Foto: Yamaha XTZ 125 supermotard em breve no Brasil

XTZ 125 supermotard, BMW, tombos, cachorrada etc

Foto: Yamaha XTZ 125 supermotard em breve no Brasil

Foto: Yamaha XTZ 125 supermotard em breve no Brasil

Tite, esses lan‡amentos estÆo demorando tanto que eu j  to at‚ mudando de id‚ia. acho q agora nÆo vou mais de Twister ou Fazer nova nÆo, to pensando num estilo supermotard, adorava minha tornado, s¢ que com moto trail eu nÆo resisto e coloco ela na trilha, dai acabo destruindo a bixinha, mais com uma motard eu nÆo vou querer colocar na trilha! Essa lander motard vem msm ou a yamaha s¢ vem com a 125cc msm? Quero uma moto boa pra fazer umas viagens curtas! Bom, enquanto naum vem nenhum lan‡amento eu fico com a Neo ou com a tornado do meu pai msm!
Myller – Vila velha

R: Aten‡Æo malinhas perguntadores: j  falei milescentas vezes que a versÆo Yamaha de supermotard ‚ a XTZ 125X, NÇO ‚ a Lander! Espere at‚ outubro!

BMW
tite como admirador n* 1 da marca B vara (ja tive uma BMW R75/5 que tirei da caixa) mais uma vez me surpreendo com o lan‡amento da primeira motocicleta com controle de tra‡Æo e ‚ claro feito pela alemÆ BMW . sem duvida a melhor motocicleta do mundo ‚ uma BMW , serie R ou K.
paulo – marab  – pa

R: Puxa, fico feliz por vocˆ!

Tombos
Caro Geraldo, piloto motocicletas … 30 anos e tenho uma Tornado que uso di riamente para trabalhar (rodo de 100 … 120km/dia), e tenho outra moto de enduro para fazer trilha. Nos £ltimos anos venho percebendo um aumento expressivo no n£mero de novos motociclistas, inclusive muitas mulheres, percebe-se f cil esse dado, apenas acessando o seu site. H  poucos dias, voltando para casa … noite, come‡ou … chuviscar. Percebi pela pilotagem insegura que o motociclista … minha frente era novato. De repente um carro mudou de faixa sem sinalizar e o piloto da moto no susto travou os freios e CHÇO. Parei imediatamente para ajudar, mas como ela estava devagar, levantou assustado sem ter se machucado. No dia seguinte vi dois acidentes envolvendo mulheres pilotando scooters. A questÆo ‚: as f bricas devem investir em material de pilotagem defensiva para todos que comprarem motos ou scooters, ‚ fundamental que os novos motociclistas tenham no‡Æo de como reagir em situa‡äes adversas (chuva, noite, areia ou ¢leo na pista, animais etc) Pilotar motos ‚ um prazer sem compara‡Æo, pricipalmente quando a estrada ‚ boa, o clima est  favor vel e o visual ‚ bonito. Mas cair e se machucar (ou pior) nÆo ‚ nada bom.
Marcello – Rio de Janeiro RJ

R: Mas as f bricas j  fazem isso! Basta olhar o material que todo motociclista recebe quando compra uma moto. No meio da papelada tem um manual de pilotagem que ‚ obrigat¢rio. NÆo concordo que seja papel das f bricas ensinar a pilotar. Ningu‚m vˆ uma escola de pilotagem da Fiat, Ford ou Volkswagen. O papel de zelar pela seguran‡a do cidadÆo ‚ do ESTADO e nÆo da iniciativa privada. Basta criar um sistema de habilita‡Æo eficiente que os acidentes diminuirÆo sensivelmente.

Cachorrada
h  3 semanas eu tive a infelicidade de me deparar com um cachorro atravessando subitamente na minha frente e bom no susto acho q vc j  deve imaginar o que aconteceu, CHÇO e depois de 3 anos de pilotagem l  fui ver os detalhes da faixa do asfalto pergunto: Qual a postura que deve se adotar numa situa‡Æo assim, eu tentei frear e cai seria melhor segurar firme e deixar a moto bater no cachorro? A prop¢sito minha moto ‚ uma YES 125 e ap¢s 3 anos de pilotagem tive minha primeira queda.
Andr‚ – Sorocaba/SP

R: Depende do tamanho do cachorro! Se ele for menor que a metade da roda dianteira, pe‡a perdÆo a Deus e manda bala. Se for maior tente desviar, mas cuidado com o freio. Nunca freie em cima das faixas, prefira abater o cachorro a levar um tombo. Geralmente eles sÆo mais molinhos no meio!

