Publicidade

Mais uma moto elétrica acaba de chegar ao mercado no exterior, desta vez fabricada pela chinesa Cineco, uma marca que faz parte do grupo Zongshen. Não reconheceu? Esta era uma das marcas parceiras da Kasinski, que trazia modelos como a Comet 150 no Brasil!

Mas agora nada de motores a gasolina ou projetos convencionais. A nova moto chama-se E-RX1, tem características das motos trail (como suspensão elevada e parabrisa) e seu visual parece inspirado na clássica Hypermotard, um dos modelos mais famosos da Ducati.

 

Moto elétrica com inspiração na Ducati

Na prática, é Cineco integra o conglomerado da Zongshen e foca somente na produção de motos elétricas. O mais recente lançamento da fabricante é a E-RX1, uma versão eletrificada da trail movida a gasolina e com 200cc Cyclone RX1.

Publicidade
moto elétrica da cineco, do grupo Zongshen

Ao contrário de tracionais trail como Bros e Crosser, modelo da China é elétrico!

Visualmente, ambas as motos da Cineco são iguais. A moto elétrica e a combustão contam com o típico design trail, reforçado pelo bico que de uns tempos para cá parece obrigatório na categoria. Mas a moto chinesa parece mesmo é inspirada diretamente na italiana Ducati Hypermotard.

A moto elétrica conta ainda com itens destacados, como garfo invertido na dianteira e rodas de liga aro 17. O que significa que apesar dos pneus de uso misto, o modelo vem focado no uso em estrada, ao invés de empoeirados trechos de terra.

Ducati Hypermotard

Chinesa tem bico ao estilo da italiana Hypermotard

Publicidade

 

A E-RX1 tem balança traseira em treliça de aço e freio a disco com ABS de dois canais. Além disso, a moto tem iluminação full-LED, painel digital de LCD e tomada USB no console. Já no local do tradicional tanque de combustível está um porta objetos.

Veja também:

Moto elétrica que promete grande autonomia

Ao contrário das trail a combustão convencionais, como Honda Bros e Yamaha Crosser, o modelo chinês aposta em um conjunto com motor elétrico e bateria. A Cineco E-RX1 é equipada com uma unidade central que oferece cerca de 10 cv de potência nominal e pico equivalente a 24 cv, com torque total de 8.5 kgf.m.

Publicidade
moto elétrica com visual ducati

Modelo é aposta da marca para o mercado interno chinês

Desta forma, pode alcançar uma velocidade máxima de até 130 km/h e acelerar de 0 a 50 km/h em 2,5 segundos. A transmissão final da moto elétrica é feita por correia, dispensando a necessidade de lubrificação da tradicional corrente.

O conjunto é alimentado pela grupo Zongshende lítio de 96V e 64Ah que conta com refrigeração líquida. A autonomia prometida é de até 200 km com apenas uma carga na bateria. No entanto, tudo isso rodando a apenas 50 km/h de velocidade média… O tempo de recarga leva de 4 a 5 horas, com um carregador rápido.

A Cineco E-RX1 é comercializada exclusivamente na China, partindo dos RMB 38.800 – cerca de R$ 29.600 em conversão direta.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]