Publicidade

Há 50 anos a Yamaha lançou seus primeiros modelos de motocross de produção, a família YZ. Para homenagear esse legado, a marca apresenta uma novidade especial. Agora as novas Yamaha off road ganharam pintura inspirada nas décadas passadas, remetendo especialmente aos modelos dos anos 1990! Veja o resultado.

Novas Yamaha off road com pintura anos 90

Para comemorar os 50 anos de lançamento dos primeiros modelos Yamaha YZ, a linha de 2024 incluirá as exclusivas YZ250F, YZ450F, YZ250 e YZ125 50th Anniversary Edition. A novidade fica por conta especialmente da carroceria pintada nas cores clássicas de épocas passadas.

Modelos 50th Anniversary Edition tem cores inspiradas nos anos 90

As motos ganharam a cor predominante branca, assentos em tons roxos, rodas pretas e gráficos roxos/rosa em estilo retrô. Essas motos da Edição do 50º Aniversário são inspiradas nos designs usados ​​nas YZ250 e YZ125, em meados da referida década de 1990.

Publicidade

Lembrando que essa época passada também representou um período de transição para as máquinas de motocross da Yamaha. Isso porque, logo mais ocorreu a chegada da primeira YZ movida a motor 4 tempos, em 1998. Foi também o início de uma nova era de cores ‘Yamaha Blue‘ (azul) para os modelos Off Road Competition da empresa.

As cores 50th Anniversary Edition remontam a uma época onde o off road era movido a 2 tempos

Os modelos 50th Anniversary Edition chegam na Europa nos próximos meses. Enquanto isso, para o Brasil não há previsão de lançamento da edição comemorativa.

50 anos de off-road

Em 1973, um ano após a Yamaha ter entrado pela primeira vez no Campeonato Mundial de Motocross da FIM, Hakan Andersson levou a marca ao seu primeiro título. Tudo isso a bordo da YZM 250, que trouxe a novidade do sistema de suspensão Monocross para a categoria.

Publicidade

Primeira vitória da marca no off road foi com Hakan Andersson e uma YZM 250

Mas a história dessa grande conquista havia realmente começado no ano anterior. Isso porque, com o lançamento da DT-1, a Yamaha decidiu que para atingir um novo nível de capacidade tecnológica deveria vencer a principal competição off-road do mundo.

E para alcançar essa tarefa nada fácil, pelo caminho teve que bater rivais que incluíam os fabricantes europeus Maico, Husqvarna, CZ e também a conterrânea Suzuki, que já havia estabelecido uma presença grande no esporte.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]