Wheeling
gostaria de saber se tem disponivel por ai curso de wheeling de motos. Um curso que ensine a fazer manobras, como impinar, dar rl e td mais. Adoro esse tipo de manobra, mas nao fico tentando e nem treinando, pois nao tem lugar apropriado, ainda mais que eu nao sei fazer muito bem essas manobras, nao tento fazer no meio da rua.
Rodrigo – sao paulo

R: NÆo existe esse tipo de curso porque o risco ‚ enorme. S¢ se for feito paralelo a um curso de ortopedia e radiologia porque o que vai ter de aluno quebrado!

Cegueira
Tio Tite, Gostaria de saber se tens alguma id‚ia se algum dia vai acabar a cegueira da IZZO e eles vÆo te dar a nova Ducati 1098 para dar umas voltinhas e contar para a gente. Prometo que no dia que eu adquirir a minha vou liberar ela para vc fazer um teste.
Silvio – Rio Negrinho – SC

R: Espero que nÆo comecem a ficar surdos tamb‚m!

Economia
Estava lendo o teste da Bandit 1200N realizada pelo Tite e vi que ele descobriu a rota‡Æo econ“mica em £tima marcha. Gostaria de saber como descobrir isso?
Renato – Goiƒnia, GO

R: Muito simples, vc olha na ficha t‚cnica da sua moto qual a rota‡Æo de potˆncia m xima (8.500 rpm); Depois a faixa de torque m ximo (6.500 rpm). Se rodar entre a metade da rota‡Æo de potˆncia m xima (4.250 rpm) e a de torque m ximo (6.500 rpm) estar  economizando gasolina. Mas esses valores variam conforme o tipo de moto.

Qual
Tite, com a vinda da Fazer 600, nessa configura‡Æo semi carenada, e ao que parece, com bastente conforto ao piloto e garupa, nÆo achas que disputar  mercado com as motos de turismo, muito embora ser considerada uma moto street? Na sua opiniÆo, considerando que esse novo modelo custa R$ 37.000, e tamb‚m levando em conta, conforto, custo de manuten‡Æo, disponibilidade de pe‡as, qual ‚ a melhor moto para pr tica de mototurismo nessa faixa de pre‡o, a FZ6 zero, uma V-Strom ou uma TDM usada?
Carlos – Florianopolis – SC

R: àia, para o MEU tipo de viagem, que passa pela terra, a V-Strom ‚ imbat¡vel. Pilotei a FZ 600 e nÆo gostei da posi‡Æo de pilotagem nem do painel. J  a TDM 900 ‚ mais pra asfalto.

Roda
Uma roda maior proporciona uma velocidade maior, ou menor que uma roda de menor diametro? Se tivessemos uma roda de 20″ em vez de uma de 17″ por exemplo essa de 20″ nÆo conseguiria maior velocidade com menor rota‡Æo? Obs.: Quando vai ser o MM do salÆo 2 rodas?
Fl vio – RibeirÆo Pires, SP

R: Na teoria sim, uma roda de maior PERÖMETRO proporcionaria mais velocidade e menor retomada de velocidade. No entanto a velocidade m xima ‚ resultado de uma soma de fatores, nas quais a roda ‚ apenas UMA delas. A velocidade est  limitada pela rota‡Æo do motor, rela‡Æo de cƒmbio, transmissÆo, limita‡Æo de rota‡Æo etc. A varia‡Æo de velocidade ‚ insignificante. O salÆo ser  em outubro, ainda nÆo definimos o dia especial dos Motonliners.

Engra‡ado
Tite, vocˆ mata a gente de rir cara. A resposta que tu deste ao Guilherme sobre a troca da NX 200 pela CB 450 foi hil ria. Parab‚ns pelo profissionalismo e pelo bom humor.
Cl udio – Goiƒnia – GO

SalÆo
S¢ poderemos comprar os novos lan‡amentos desse ano ap¢s o salÆo em outubro?
Marcio – SÆo Paulo

R: Alguns modelos 2008 j  foram lan‡ados, certamente os mais impactantes serÆo lan‡ados no salÆo.