Publicidade

As motos BMW têm uma legião de fãs ao redor do mundo. E sua história ganhou ainda mais prestígio recentemente, quando a companhia fortaleceu o acervo do seu Museu para valorizar o aniversário de 107 anos da empresa. Como nem todos têm a oportunidade de ir até Munique ver as atrações de perto, resolvemos mostrar 5 de suas motos incríveis virtualmente.

1 – R 32 / Motos incríveis BMW

O modelo R 32 é nada menos que a primeira motocicleta BMW, fabricada sob os comandos de Max Friz. Além disso, essa máquina apresentou o que se tornaria uma marca registrada das motocicletas da marca: o motor boxer!

Motos incríveis, R 23

R 32 tinha motor boxer como destaque, com os cilindros se projetando para a esquerda e para a direita

Sem dúvidas, é uma das motos incríveis presentes no museu da marca. Nascida na década de 1920, o modelo tinha motor 198 cc, gerava 8,5 cavalos, mas já atingia uma velocidade máxima de 100 km/h.

Publicidade

2 – R 90 SMotos incríveis BMW

Em 1973 a BMW celebrou os 50 anos de suas motocicletas. Naquele mesmo ano, a R 90 S marcou o regresso da empresa aos esportes, desde a R 69 S. A novidade tinha motor de 898 cc e carburadores Dell’orto de 38 mm, entregando 67 cv e a uma velocidade máxima de 200 km/h.

Motos incríveis, R 90 S

R 90 S foi sucesso nas corridas, com Hans-Otto Butenuth e Helmut Dähne, além de Steve McLaughlin que venceu as prestigiosas 200 Milhas de Daytona

Além disso, a R 90 S tinha carenagem dinâmica e uma pintura esportiva e elegante – inicialmente disponível em Smoke Silver. Um ano mais tarde também foi lançada a coloração clássica Daytona Orange, para atrair especialmente os condutores mais empolgados.

3 – R 80 G/S – a precursora das big trails 

Em 1980 a BMW lançou uma inovação completa no mundo dos motores boxer: a R 80 G/S. Foi o nascimento de uma das motos incríveis da história e que marcou o início de uma mudança no mundo das duas rodas. Surgiu assim o segmento que hoje é famoso com as big trail.

Publicidade
Motos incríveis, R 80 G/S

Assim nasceu a sigla G/S “Gelände/Straße”, que em alemão significa “off-road/road”

A R 80 G/S chegou com um motor de 797 cc, de 50 cv e pesando apenas 186 kg. Como destaque, a G/S permitia não só o uso no off-road leve, mas também uma boa condução dinâmica em estradas asfaltadas.

4 – K1 – a inovadora incompreendida  

Em 1988 a BMW lançou um um marco da aerodinâmica sobre duas rodas: a K1. O modelo foi a primeira moto com conceito de carenagem completa. Isto incluía carenagens dianteiras e traseiras, bem como uma roda dianteira parcialmente coberta.

Motos incríveis, K1

Mesmo resultando em problemas de sobreaquecimento foi graças à aerodinâmica eficaz que a K1 atingiu marcas impressionantes de velocidade

Publicidade

A K1 tinha 100 cavalos e atingia velocidade máxima de 230 km/h. Além disso, introduziu no mercado novidades como o sistema ABS. Entretanto, durou pouco, visto que chegou em uma época de crescentes novidades rivais.

Veja também:

5 – R 1100 RS – a revolucionária

Quando chegou na década de 1990, a R 1100 RS estava repleta de inovações. O motor era refrigerado a ar/óleo, com tecnologia de quatro válvulas, injeção eletrônica de combustível e o desempenho era de 90 cavalos.

Motos incríveis, R 1100 RS

Modelo apresentou o primeiro motor boxer totalmente novo desde a série /5 lançada ainda em 1969

Entretanto, não menos fascinante foi o conceito da estrutura. O modelo tinha braço oscilante Paralever e a inovadora suspensão dianteira Telelever. E na base de tudo isto estava um conceito de chassis completamente novo, com o motor sendo um elemento de suporte de carga.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]