Publicidade

A Harley-Davidson aproveitou o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (Estados Unidos), para mostrar mais detalhes da primeira motocicleta elétrica da marca, possivelmente a primeira moto elétrica do mundo em escala comercial, a LiveWire. O primeiro protótipo foi mostrado em 2014 e este ano ela será lançada no mercado norte-americano. Segundo o comunicado da Harley-Davidson, a nova moto oferecerá aos consumidores a experiência de motocicleta mais conectada de todos os tempos.

LiveWire: design futurista, mas sem perder o "peso" H-D

LiveWire: design futurista, mas sem perder o “peso” H-D

A LiveWire traz propulsão elétrica de alto desempenho, design limpo e futurista além da conectividade celular para o motociclista atual. A primeira de um novo portfólio de motocicletas que oferece uma experiência totalmente nova sobre duas rodas, a moto elétrica LiveWire terá forte capacidade de aceleração a agilidade para uso urbano. A Harley-Davidson utiliza na moto materiais e acabamentos de padrão “premium” e um conjunto completo de suporte e interfaces eletrônicas para uma nova experiência de conectividade.

O lançamento da LiveWire é parte fundamental d estratégia da H-D para revigorar seus negócios nos EUA até 2027 e para acelerar o ritmo de crescimento internacional e construir a atrair uma nova geração de motociclistas em todo o mundo. “Estamos em um momento histórico da evolução dos transportes e a Harley-Davidson quer estar na vanguarda”, afirma o CEO da Harley-Davidson, Matt Levatich. “A inovação que move o corpo e a alma sempre esteve no centro da nossa marca”, conclui.

Publicidade
Promessa de uma experiência diferente aos consumidores

Promessa de uma experiência diferente aos consumidores

Mais detalhes da LiveWire:

  • Aceleração: de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos. O torque instantâneo fornecido pelo motor elétrico H-D Revelation™ pode produzir 100% de seu torque nominal no momento em que o acelerador é acionado e 100% desse torque está sempre disponível.
  • Facilidade de uso: o motor elétrico não requer embreagem nem troca de marchas, simplificando a operação para os novos pilotos e os freios possuem o modo de regeneração de energia, uma vez que adiciona carga à bateria a cada desaceleração, especialmente em trânsito urbano intenso.
  • Serviço H-D Connect: A LiveWire é equipada com H-D Connect, que conecta motociclistas com suas motos por meio de uma unidade telemática (TCU) habilitada com um moderno padrão de comunicação sem-fio LTE e serviços na nuvem usando a versão mais recente do Harley-Davidson App. Essa tecnologia faz da LiveWire a primeira motocicleta elétrica conectada por celular do mercado de massa norte-americano. Com o H-D Connect, os dados são coletados e transferidos para o aplicativo para fornecer informações ao smartphone do piloto sobre os seguintes dados:
    • Status da motocicleta: As informações disponíveis por meio do H-D Connect incluem o status da carga da bateria e a autonomia disponível em qualquer local onde haja sinal de celular suficiente. Isso permite que o piloto verifique remotamente o status da carga, incluindo o nível total e o tempo de recarga. Os motociclistas poderão localizar uma estação de carregamento com facilidade graças a um localizador integrado ao aplicativo.
    • Alerta de violação e localização do veículo: o H-D Connect indica a localização onde a  motocicleta LiveWire foi estacionada e alertas podem ser enviados para o smartphone do motociclista se a moto for adulterada ou movida. O rastreamento de veículos roubados com GPS proporciona tranquilidade uma vez que a localização da motocicleta pode ser rastreada (Requer assistência de segurança pública. Disponível em mercados selecionados).

      Aceleração instantânea: 0 a 100 km/h em 3,5 segundos

      Aceleração instantânea: 0 a 100 km/h em 3,5 segundos

    • Lembretes e notificações de revisão e serviço: Lembretes sobre os requisitos das próximas revisões e serviços do veículo e outras notificações de atendimento ao veículo serão fornecidos ao motociclista por meio do aplicativo H-D. Além disso, os proprietários receberão lembretes automáticos para realização revisões.
    • Desempenho e alcance otimizados para o motociclista urbano: Capacidade de percorrer cerca de 180 quilômetros de vias urbanas com uma única carga completa.
    • Dirigibilidade e controle: O chassi da LiveWire foi projetado para ser ágil e o motor H-D Revelation™ fica na parte inferior da motocicleta para baixar o centro de gravidade, ajudando na agilidade da moto em todas as velocidades e tornando mais fácil o controle quando parada. A LiveWire também possui tecnologia premium – o ECC (Controle Eletrônico de Chassi) é padrão e possui um sistema de freios ABS com atuação otimizada em curvas e controle de tração.
    • Som diferenciado da Harley-Davidson, vibração mínima: A LiveWire™ apresenta o motor elétrico H-D Revelation™, que produz vibração, calor e ruído mínimos, que aumentam o conforto do motociclista. O modelo LiveWire foi projetado para produzir o novo som característico da Harley-Davidson conforme acelera e ganha velocidade.

Novos conceitos Harley-Davidson

No mesmo evento a Harley-Davidson apresenta a próxima geração de transporte em duas rodas. Juntamente com a produção da LiveWire, dois novos conceitos de veículos elétricos com duas rodas mostram mais um capítulo eletrificado da história da H-D, que continuará com abordagens desse tipo nos próximos anos unindo design e tecnologia voltados para a mobilidade urbana.

Estes conceitos foram mostrados em 2018, na apresentação da estratégia “More Roads to Harley-Davidson”, que abriu os planos estratégicos da empresa e incluiu novos produtos em segmentos adicionais de motocicletas, além do fortalecimento da rede de concessionários. “Esses dois conceitos são uma primeira visão e apontam para um amplo portfólio de veículos elétricos de duas rodas projetados para estabelecer a empresa como líder na eletrificação e da mobilidade nos próximos anos”, finalizou o comunicado da H-D.

separador_harley

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.