Publicidade

A partir de 1º de outubro de 2008, a Umicore terá um novo diretor para a unidade de negócios Catalisadores Automotivos no Brasil. Quem assume o cargo é Stephan Blumrich, atual gerente da planta de Catalisadores Automotivos da Umicore, em Americana (SP).

Graduado em engenharia pela Universidade de Darmstadt, na Alemanha, e com MBA pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (RJ), Stephan Blumrich está há 21 anos na empresa, na área de catalisadores ambientais para o controle de emissões provenientes de processos de combustão, e há 13 anos no Brasil, onde contribuiu ativamente para o desenvolvimento de catalisadores automotivos na América do Sul.

Durante a sua carreira, o profissional marcou presença em inúmeras palestras técnicas, disseminando seu conhecimento sobre estas tecnologias e os benefícios para o meio ambiente. Outro destaque de sua trajetória profissional é o conhecimento sobre a área de tecnologia de transformação de hidrogênio em energia elétrica, as células de combustível.

“A Umicore no Brasil continuará trabalhando para trazer as melhores tecnologias disponíveis para o mercado sul-americano. Estamos investindo mais de US$ 4 milhões em novos equipamentos em nosso Centro Tecnológico de Emissões Veiculares, ampliando significativamente o parque de ferramentas da empresa para o desenvolvimento das melhores soluções, que superem as expectativas dos nossos clientes. O objetivo da Umicore é manter a liderança no mercado de catalisadores da América Latina”, afirma Blumrich.

Publicidade

A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em quatro áreas de negócios: Materiais Avançados, Produtos de Metais Preciosos & Catalisadores, Serviços de Metais Preciosos e Especialidades de Zinco. Cada área de negócios está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia-a-dia ou aqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, onde seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A área de tecnologias limpas (Clean Technologies -CT) é responsável por 50% da receita do Grupo. A Umicore investe aproximadamente 80% de seu orçamento de P&D nesta área, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes servindo uma base global de clientes. Em 2007, apresentou faturamento de EUR 8,3 bilhões e atualmente emprega 15.800 mil pessoas.