O que podemos falar de uma moto que lidera as vendas em seu segmento com enorme folga? Que desde seu lançamento tem a preferência dos consumidores e o respeito até de quem tem moto maior? Esta é a situação da Yamaha MT 03, a preferida de 7 entre 10 compradores de motos naked até 500 cc. Contra números não há argumentos e se vende mais é porque há boas razões para isso. Mas a chegada da Kawasaki Z400 e a espreita permanente da Honda CB 500F torna a briga mais acirrada.
Se você está pensando numa dessas motos, aqui no final é possível comparar as fichas técnicas delas para agregar mais informações para a decisão. Você vai notar que elas possuem muitas semelhanças, principalmente no conjunto mecânico, aliás, todos elogiáveis: dois cilindros (Twin) paralelos, DOHC (duplo comando no cabeçote), arrefecimento a líquido e potência entre 42 e 50 cv. A pergunta que se faz é se essa briga tem potencial para atrair mais consumidores para o segmento das naked ou vai tirar consumidores uma da outra sem aumentar o volume de vendas total? Todas as motos são muito atraentes e possuem virtudes para agradar aos mais exigentes. E a decisão por uma ou outra será por algum detalhe.
Demos um bom rolê com a Yamaha MT 03 recentemente apenas para comprovar o que já se sabia – que a moto segue sendo apaixonante – aliás, como a nova Kawasaki Z400, que veste tão bem quanto a outra e entrega um pouco mais de “pimenta” quando exigida. Já a Honda CB 500F vem sem mudanças há bastante tempo – só detalhes estéticos e cores – como a Yamaha MT 03, fazendo jus ao chavão do futebol “em time que está ganhando não se mexe”. Uma lidera, a outra segue na segunda posição sem ameaçar ou sofrer ameaças (veja a tabela abaixo) e isso justifica aos dois fabricantes manterem os produtos iguais.
A única diferente nessa briga agora é a Kawasaki Z400, que pode tirar a naked da Yamaha da zona de conforto, já que a kawa oferece mais potência, alguns mimos adicionais e tem preço praticamente igual a Yamaha. Mas antes ela tem que chegar junto na Honda CB 500F. Será que dá? O preço competitivo pode ser apenas estratégia de lançamento, mas tem potencial para causar impacto. Veja na tabela com anda a venda no segmento das naked (de 300 a 500 cc) nos últimos anos:
Venda naked 300 a 500 cc |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 (jan-jun) |
Yamaha MT 03 | 4.519 | 6.672 | 6.732 | 3.709 |
Honda CB 500F | 1.460 | 2.042 | 2.740 | 1.334 |
Kawasaki Z300 | 1.239 | 1.032 | 714 | 472 |
KTM 390 DUKE | 308 | 280 | 408 | 59 |
Como se percebe, a Kawasaki Z400 vai ter que se esforçar muito para ganhar espaço, até porque a falta de mudanças na MT 03 (e na CB 500 também) tem um efeito positivo aos consumidores, que é a confiabilidade na marca e no produto. Imagine o cidadão que comprou a Z300 e que agora não existe mais? Apesar dele ter uma excelente moto, é certo que há uma desvalorização adicional no seu bem na hora da troca. Considere ainda a presença ainda insignificante da KTM 390 DUKE, moto que tem virtudes, mas uma pegada bem mais esportiva que as outras naked.
Então, qual vai ser? Relembre nosso teste da época aqui e compare a ficha técnica da MT 03 com a nova concorrente, a Kawasaki Z400 e com a sempre considerada Honda CB 500F. E decida com segurança!
Ficha Técnica |
Yamaha MT 03 |
Kawasaki Z400 |
Honda CB 500F |
Motor | Dois cilindros, DOHC, 8 válvulas, arrefecimento a líquido, 4 tempos | ||
Capacidade cúbica | 321 cc | 399 cm³ | 471 cm³ |
Diâmetro X Curso | 68,0 mm x 44,1 mm | 70,0 mm x 51,8 mm | 67 mm x 66,8 mm |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 11,5:1 | 10,7:1 |
Alimentação | Injeção eletrônica | ||
Sistema de ignição | Digital | ||
Torque máximo | 3,01 kgf.m a 9000 rpm | 3,9 kgf.m a 8000 rpm | 4,55 kgf.m @ 7000 rpm |
Potência máxima | 42 cv a 10750 rpm | 48 cv a 10000 rpm | 50,4 cv @ 8500 rpm |
Combustível | Gasolina | ||
Transmissão | 6 velocidades | ||
Embreagem | Multidisco em banho de óleo | ||
Transmissão final | Por corrente (pinhão 14 e corrente 41) | Por corrente (pinhão 14 e corrente 41) | Por corrente (pinhão 15 e corrente 41) |
Chassi | Tubular de aço tipo diamante | Tubular de aço em treliça | Dupla barra periférica em tubos de aço |
Pneu dianteiro | 110/70R17 M/C 54H | 110/70R17 M/C 54H | 120/70ZR – 17M/C |
Pneu traseiro | 140/70R17 M/C 66H | 150/60R17 M/C 66H | 160/60ZR – 17M/C |
Rodas | Liga leve aro 17″ | ||
Suspensão dianteira | Garfo telescópico de 41 mm de diâmetro, curso de 130 mm | Garfo telescópico de 41 mm de diâmetro, curso de 120 mm | Garfo telescópico de 41 mm de diâmetro, curso de 120 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor com ajuste na pré-carga da mola, curso de 125 mm | Amortecedor a gás, ajuste na pré-carga da mola com link, curso de 130 mm | Prolink monoshock com ajuste de pré-carga em 9 posições, curso de 119 mm |
Freio dianteiro | Disco de 298 mm, pinça de duplo pistão e ABS | Disco de 310 mm, pinça de duplo pistão e ABS | Disco de 320 mm, pinça de duplo pistão e ABS |
Freio traseiro | Disco de 220 mm, pinça de duplo pistão e ABS | Disco de 220 mm, pinça de duplo pistão e ABS | Disco de 240 mm, pinça com duplo pistão e ABS |
Comprimento | 2090 mm | 1990 mm | 2081 mm |
Altura | 1035 mm | 1055 mm | 1056 mm |
Largura | 745 mm | 800 mm | 791 mm |
Altura do assento | 780 mm | 785 mm | 789 mm |
Trail | 95 mm | 92 mm | 103 mm |
Cáster (rake) | 25° | 24,5° | 25,5° |
Distância entre eixos | 1390 mm | 1370 mm | 1409 mm |
Alturo mínima do solo | 160 mm | 145 mm | 156 mm |
Peso (ordem de marcha) | 166 kg | 167 kg | 180 kg |
Tanque de combustível | 14 litros | 14 litros | 16,7 litros |
Preço (FIPE) | R$ 22.961 | R$ 22.240 | R$ 27.206 |
Cores disponíveis | Cinza / Azul / Preta | Vermelha / Verde | Vermelha / Laranja / Preta |