas pelos próprios donos. As peças que você necessitar podem ser encomendadas pelo correio. Há vários fornecedores disponíveis.

Bitenca, esculpe por ter colocado tudo junto. São dois itens:
1- Como faço para colocar um carburador na minha 450?(ela funciona com dois)
2- Existe um kit que a transforma numa parecida com a shadow, sabe como faço para comprar? Um abraço Jurandyr

R: Jurandyr, a adaptação é complicada porque você precisa confeccionar um coletor que una os dois canais da alimentação dos cilindros em um só, tipo um Y. Daí arrumar um coletor de um carburador que você escolha, que tenha uma forma de prender no coletor Y que for confeccionado. Uma escolha possível seria o carburador da Falcon, mas este ainda é pequeno, pois alimenta um motor de 400cc. Porem, a regulagem seria mais complicada do que com os originais e o comprimento adicional do coletor iria prejudicar o rendimento. O original não é tão difícil de regular, acho que compensa aprender. Até estamos desenvolvendo uma matéria que será publicada em breve sobre o assunto.
Compensa um esforço também em conseguir os originais. Nas revendas Honda você pode conseguir por remessa postal e as dicas dos kits, procure no nosso forum, outros motonliners podem lhe ajudar no seu projeto, tanto na regulagem quanto nas peças. Procure nos tópicos a respeito da sua moto e das atividades que deseja desenvolver nela.
Abraços, Valeu Bitenca, vou tentar construir esse bendito coletor.

Tenho uma Twister!!! ela tava fumando ja a algum tempo!!!percebi quando comecei a chegar em casa com cheiro de fumaça, fiz o motor toda a parte de cima!!ficou pior do que estava!!!saindo muita fumaça!! levei ao mecanico ele disse que era a descarga,mas ja andei uma semana e nada!!! agora vou descarbonizar mas nao sei copmo fazer isso!!vcs podem me ajudar por favor!!o que usar? para fazer isso!! abraços Salomão, 27, Rio Branco, AC

R: Salomão, normalmente um motor quatro tempos não vai depositar tanto óleo no escape que seja necessário descarbonizar, isso é coisa de motor dois tempos. O que se faz é esquentá-lo com maçarico até queimar todo carvão. Nesse processo você vai queimar o acabamento também, pintura ou cromo. Mas a sua pergunta me intriga, não faz sentido. Em todo caso peça ao seu mecânico que faça um teste com um outro escapamento e veja se a fumaça para, senão…. já sabe. Abraços

Senhores, tenho atualmente um Yamaha Lander 250, e estou interessado em mudar para uma moto maior, e por questões financeiras, tenho interesse em uma moto 500cc (ao invés de 600cc que são bem mais caras), porém minha única alternativa atual é a Suzuki GS500E. Vocês tem notícias de lançamento de novidades no Brasil em motos 500cc ou tenho que me contentar com a GS500e? Abraço Ferraz, 36, Campinas, SP

R: Ferraz, esse nicho tem sido pouco explorado por aqui, para as motos médias de baixo custo, realmente há espaço para outra marca de peso lançar alguma moto nessa faixa, vamos ver o que o futuro nos reserva. Abraços, Bitenca.