Publicidade

Competição SAE BRASIL AeroDesign tem 72 equipes inscritas

Do total, 64 concorrerÆo na Classe Regular e 8 na Classe Aberta, sendo cinco equipes
estrangeiras – 3 do M‚xico e 2 da Venezuela

A IX Competi‡Æo SAE BRASIL AeroDesign ser  realizada de 4 a 7 de outubro e reunir  72 equipes no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em SÆo Jos‚ dos Campos, SÆo Paulo. Das 72 equipes inscritas, 64 concorrerÆo na Classe Regular e 8 na Classe Aberta. Cinco equipes estrangeiras – 3 do M‚xico e 2 da Venezuela – estÆo inscritas na importante competi‡Æo. Uma novidade este ano ser  a participa‡Æo de uma equipe do Amazonas, formada por estudantes da Universidade Paulista (UNIP), campus Manaus.

Entre as 67 equipes brasileiras inscritas, 20 sÆo do Interior paulista, 9 da Grande SÆo Paulo, 8 do Rio de Janeiro, 7 de Minas Gerais e 5 do Rio Grande do Sul. O Paran  tem 4 equipes, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Norte tˆm 3 equipes cada. O Distrito Federal possui 2 equipes inscritas. J  os estados do Amazonas, Esp¡rito Santo, Bahia, Cear , Para¡ba e Pernambuco contam com 1 equipe cada. Segue anexa lista com todas as equipes.

Publicidade

Em SÆo Jos‚ dos Campos, os aviäes r diocontrolados, projetados e constru¡dos pelos estudantes de Engenharia, F¡sica e Ciˆncias Aeron uticas, serÆo submetidos a avalia‡äes quanto … concep‡Æo e desempenho, aplicadas por engenheiros da ind£stria aeron utica. As avalia‡äes e a classifica‡Æo das equipes sÆo feitas em duas etapas: Competi‡Æo de Projeto e Competi‡Æo de V“o, conforme regulamento no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br

As duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontua‡Æo durante a competi‡Æo ganharÆo o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2008, nos Estados Unidos, onde os estudantes brasileiros sÆo muito conhecidos pelo talento na modalidade. O Brasil ‚ bicampeÆo na Classe Aberta e tricampeÆo na Classe Regular na competi‡Æo internacional.

O Projeto AeroDesign ‚ um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, atrav‚s de Se‡Æo SÆo Jos‚ dos Campos. O principal objetivo ‚ propiciar a difusÆo e o intercƒmbio de t‚cnicas e conhecimentos de engenharia aeron utica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade, atrav‚s de aplica‡äes pr ticas e da competi‡Æo entre equipes.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expäe o potencial dos futuros engenheiros aeron uticos brasileiros, que j  conquistaram diversos t¡tulos na competi‡Æo internacional, realizada nos Estados Unidos. “Neste ano, mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeron utico”, afirma Fistarol, ao se referir … equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de SÆo Carlos da USP, que se sagrou campeÆ da Classe Aberta na SAE Aerodesign East Competition, em maio.

Publicidade