Hoje a frota nacional já é composta de 20% de motocicletas, ou mais de 15 milhões de unidades, segundo dados da Abraciclo de abril de 2010. Com tantas motos em circulação, faço o seguinte questionamento: as vias brasileiras também estão sendo preparadas para atender o grande tráfego de motocicletas?
A atenção a esse veículo tem de ser séria e levada em consideração no projeto e na definição das vias de circulação, para evitar acidentes e minimizar suas consequências. O número de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito fatais faz parte de uma estatística assustadora. Só em 2010 representaram 8 mil. Claro que as causas dos acidentes envolvem diversos fatores, não só as vias, mas o efeito desses acidentes, do ponto de vista econômico, pode chegar ao astronômico valor de 5% do PIB nacional quando considerados todos os custos envolvidos.
Portanto, as ruas, avenidas e estradas devem estar preparadas para todos os tipos de veículos e devem ser pensadas por especialistas para dar maior segurança aos usuários e pedestres. O poder público também tem de assumir o seu papel e fiscalizar novas construções para que sejam bem feitas, além de agir no sentido de coibir as alterações em calçadas e vias públicas feitas sem autorização, e de maneira que prejudica a segurança e a vida de pedestres e usuários de veículos motorizados ou não.
![Brasil tem 15 milhões de motocicletas - Por Antonio Marcondes* Foto: Antonio Marcondes é diretor do comitê de Duas Rodas do Congresso SAE BRASIL 2010](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2011/02/brasil-tem-15-milhoes-de-motocicletas-por-antonio-marcondes-1.jpg)
Foto: Antonio Marcondes é diretor do comitê de Duas Rodas do Congresso SAE BRASIL 2010
Segurança também está diretamente relacionada ao condutor, e há a necessidade do desenvolvimento da habilidade dos motociclistas bem como dos motoristas para que se considerem mutuamente. O motociclista tem de estar preparado para as situações de emergência que possam ocorrer. A aprovação em autoescolas não leva em consideração esses aspectos, inclusive a postura e a dinâmica entre o motociclista e a moto que são fatores importantíssimos na boa condução da motocicleta. Além disso, a manutenção preventiva é fator de grande influência na segurança e, portanto, na prevenção de acidentes.
Treinamento dos pilotos também é fundamental e tem de ser continuamente enfatizado. A motocicleta é um veículo prazeroso, mas deve ser conduzida com responsabilidade.
Também como importantes alicerces deste ‘tripé’ da segurança são as tecnologias aplicadas à máquina. Hoje, um dos maiores desafios da engenharia brasileira está em oferecer mais segurança em veículos duas rodas e a indústria trabalha no desenvolvimento de tecnologias que tornem a motocicleta mais segura. Exemplo são os freios ABS (sistema antibloqueio das rodas), muito utilizados em motos de grandes cilindradas, que agora passam a equipar as de médias cilindradas e que permitem maior estabilidade e eficiência nas frenagens.
Todos estes aspectos – as vias, o veículo e o homem – estarão em debate no painel Duas Rodas, que será realizado no dia 7 de outubro, durante o Congresso SAE BRASIL, no Expocenter Norte, em São Paulo. Todos estão convidados.
*Antonio Marcondes é diretor do comitê de Duas Rodas do Congresso SAE BRASIL 2010