Publicidade

Única 500cc do mercado

Apesar do projeto antigo, a Suzuki GS 500E continua fazendo sucesso no Brasil, afinal ‚ a £nica na categoria e tem pre‡o acess¡vel
A Suzuki GS 500E foi lan‡ada no Brasil em 1994.

Chegou a sofrer modifica‡äes em 2001, quando ganhou linhas arredondadas e um tanque maior (de 20 litros). Entretanto, perdeu alguns itens esportivos, como os dois semi-guidäes, substitu¡dos por um £nico guidÆo conforto, e as regulagens da suspensÆo dianteira. Nada que comprometesse a versatilidade da moto, uma de suas principais qualidades. Pelo contr rio, ela ficava mais “urbana” e confort vel para o uso di rio.

Em 2005, a J.Toledo/Suzuki decidiu interromper a venda da GS 500E no Pa¡s. Recentemente, menos de dois anos depois, voltou atr s e relan‡ou o modelo praticamente sem nenhuma altera‡Æo.

Publicidade

Tamb‚m pudera, atualmente a GS 500E e seu motor bicil¡ndrico reinam sozinhos no seu segmento e faixa de pre‡o. Tabelada em R$ 21.235,00 ‚ a £nica moto de 500 cc … venda no mercado brasileiro, e tamb‚m a £nica na faixa dos R$ 20.000 – atualmente algumas concession rias da marca estÆo comercializando a GS 500E por um pre‡o promocional de R$ 19.950 por tempo limitado.

Sem concorrentes – Por muitos anos, a Suzuki naked de 500cc enfrentou fortes concorrentes, como a Honda CB 500 e a Kawasaki ER-5, ambas j  aposentadas. Agora a GS 500E figura como a £nica op‡Æo para quem quer uma moto “grande”, mas nÆo pode desembolsar mais de R$ 30.000, valor pedido pelas nakeds de quatro cilindros em linha, Honda CB 600F Hornet, Yamaha FZ6N e a Suzuki Bandit 650.
Exatamente por nÆo ter concorrentes, a GS 500E renasceu com as mesmas “armas” para conquistar os consumidores. Apenas grafismos e alguns detalhes est‚ticos, como o quadro, a carca‡a do painel e a al‡a traseira totalmente na cor preta, sÆo novidades. No restante, ela continua a mesma.

Única 500cc do mercadoSeu motor ‚ o mesmo bicil¡ndrico de 487 cmü, com comando duplo no cabe‡ote (DOHC), refrigerado a ar e alimentado por dois carburadores Mikuni que oferece 48 cv a 9200 rpm de potˆncia m xima e 4,1 kgf.m a 7500 rpm. N£meros declarados pela f brica que, na pr tica, fazem o propulsor ter uma boa faixa de utiliza‡Æo. Evitando trocas constantes de marchas, ‚ bastante el stico, portanto ideal para o uso urbano.

O desempenho da GS 500E nÆo chega a empolgar quem gosta de velocidade, afinal os giros sobem devagar e a velocidade m xima nÆo passa dos 180 km/h no veloc¡metro. Entretanto, ‚ suficiente para se rodar nas estradas a 140 km/h com tranqilidade e vigor para ultrapassagens.

Publicidade

At‚ mesmo porque a cicl¡stica dessa naked nÆo foi feita para suportar altas velocidades e uma pilotagem esportiva. O quadro ber‡o duplo em conjunto com as suspensäes – garfo telesc¢pico (sem ajustes) na dianteira, e balan‡a monoamortecida na traseira – mant‚m a moto est vel e permite curvas com desenvoltura, mas nada muito radical. O projeto foi feito para oferecer conforto no uso di rio, com uma pequena pitada de adrenalina – da¡ a versatilidade do modelo.

Assim como velocidade e acelera‡Æo nÆo sÆo impressionantes, nÆo o sÆo tamb‚m os freios. O disco flutuante de 310 mm na dianteira com pin‡a de dois pistäes, na dianteira, e o disco fixo com pin‡a de um pistÆo, na traseira, sÆo funcionais e dÆo conta do recado de parar os 173 kg (peso a seco) dessa naked urbana.

Custo x benef¡cio – Os instrumentos e o painel, assim como o farol com carca‡a cromada, seguem o estilo cl ssico das nakeds. O painel conta com dois mostradores redondos que trazem o veloc¡metro e o conta-giros, enquanto luzes de advertˆncia informam o piloto sobre o ¢leo do motor, neutro, piscas e farol alto. Nos punhos espartanos, por‚m completos, nota-se o bom acabamento da marca japonesa, que monta a GS 500E em Manaus (AM). Destaque tamb‚m para os espelhos retrovisores de metal cromado.

Um confort vel banco, revestido com tecido antiderrapante e em dois n¡veis, completa o conforto do motociclista. J  a qualidade Suzuki continua nas pedaleiras e nas rodas de liga-leve de trˆs pontas, cal‡adas com pneus sem cƒmara. Outro item que chama a aten‡Æo ‚ a tampa do tanque de 20 litros com padrÆo aeron utico que, inclusive, rendeu elogios de um frentista.

Publicidade

Todas essas qualidades, aliadas ao pre‡o acess¡vel, e a posi‡Æo de ser a £nica naked de m‚dia cilindrada (500 cc) comercializada no Brasil fazem da Suzuki GS 500E um dos modelos com uma excelente rela‡Æo “custo x benef¡cio”.

FICHA TCNICA – Suzuki GS 500E
Motor: quatro tempos, 487 cc. dois cilindros em linha, dois eixos de comando no cabe‡ote (DOHC), duas v lvulas por cilindro e refrigera‡Æo a ar
Diƒmetro x curso: 74 mm x 56,6 mm
CompressÆo: 9,0: 1
Potˆncia m xima: 48 cv a 9.200 rpm
Torque m ximo: 4,1 kgf.m a 7.500 rpm
Alimenta‡Æo: dois carburadores Mikuni BSR 34
Cƒmbio: 6 marchas
TransmissÆo: por corrente
Comprimento: 2.080 mm
Largura: 820 mm
Altura: 1.080 mm
Altura do banco: 790 mm
Altura em rela‡Æo ao solo: 150 mm
Entre-eixos: 1.405 mm
Peso (a seco): 173 kg
Tanque de gasolina: 20 litros (2,5 litros de reserva)
De ¢leo: 3.2 litros (total)
Quadro: ber‡o duplo em a‡o
Suspensäes: telesc¢pica na dianteira (nÆo ajust vel) e monoamortecida na traseira ajust vel em sete posi‡äes na pr‚-carga da mola
Pneus: 110/70-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira
Freios: disco flutuante de 310 mm de diƒmetro na dianteira e fixo de 250 mm de diƒmetro na traseira
Cores: preta e azul
Pre‡o: R$ 21.235,00 (tabela) – R$ 19.950,00 (promocional)