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Depois do novo sistema de SOS e dos óculos inteligentes, mais novidades devem chegar às motos BMW. A fabricante alemã parece prestes a apresentar um moderníssimo e inédito sistema de suspensões, com a pretensão de ser o mais evoluído do mercado. E, claro, esse atrativo pode fazer sua estreia durante o lançamento da nova big trail R 1300 GS. Confira o que já sabemos!

Motos BMW com suspensões mais modernas 

Os avanços na suspensão eletrônica de motocicletas cresceram de forma espantosa nos últimos anos. No entanto, a BMW já prepara uma nova configuração que promete ser a mais avançada e versátil já instalada em uma moto.

suspensão inteligente das novas motos bmw

BMW prepara suspensões mais modernas com adição de mola e muita tecnologia

E o que pode haver de novo na suspensão de última geração da BMW? Primeiro, a capacidade de alterar sua taxa de mola e levar apenas 0,1 segundo para fazer isso! Segundo, ajustar também a rigidez da mola, ao reduzir automaticamente a altura do assento – compensando automaticamente o melhor ajuste de pré-carga.

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Em resumo, o novo sistema SAF Next da BMW tem a capacidade de alternar entre duas taxas de mola, praticamente em tempo real. Ele pode fazer isso graças a uma mola adicional – escondida dentro da câmara alongada do amortecedor.

Qual o melhor curso, compressão e taxa de mola para a sua condução? Novidade da BMW pode permitir mudanças extremas em questão de segundos

Na verdade, existem duas molas adicionais – uma dentro da outra para criar um design mais compacto – carregando um pistão de separação, que por sua vez é conectado ao circuito de óleo do choque por meio de uma válvula de comutação. Não se preocupe, é mais simples do que parece…

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Qual a vantagem de duas molas?

Bem, a taxa de mola “perfeita” para uma suspensão depende de uma série de variáveis. E tudo isso deve levar em conta fatores como o peso da moto, piloto, eventual garupa ou mesmo bagagem a ser transportada. E não esqueça também do tipo de estrada a ser enfrentada…

De forma geral, as fabricantes atualmente escolhem uma taxa de mola que faça o melhor trabalho em todos os casos de uso prováveis.

Enquanto isso, sistemas de amortecimento semi-ativo e de pré-carga automática podem modificar parte do movimento da suspensão – e ajudar a manter a atitude ideal da moto e equilíbrio. Mas a taxa de mola em si ainda é fixa!

motos bmw terão novo sistema de molas

Essa pode ser a cara da nova 1300 GS, que pode vir também com a nova suspensão

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Portanto, a novidade da BMW ser capaz de escolher entre duas taxas de mola pode permitir a adoção de um sistema de suspensão revolucionário. Imagine poder ter um desempenho de amortecimento modificado em questão de segundos. Mudar de uma mola macia, para um comportamento mais tenso de uma mola mais rígida, em uma fração de tempo.

Até o momento, a BMW está apenas demonstrando alguns detalhes dessa tecnologia. No entanto, essa novidade pode dar as caras durante o lançamento da nova R 1300 GS. Aliás, a substituta da big trail mais vendida do Brasil já tem data para chegar, confira mais aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]