Publicidade

Depois das marcas subsidiárias GasGas e Husqvarna apresentarem suas motos off-road atualizadas, chegou a hora da KTM mostrar suas máquinas para 2023. Os modelos SX da fabricante austríaca foram redesenhados e prometem ainda mais potencial. Veja o que chega ao mercado em breve,

KTM atualiza linha de motos off-road SX 

A KTM é uma das marcas de maior sucesso no mundo das motos off-road, com sua linha SX. Os austríacos já faturaram cinco campeonatos de supercross AMA 450 desde 2015, por exemplo. Também foram 30 títulos mundiais de MX, desde 2000, e oito triunfos no MXGP, de 2010 para cá. As motos do time laranja sabem competir em alto nível…

Para 2023, a KTM melhora essa fórmula vencedora, com a linha de motocross se beneficiando do quadro hidroformado e cortado a laser. Segundo a marca, os engenheiros melhoraram a flexibilidade longitudinal e de torção. Tudo isso para aumentar a estabilidade, a absorção de energia e a resposta da moto ao piloto.

Publicidade

Junto disso, a suspensão dianteira WP XACT de 48 mm, com tecnologia AER, ganhou novas atualizações hidráulicas nas bengalas do garfo. Isso promete aumentar a resistência e o amortecimento progressivo. Na parte de trás, um novo amortecedor WP XACT, totalmente ajustável, reduz o peso e o comprimento, mantendo 11,8 polegadas de curso.

A exemplo da 450 SX-F, linha fora de estrada da marca ganhou revisada geral no conjunto

A KTM não esqueceu da ergonomia e aumentou as superfícies de contato na carroceria da moto. O assento ficou mais envolvente com seu perfil plano, em novo material. Suportes foram reposicionados e os apoios de pés ficaram 26% maiores, melhorando o conforto e controle.

Veja também:

Publicidade

Modelos da KTM ganharam novidades e repaginada no visual para 2023

Motos off-road KTM de 2 e 4 tempos

Para os modelos SX-F de quatro tempos 250, 350 e 450, a KTM redesenhou os cabeçotes e a caixa de câmbio Pankl Racing Systems de cinco marchas. A ideia foi maximizar a potência, eficiência e confiabilidade. Já o launch control, controle de tração e quickshifter priorizam ainda mais o desempenho.

As motos movidas pelos motores 2 tempos também tem novidades, assim como a 250 SX

A família de dois tempos SX 125, 250 e 300 SX também recebeu atualizações. Os modelos contam com um sistema de injeção eletrônica de combustível, corpo de borboleta Keihin de 39 mm e Vitesco ECU, especialmente ajustado para uma ignição mais limpa e abastecimento eficiente.

Publicidade

O sistema de injetores EFI também desbloqueia dois modos de condução, com o Mapa 1 priorizando uma faixa de potência linear. Enquanto o Mapa 2 fornece resposta imediata do acelerador e potência máxima. As motos tem ainda partida eletrônica, que facilita a vida nos boxes e sobretudo nas trilhas.

Novo assento promete melhor ergonomia

A linha de motos off-road da KTM 2023 ainda conta com as pequenas SX 50, 65 e 85. Visualmente, todas as motos compartilham seu estilo, com painéis de carroceria no tradicional laranja e branco e gráficos da KTM.

 

Quanto custam as KTM off road 2023

No exterior, a linha SF-X de quatro tempos tem preços partindo dos 9.999 dólares (cerca de R$ 51 mil em conversão direta), enquanto a série SX de dois tempos começa dos 7.949 dólares (R$ 40 mil). No Brasil temos representação da marca através da empresa Factory Powersports. Certamente as novidades virão para cá em breve, mas ainda sem preço definido.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]