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Se você está pensando em comprar uma motocicleta ou acompanha o mercado por simples curiosidade, certamente ficou com a impressão de que as motos estão mais caras em 2023. E estamos aqui para provar que, infelizmente, não é uma mera impressão particular sua. Os preços estão sim mais altos. Mas quanto?

 

Porque as motos estão mais caras

Os preços das motos vêm numa crescente escalada nos últimos anos e foi no período pós-pandemia que deu seus maiores saltos. Com o acréscimo no valor das 0km, as usadas também ficaram mais caras, gerando um efeito bola de neve.

A principal justificativa para o fenômeno está na inflação. Se em 2020 ela subiu indesejáveis 4,52%, em 2021 saltou assustadores 10,1%. No ano seguinte continuou acelerada, fechando o calendário em 5,8%. Por isso, o custo de vida no país encareceu em todas as áreas, inclusive para a compra de bens de consumo duráveis como as motos.

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motos mais caras em 2023

Disparada da inflação, recursos escassos, dificuldades logísticas, o boom na procura de alguns segmentos. E foi assim que todas as motos ficaram mais caras. Todas.

outros fatores, claro. Junto da pandemia, ouve escassez de componentes e materiais que gerou redução na capacidade produtiva. Do outro lado, o boom do delivery fez aumentar a procura por motos novos, desequilibrando a balança de oferta e demanda que rege o mercado. Se em meados de 2021 este movimento era fortíssimo, ainda hoje sentimos suas consequências.

Vale lembrar que, apesar das motos estarem mais caras, felizmente o mercado segue em expansão. Ano passado o Brasil produziu mais de 1,4 milhão de motocicletas, número que deve ser superado muito em breve em 2023.

 

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Quanto as motos estão mais caras

Para mostrar que este assunto das motos estarem mais caras não é coisa da sua cabeça, vamos às provas. Separamos modelos de diferentes marcas, tamanhos e segmentos para mostrar que, não importa o produto, você irá pagar mais por uma motocicleta hoje que há 12 meses – e muito mais se compararmos com o período pré-pandemia.

 

Honda CG 160

A CG 160 é a moto mais vendida do Brasil e não teve nenhuma mudança minimamente relevante de 2019 para cá, exceto o preço. A versão FAN é a mais comercializada e custava R$ 10.400 em julho de 2019. Em 2022 seu valor de mercado já era R$ 16.813 e em 2023, custa R$ 18.013. Ou seja, de 2019 para cá ficou 73% mais cara.

Sem qualquer mudança técnica, eletrônica ou estética relevante, CG 160 Fan ficou 73% (ou R$ 7.600) mais cara desde 2019

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Yamaha Lander 250

Sucesso entre as motos trail, a Lander 250 é mais um exemplo de como as motos estão mais caras em 2023. O modelo 2019 é tecnicamente idêntico ao vendido atualmente, exceto no preço. Se em 2019 ela custava R$ 17.742, em 2022 já era encontrada por aproximadamente R$ 24.211 nas lojas. Hoje, é preciso desembolsar R$ 26.417 para comprar a mesma moto. Uma diferença de 49%.

motos ficaram mais caras

Praticamente idêntica ao modelo 2019, a Lander 2024 custa quase R$ 9 mil a mais atualmente

 

Honda PCX

A PCX é a scooter mais vendida do Brasil. Já era em 2019, quando custava ‘apenas’ R$ 13.228 nas lojas. Em 2022 seu preço disparou para R$ 19.811 e recebeu uma nova geração, a PCX 160. Atualmente, as 150 cc restantes nas lojas são avaliadas em R$ 20.293. Ou seja, 53% mais caras.

motos estão mais caras, scooters tbm

É curioso pensar que até 2019 era possível comprar uma PCX novinha por 13 mil reais…

 

Veja também:

BMW R 1250 GS

Não são apenas as motos urbanas ou acessíveis que estão mais caras. Todas estão, incluindo as big trail. No fim de 2019 uma GS 1250 Sport custava R$ 70.510 nas lojas, valor que saltou para R$ 89.438 em 2022. Agora, mais um passo, R$ 94.826. Neste período o modelo ficou 34%, ou R$ 24 mil, mais cara.

bmw r 1250 gs sport

Nem a líder das big trail escapou dos reajustes. Preço da GS 1250 Sport subiu R$ 24 mil desde 2019

 

 

Kawasaki Ninja 400, motos esportivas estão mais caras

A Ninja costuma ser a segunda moto esportiva mais vendida do país, atrás apenas da R3. Se em 2019 a máquina verde custava pouco mais de R$ 25 mil, em 2022 este valor já era de R$ 35.394. Agora, são R$ 36.911. A japonesa de 400 cc viu seu preço disparar R$ 11,7 mil, ou 46%.

 

ninja 400 entre as motos mais caras

Parece um sonho pagar apenas R$ 25 mil numa Ninja 400 novinha, né? Até 2019, era realidade…

 

Harley-Davidson Fat Boy

Não seria justo terminar essa lista sem uma moto custom, então escolhemos a mais vendida das Harley. Se os R$ 82.115 que uma Fat Boy 114 custava em 2019 já podem parecer salgados para quem não está habituado às cifras da marca, o que dizer dos R$ 127.327 de 2022? Ou dos R$ 135.412 que o modelo custa atualmente? De 2019 para cá ela ficou R$ 53 mil mais cara, num crescimento de 64%.

Sucesso da Harley, a Fat Boy 114 ficou surreais R$ 53 mil mais cara em 4 anos. Com este dinheiro dava pra comprar uma 883 modelo 2020 e ainda sobrava troco…

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza