Publicidade

SÆo Paulo – O projeto da Moto Honda da Amaz“nia de construir uma nova f brica no Brasil para atender a crescente demanda por motocicletas ser  congelado.

A decisÆo, anunciada hoje (30) pelo diretor da montadora, Paulo Takeuchi, ‚ conseqˆncia da Medida Provis¢ria que estabeleceu o fim do cr‚dito tribut rio de Pis/Cofins para os componentes adquiridos dentro e fora da Zona Franca de Manaus. Novos investimentos da Yamaha e da Companhia Brasileira de Bicicletas (CBB)/Sundown tamb‚m estÆo amea‡ados.

Segundo Takeuchi, que tamb‚m preside a Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo), os pre‡os dos produtos vÆo subir, em agosto, entre 8% e 12% e a demanda deve cair. Ele projeta que a produ‡Æo de motos deve ter queda de 300 mil unidades ao ano e a de bicicletas, de 400 mil. “A redu‡Æo vai ter impacto tamb‚m nos empregos e pelo menos 3 mil empregos vÆo estar comprometidos ma cadeia de fabricantes e fornecedores.” O setor emprega cerca de 15 mil funcion rios.

A MP, editada h  uma semana, acaba com o cr‚dito de imposto de 9,25% para as pe‡as adquiridas fora da Zona Franca. O custo ser  repassado aos consumidores. “Ainda vamos tentar falar com o governo para mudar isso”, diz Takeuchi. A medida tamb‚m coloca em risco a proje‡Æo do setor, de bater recorde de produ‡Æo este ano, com 1,05 milhÆo de motocicletas. As exporta‡äes, que neste ano j  cresceram 53%, podem cair por causa da competitividade menor dos pre‡os.

Publicidade

A Honda, respons vel por 80% da produ‡Æo nacional, est  investindo US$ 30 milhäes para ampliar a f brica de Manaus que, sozinha, ter  capacidade para produzir 1 milhÆo de motos ao ano. “Esse investimento est  avan‡ado, por isso nÆo vamos interrompˆ-lo”, afirma o executivo. “Mas o plano de construir uma nova f brica, que tinha grandes chances de ser em Manaus, ser  adiado.”

O setor de eletroeletr“nicos tamb‚m reclama da medida e deve se unir aos fabricantes de motocicletas para tentar convencer o governo a criar uma alternativa para evitar o aumento de custo da produ‡Æo.