Foto: Wikipedia

Uma coisa é uma coisa, Aumento de cilindrada, Procura no Motonline, Peças caras.

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Para o Diogo, 27, Trindade, GO problema da lenta na Tornado 2007 (carta do dia 3/Julho – link: http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=12782&categoria=7) Cara, tive uma Twister 06/06 (comprei usada) e tive o MESMO problema na primeira partida do dia começou com uns 25 mil kms e foi piorando… tinha lido inclusive no fórum da Twister (e criei um tópico sobre isso lá) e não acreditei que teria que mexer no motor (tinha um bloqueador e achei que fosse ele). Esse motor 250cc Honda tem um ponto fraco na sede das válvulas, o meu tava com excesso de folga e problema nas guias das válvulas (carbonizadas) e até esquentar e para ligar a Twister era um inferno. Com quase 30mil kms rodados, levei no meu mecânico, ele fez o conserto e me arrependi de não ter feito antes, a moto ficou 100%, lenta estável e não morria de jeito nenhum mesmo na partida com o motor frio. Gastei uma grana, mas a moto ficou zerada.
Amigos do motonline, talvez o mecânico dele esteja certo. E outra dica, troque de posto de gasolina, o meu problema pode ter sido causado por combustível ruim também. Abraço Rafael, 23, São Paulo, SP.

Uma coisa é uma coisa, Aumento de cilindrada, Procura no Motonline, Peças caras.R: Rafael, são problemas distintos: Dificuldade de pegar ou não estabilizar na lenta quando frio. Marcha lenta com motor frio costuma ser instável, por alguns segundos, principalmente em motos carburadas, e isso é normal. Por isso é que existe o afogador. O motor com dificuldade de pegar tem algum problema maior e para o diagnóstico deve se cobrir os três fatores que envolvem o seu funcionamento: 1 – Compressão; 2 – Alimentação (combustível) e 3 – Ignição.
Todo problema que se apresenta num motor sempre está em uma ou mais áreas dessas acima e no seu caso parece que a compressão estava comprometida por causa da guia gasta e/ou prendendo a válvula aberta. Verifica-se isso com um manômetro especial que serve para medir a compressão na velocidade da partida. Se abaixo do especificado identifica-se o problema. O bom mecânico deve seguir o método de identificação de falhas antes de dizer: “Tem que abrir o cabeçote porque o motor não pega quando frio”. Seria como um médico dizer que o paciente está com pneumonia apenas verificando um espirro, sem fazer o exame correto. Abraços.

Bitenca, já foi especulado sobre a possibilidade de fazer um atualização nas Honda 250 passando para 300, porém mantendo a carburação? Qual resultado v. espera desse upgrade? Klinger, 42, Maringá, PR.

R: Klinger, existem kits à venda no mercado que aumentam o diâmetro do pistão e aproxima a cilindrada desse valor. Normalmente o aumento é na potência e torque distribuídos igualmente na faixa normal de utilização. Espera-se um aumento do consumo e uma menor durabilidade do motor, por que ele passa a sofrer um aumento nas forças internas provocando maior atrito e geração de calor. A carburação pode ser a mesma mas deve ser recalibrada para o volume maior do motor.

Vcs editaram algum teste sobre a Suzuki Intruder LC 1500, podem passar o ìcone em sua pagina onde posso ler. Por favor, que òleo posso usar no Motor de uma Suzuki Intruder LC 1500 ano 2001/02 com 28.000 KM rodados. Manoel, 51, Porto Velho, RO.

R: Manoel, não há teste desse modelo mas no campo branco logo abaixo do banner principal da home você encontra o espaço para fazer a sua busca. Pode escolher somente na base de dados do motonline ou em toda internet. Serviço do Google para os motonliners, aproveite. O melhor é o óleo especificado no manual do proprietário. Na temperatura média de sua região serve a especificação SAE 20W-50 4t SF ou SG na especificação API ou seja especial para motocicletas quatro tempos. Abraços.

Tenho várias reclamações a fazer sobre a Yamaha, já tive uma Fazer, e agora estamos só com a lander da esposa. Ambas tem qualquer peça caríssima, e um defeito crônico de problemas com as buchas da balança e amortecedor que com 20 mil kilometros já estão cansados! Pra piorar a situação, ontem, a moto caiu parada e entortou o manete de freio. R$ 85,00 reais na concessionária!!!!! Como pode isso?! É muita falta de respeito! Estou indignado! Hugo, 26, S.B. do Campo, SP.

R: Hugo, eu sempre aconselho a lubrificar as buchas da balança nas motos novas, antes de começar a usar. A graxa utilizada na fábrica costuma ser pouca para uma lubrificação eficiente em uso intenso, ainda mais se nas lavagens utilizarem jato de alta pressão que costuma infiltrar água nos retentores. Se isso não ocorrer e se forem feitas as lubrificações nos intervalos recomendados a durabilidade é boa. Então, nessa quilometragem, em uso intenso e dependendo da manutenção a suspensão já pode apresentar desgaste anormal. Quanto ao manete você pode procurar mais e eventualmente no mercado paralelo deve encontrar mais em conta e de qualidade satisfatória. Abraços.