A Harley-Davidson está ampliando sua gama de modelos disponíveis no mercado. A marca divulgou a nova Street Rod, voltada ao uso urbano e que extrai o máximo de esportividade de seu motor de 750 cilindradas e refrigeração líquida, com taxa de compressão ampliada para 12.0:1 e o limite de rotação para 9.000 rpm (números raros em uma HD). A nova Harley-Davidson acelera forte e tem visual moderno inspirado em motos maiores, como a Breakout e, principalmente, a invocada V-Rod Muscle. Nos Estados Unidos, tem seu preço sugerido fixado em $ 8,699,00 (algo na casa dos R$ 27,500,00).
“A nova Street Rod é construída para levá-lo ao limite. Tem um novo motor High Output Revolution X que eleva seu nível de adrenalina em 9000 rpm. Novos garfos dianteiros invertidos de 43 mm e suspensões traseiras permitem que você rasgue o trânsito como se estivesse estrelando uma cena de fuga. Um toque no acelerador e você nunca mais vai olhar para trás”, diz a marca em seu site norteamericano. Em seu canal oficial, a Harley também destaca que o novo modelo é “uma autêntica HD”, voltado ao uso urbano e posiciona a Street Rod como uma moto de entrada ao universo da marca.
Street Rod: esportividade em moto de entrada
Seu projeto deriva da Street 750, mas apimentado. A distância entre eixos é 10mm menor, e o conjunto 5kg mais leve (apontando 218kg, a seco, na balança. Pode ser bastante, mas a deixa com o título de moto em produção pela HD mais leve, com a 883 Iron, com 255 quilos, em segundo lugar). O motor V2 de 750 centímetros cúbicos altera sua taxa de compressão de 11.0:1 para 12.0:1, e a rotação máxima foi para os já citados 9.000 rpm. Desta forma, o propulsor gera, certamente, alguns equinos a mais do que os 65cv da antiga Street, mas números oficiais ainda não foram divulgados – mas a promessa da marca é um ganho próximo de 20% de potência máxima. O torque máximo é de 6,53 kgf.m a 4.000 rpm. A versão “High Output” do V-twin também recebeu uma caixa de ar com maior volume e novas borboletas de aceleração dupla com 42 mm, novo cabeçote com quatro válvulas e comandos de válvulas mais agressivos, além de um novo sistema de escape.
A ciclística também foi alterada. O rake (inclinação do garfo) caiu de 32 para 27 graus, deixando a posição de pilotagem mais ereta e a moto mais ágil. Segundo o setor de Planejamento de Produto da Harley dos Estados Unidos, o estilo da moto é destinado a atrair uma audiência global, com um ‘saudável traço’ de uma típica norteamericana. A suspensão dianteira possui garfo duplo de 43 mm em alumínio. Os amortecedores traseiros têm reservatório externo para aumentar a capacidade de fluído e manter a capacidade de retorno. As rodas são de alumínio fundido e empregam pneus Michelin Scorcher. Na frente, a medida é 120/70 R17, enquanto na traseira é 160/60R17.
O painel de instrumentos da Street Rod conta com velocímetro digital e conta-giros analógico. O motociclista tem informações sobre neutro, baixa pressão de óleo, sinais de mudança de direção, diagnóstico do motor, aviso de combustível baixo, ignição da chave da lâmina e bloqueio do garfo e bloqueio da tampa do gás. A moto traz o sistema de freio ABS como opcional no mercado norteamericano e como item de fábrica na Europa.
Nova Harley Street Rod no Brasil
Será? Talvez. Com o intuito de “atrair audiência global”, a moto já está disponível nos Estados Unidos e países da Europa. Outros, como é o caso da Índia, também já receberam a confirmação de que terão a moto a sua disposição, e agora especulam preços enquanto não acontece uma apresentação oficial. Seguindo esta lógica, é bem provável que a marca venda a Street Rod no Brasil, também, mas até o momento nada foi divulgado oficialmente. Se seu design, digamos, pouco convencional (e longe de ser uma custom) para uma HD agradaria, é algo complicado para se antecipar. Todavia, iremos aguardar – com os dedos cruzados.