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Já falamos bastante da Yamaha SR 400 aqui no Motonline. Sim, ela é aquela ‘moto icônica imortal’ que está há mais de 40 anos em produção sem receber qualquer mudança profunda em quase meio século nas lojas. Se aos poucos ela foi deixando vários mercados do exterior por não atender novas regras e exigências, esta moto Yamaha segue à venda em um país. Apenas em um.

Icônica (e rara) moto Yamaha

Faz tempo que a Yamaha anunciou uma festa de despedida para a SR400. O ícone até ganhou uma versão de edição final em 2021, no Japão. Nenhum exagero para uma motocicleta que iniciou a produção em 1978 e sobreviveu no mercado um longo tempo sem mudar quase nada.

SR 400 é uma moto yamaha

A SR 400 ganhou edição de despedida no Japão em 2021… mas três anos depois ela ainda está à venda em outro mercado da Ásia

Claro, nos últimos anos a velha motoca ganhou itens como injeção de combustível, mas essa foi a sua única e principal concessão à modernidade. Nem à partida elétrica a SR400 se rendeu. Uma moto que se nega a abraçar as cobranças dos dias atuais, totalmente retrô.

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Mas assim como aconteceu no Japão, a Yamaha Tailândia também lançou uma edição limitada do 44º aniversário da SR 400, em 2022. Entretanto, parece que por lá ainda não foi a despedida derradeira da antiga moto icônica da marca japonesa.

A SR 400 é uma retrô tão purista que sequer partida elétrica ela possui

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Onde vende e quanto custa uma SR 400 nova

Diferente das versões de edição final e especial limitada, a SR 400 padrão segue em linha na Tailândia. Por lá, a moto teve o lançamento do modelo 2023 apresentado, mas chegando apenas em duas cores: Silky White (branco) e Mat Gray Metallic (cinza).

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Segundo a marca, curiosamente, a moto ainda é fabricada no Japão e depois exportada para a Tailândia, último recanto a oferecer o modelo. O preço de 295 mil Baht, valor próximo aos 225  mil de uma Yamaha XMAX. Em conversão direta, a clássica moto Yamaha custa cerca de R$ 41 mil.

sr 400 é clássica moto yamaha

Rodas raiadas de 18″, suspensão traseira com dois amortecedores, freio a tambor atrás e muitos cromados. A SR 400 atravessou as décadas sem qualquer atualização relevante

E, claro, todas as especificações da moto seguem exatamente como antes. É movida por um motor monocilíndrico de 399 cc, refrigerado a ar, com comando único no cabeçote. Um propulsor com 23,4 cv de potência a 6.500 rpm e 2.7 kgf.m de torque a 3.000 rpm.

No conjunto, também há o mesmo garfo dianteiro telescópico simples não ajustável e configuração de suspensão traseira dupla e braço oscilante. Os freios consistem em um único disco na frente e um tambor na traseira. Por fim, como manda o figurino retrô, as rodas são raiadas de 18 polegadas.

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]