Publicidade

Uma moto elétrica biodegradável – sim, como um canudo de papel. Você já tinha imaginado isso? O modelo dá uma amostra da diversidade do segmento das eletrificadas no exterior e aposta em materiais exóticos, como fibras de abacaxi. Saiba mais sobre essa luxuosa novidade que pretende ser menos poluente até mesmo após o fim de sua vida útil.

Moto elétrica biodegradável

Um ano após a Tarform apresentar a primeira moto elétrica biodegradável do mundo, outro modelo da marca está chegando. Entretanto, agora a empresa americana retorna com uma nova proposta visual. E aposta na ideia de matérias “verdes”.

A nova moto chamada Vera tem os referidos elementos biodegradáveis. ​​Por exemplo, o couro do assento é de origem vegetal, obtido a partir de folhas de chá e fibras de abacaxi. Já a carenagem é feita de bioplástico e a pintura é feita naturalmente, criada com pigmentos de algas marinhas.

Moto elétrica Tarform

Modelo chega com a carenagem de bioplástico em duas opções de acabamento

Publicidade

Em outros detalhes, a nova moto elétrica é uma motocicleta ‘comum’. Tem rodas de liga-leve e chassi de alumínio, com suspensão equipada com garfo dianteiro invertido e monoamortecedor traseiro, ambos da Ohlins. Eficientes no amortecimento de impactos, mas não biodegradáveis, diga-se de passagem.

Já o motor elétrico, montado em posição central, tem potência máxima de 76 cv e torque máximo de 16 kgf.m, no conjunto com peso de 163 kg. Bons números, capacetes de levar a novidade 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e ter uma velocidade máxima de 137 km/h reais.

Com a bateria de íon de lítio, com capacidade de 8 kWh, promete 160 km de autonomia máxima. Os freios contam ainda com sistema de frenagem regenerativa, agregados ao conjunto com pinças da Brembo.

Publicidade

Veja também:

Amiga do meio ambiente, não do bolso

Para a fabricante, a Tarform Vera é uma moto biodegradável. E luxuosa, também. Criada com materiais refinados e alto nível de tecnologia, mira na exclusividade. Assim, seu preço lhe mantém distante das motos elétricas mais baratas do mercado.

Atualmente, a Tarform está em período de pré-reserva, anunciada a 16 mil dólares (quase R$ 81 mil em conversão direta). Para comparação, é o mesmo valor de uma Honda CBR 1000RR-R Fireblade.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]